sábado, 1 de fevereiro de 2014

Manteiga de ervas caseira



Já alguma vez fizeram manteiga caseira? Não?! Então, acreditem, está na hora de experimentarem! Claro que quando querem uma manteiga diferente, para dar um toque especial a algum prato ou simplesmente para barrarem em tostas ou no pão, podem sempre optar por fazer o mais tradicional e aquilo que faço muitas vezes, principalmente quando quero algo rápido: cortar um pedaço de uma manteiga de compra à temperatura ambiente (de preferência sem sal) e juntar-lhe ervas aromáticas a gosto ou alho assado (ou mesmo as duas coisas que combinam na perfeição e formam uma manteiga verdadeiramente deliciosa).

Confesso que a manteiga caseira não é algo que faça muitas vezes porque, na realidade, fica bem mais cara do que comprar um pacote de manteiga e aguenta muito menos tempo no frigorífico, por isso não vale a pena ser feita em grandes quantidades porque tem de ser consumida em poucos dias. Mas quando faço jantares aqui em casa ou vou jantar a casa de amigos, ou simplesmente quando tenho um bocadinho de tempo e tenho planeada alguma refeição para os próximos dias em que acho que esta manteiguinha ficaria mesmo a matar, gosto de perder um pouco do meu dia a fazê-la. É sempre algo diferente para ter numa mesa e vai fazer com que todas as pessoas questionem o seu sabor (sim, porque nota-se bem a diferença para a manteiga de compra).

Ingredientes:
2 pacotes de natas (não utilizem natas light, já tentei fazer e não consegui formar a manteiga. O que já fiz foi juntar 1 pacote de natas light a estes dois pacotes)
1 pitada de sal
Ervas aromáticas frescas a gosto 

- Colocar as natas na liquidificadora, fechar bem e pôr a trabalhar na velocidade 3 ou 4, durante 10 a 15 minutos. É melhor estarem ao pé da liquificadora durante todo o processo e ir parando e iniciando o seu funcionamento de vez em quando (para o aparelho não começar a sobreaquecer demasiado). 

- Ao final de 15 minutos, abram a tampa e verifiquem o cheio e a cor das natas. Se já estiverem a começar a ficar amareladas e com um cheiro a assemelhar-se ao da manteiga, está na altura de juntar uma pitada de sal e colocar novamente a liquificadora a funcionar, desta vez alternando entre as potências 4 e 5 (na minha liquificadora, a 5 é a potência máxima). Se ainda não estiver a ficar amarelada e mais espessa, continuem a bater mais um pouco entre as velocidades 3 e 4 até aquirir essa cor e consistência (é preciso um pouco de paciência e as natas não "reagem" todas da mesma forma). Só devem desligar a liquificadora quando as natas tiverem uma cor amarelada (é um amarelo pálido, não esperem que fique com aquele amarelo da manteiga de compra) e quando, ao tocarem na mistura, sentirem que ela está gordurosa (tal e qual como quando mexem em manteiga). Todo este processo não demora menos de 30/40 minutos.

- Com uma espátula, retirem bem todo o conteúdo da liquificadora e coloquem-no numa peneira. Utilizando a espátula ou uma colher, vão pressionando bem a mistura para que todo o líquido escorra. Repitam esta operação durante três ou quatro vezes, até que o líquido comece a sair limpo e, por fim, praticamente deixe de escorrer, salpicando de vez em quando a manteiga com algumas gotas de água. Depois de bem escorrida, toda a mistura que permanece na peneira é manteiga. Depois, basta que a misturem com as ervas aromáticas da vossa preferência bem picadas (eu coloco as ervas e esta mistura na picadora para que fique tudo bem incorporado). Embrulhem a manteiga em papel vegetal e coloquem-na no frigorífico.

Nota: Devem retirar a manteiga do frigorífico uns minutos antes de a utilizarem para que fique com uma melhor textura.

2 comentários:

  1. Da para substituir a manteiga industrializada por essa nas receitas ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim Vanessa! Podes usar esta manteiga caseira exatamente da mesma forma que usarias qualquer manteiga de compra! Espero que a experimentes em breve e me contes tudo :)
      Beijinhos!

      Eliminar