sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hambúrgueres de peixe em cama de pão tostado e salada com molho de iogurte e pesto



Janeiro chega ao fim mas, pelos vistos, não leva com ele a chuva nem os dias cinzentos. Esses, ao que parece, estão para ficar... Não me importo muito com os dias cinzentos, sinceramente, mas o que me deixa mesmo chateada e mal disposta é a chuva constante. Morro de desejo que cheguem uns diazinhos com aquele sol de inverno delicioso que, mesmo que não nos aqueça o corpo, aquece-nos certamente a alma!

Quanto à receita que hoje vos trago, apelo-vos desde já para que não se deixem "desanimar" pelo aspeto... bem sei que este não é um prato daqueles todos bonitos, cheios de cor e tem até um aspeto um pouco desmazelado... Mas, para mim, é definitivamente uma receita a repetir. Porque é simples e fácil (parece que é muita coisa mas são tarefas mesmo muito fáceis e rápidas por isso a refeição estará pronta rapidinho) e porque nos engana o gosto e o paladar, assemelhando-se ligeiramente àquelas comidas de fast-food com muito molho e um sabor a "gula" (como costumo dizer) mas que, no fundo, não leva rigorosamente nada de mal: é feita com peixe e o molho é à base de iogurte. 

Para mim é uma ótima refeição para um daqueles domingos em que queremos estar descansados e não temos grande vontade de passar muito tempo na cozinha mas nos quais nos apetece comer algo "guloso" mas evitamos sair de casa para ir a um desses restaurantes de fast-food (porque sabemos que faz mal e queremos muitoooo conseguirmo-nos controlar). 



Para duas pessoas:
3 ovos
4 rodelas de peixe sem pele nem espinhas
Sal e pimenta q.b.
1 limão
Pão ralado q.b.
Ervas aromáticas a gosto (tomilho ou cebolinho por exemplo)
2 colheres de sopa de iogurte grego
1 colher de chá de molho pesto
Azeite q.b.
4 alcaparras
1 pepino de conserva
1 cenoura
1 tomate
Orégãos
4 fatias de pão de forma

- Cozer 2 ovos e deixar arrefecer. 

- Entretanto, temperar as rodelas de peixe com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Colocar num prato um ovo batido e noutro prato misturar pão ralado com ervas da sua preferência (eu usei tomilho). Passar as rodelas pelo ovo e depois pelo pão ralado. Reservar.

- Preparar o molho de iogurte misturando o iogurte, o molho pesto, um fio de azeite, sumo de meio limão, as alcaparras picadas, o pepino de conserva picado, sal e pimenta.

- Cortar um tomate grande às rodelas, temperar com sal e orégãos e regar com um fio de azeite. Ralar também uma cenoura e aproveitar para cortar às fatias os ovos cozidos, reservando tudo. 

- Com um cortador redondo (ou com um copo) cortar um círculo no miolo do pão de forma e levar a tostar ligeiramente.

- Aquecer uma frigideira antiaderente grande com um fio de azeite e fritar os hambúrgueres de peixe até estarem douradinhos. Quando estiverem quase prontos, juntar na mesma frigideira as rodelas de tomate durante cerca de um minuto, só mesmo para amolecerem um pouco (se preferirem podem não passar o tomate pela frigideira, fica bom na mesma).

- Num prato, colocar, em camadas, o tomate, o pão, a cenoura ralada, o ovo fatiado e o hambúrguer e regar com o molho de iogurte e pesto.

Nota: Eu aproveitei e tostei também os restos de pão de forma que sobraram depois de cortar os círculos, parti-os em pequenos pedaços e espalhei-os um pouco por todo o prato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário