terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pastéis de massa de pão com carne assada e legumes



Há dias em que, por maior que seja a vontade, o tempo para cozinhar é mesmo muito escasso. Foi isso que me aconteceu ontem ao jantar. Como já sabia de antemão que ia ter um dia longo e difícil, preparei tudo no dia anterior e, depois, foi só chegar a casa, colocar o preparado uns minutinhos no forno e, em menos de nada, o jantar estava na mesa.

Mas comecemos pelo princípio... Esta receita surgiu num daqueles dias em que se olha para o frigorífico e para o congelador e se sabe que é necessário acabar com os restos por lá existentes, antes que o lixo seja o seu destino (e se há coisa que odeio são desperdícos de comida). Pois bem: encontrei um saquinho de carne assada e desfiada no congelador (mais um dos restos daquela receita de carne de porco assada lentamente lembram-se?) e uns restos de legumes também "perdidos" pelo frigorífico e pelo congelador. E pouco mais foi preciso para estes saborosos Pastéis de massa de pão com carne assada e legumes. É uma ótima receita, não só para aproveitar sobras de comida e de vários alimentos que tenham por casa e que precisem de ser consumidos, mas também porque dá para ser preparada no dia anterior, guardada no frigorífico e, na altura de comer, é só colocar no forno.



Para quatro pessoas:
6 bolas de massa de pão (podem ser compradas em qualquer padaria com fabrico próprio)
2 chávenas de restos de carne de porco assada e desfiada
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 cenoura cortada em cubinhos
½ chávena de ervilhas congeladas
½ curgete cortada em cubinhos
¼ de pimento vermelho picado
Azeite
Sal e pimenta
1 pitada de cominhos moídos
1 colher de chá de colorau
¼ de copo de vinho branco ou cerveja
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa bem cheia de polpa de tomate
1 ovo batido
Sementes de sésamo a gosto

- Colocar um tacho ao lume com um fio de azeite. Juntar a cebola, o alho, o pimento e a cenoura e envolver bem, deixando os legumes alourarem um pouco, durante cerca de 2/3 minutos. Acrescentar a curgete e o vinho branco, temperar com sal, pimenta e cominhos, tapar a panela e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 7 minutos, até os legumes começarem a ficar tenros.

- Nessa altura, juntar as ervilhas, a carne assada, o molho inglês, a polpa de tomate e o colorau. Envolver tudo muito bem (juntar mais um pouco de vinho branco caso a mistura esteja muito espessa) e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Tirar do lume e deixar arrefecer completamente.

- Numa superfície enfarinhada, juntar todas as bolas de massa de pão e dividir a mistura em dois. Esticar cada um desses pedaços, formando dois círculos. Colocar metade da mistura de carne e legumes em cada uma das rodelas de massa. Fechar cada um dos círculos para que fiquem com a forma de meia-lua (uma espécie de "calzone"), pressionando e dobrando bem as pontas para que os pastéis não “rebentem” durante a cozedura no forno. 

- Pincelar os pastéis com ovo batido e polvilhar com sementes de sésamo. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15/20 minutos ou até os pastéis estarem cozidos e com uma cor ligeiramente dourada.Servir com uma simples salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário