sábado, 25 de janeiro de 2014

“Jardineira” do mar de inspiração indiana



Sou uma apaixonada por peixe e não vivo sem ele. Talvez pelo facto de o meu pai ser o melhor pescador que conheço, consigo comer e apreciar praticamente todos os tipos de pescado, confecionados das mais variadas formas. Porém, não é tarefa fácil fazer o meu namorado comer peixe. Mas já estou habituada. O mesmo se passa, e sempre se passou, com a minha mãe. Sou também uma completa "fanática" por batatas. Não importa como são feitas. Por mim, comia batatas todos os dias. Mas também não é lá muito fácil o meu namorado comer batatas (exceto se forem fritas e os fritos cá em casa praticamente não existem. Aproveitamos para matar essa gula quando comemos fora- sim, porque o meu grande pecado são as batatas fritas. Simplesmente adoro e, se as colocam à minha frente, dificilmente consigo resistir). 

Salvam-me os meus sogros e a minha avó que fazem muitas vezes peixinho, e também batatas, para eu me deliciar e para me "vingar" das vezes que não os como em casa. Como tal, sempre que cozinho peixe ou batatas tenho de encontrar formas "inovadoras" e diferentes de lhes dar sabor e de os "transformar".

Desta vez, olhei para o congelador e para a despensa e decidi mesmo juntar os dois... Por isso, tarefa árdua a dobrar. Transformar um prato com batatas e peixe num prato que o meu namorado comesse...e, quiçá, que gostasse. E não é que ele simplesmente adorou?!



Para duas pessoas:
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
2 rodelas de pescada sem espinhas
1 colher de café de colorau
Sumo de limão
1 dente de alho grande ralado
1 pedaço de gengibre ralado (com cerca de 3cm)
1 cebola pequena picada
2 batatas médias cortadas em cubinhos
1 cenoura grande cortada em cubinhos
¼ de pimento vermelho cortado em cubinhos
300gramas de pota limpa e cortada em pequenos cubos ou rodelas
1 colher de chá rasa de cominhos
1 colher de sopa de polpa de tomate
Vinho branco
6 delícias do mar cortadas em cubos
3 colheres de sopa de ervilhas
1 colher e meia de sopa de caril em pó
1 colher de sopa rasa de açafrão das índias
2 colheres de sopa de iogurte grego
2 ovos
2 colheres de sopa de vinagre

- Regar bem o fundo de um tacho (não precisa de ser muito alto, mas tem de ser um pouco largo) com azeite. Temperar as rodelas de peixe com sal, pimenta, colorau e um pouco de sumo de limão e colocar no tacho a fritar. Cozinhar durante 5 minutos no máximo, até o peixe estar douradinho. Retirar e reservar.

- Tirar o tacho do lume e juntar o alho, o gengibre e a cebola. Alourar durante um minuto. Juntar depois a batata, a cenoura, o pimento e a pota. Temperar com sal, pimenta e cominhos, juntar a polpa de tomate, regar com meio copo de vinho branco, fechar o tacho e deixar cozinhar cerca de 12 minutos em lume baixo, até os legumes começarem a ficar moles.

- Nessa altura, juntar as delícias do mar e as ervilhas e mexer. Acrescentar o caril, o açafrão das índias e mais ¼ de copo de vinho branco e deixar cozinhar em lume baixo durante mais 3 minutos.

- Adicionar o iogurte grego, mexer para incorporar bem, cozinhar mais 2 minutos, colocar as rodelas de pescada dentro do tacho, tapá-lo e desligar o lume.

- Por fim, escalfar os ovos. Para isso, basta pôr ao lume 3 copos de água com o vinagre. Quando ferver, juntar com cuidado os dois ovos (eu costumo abri-los primeiro para dentro de uma taça e depois verto-os cuidadosamente na água), deixar cozinhar durante um minuto e desligar o lume. 

- Servir uma rodela de peixe no centro de cada prato, circundá-las com a jardineira e colocar o ovo por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário