segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O primeiro post... um Caril de iogurte com chocos e couve-flor

 
Não é fácil começar um blogue. Há muito tempo que tinha a ideia (e a vontade) de começar um. Afinal, sou da área da Comunicação e passo muitas horas da minha vida a escrever. Escrever não é, portanto, coisa que me preocupe. Mas escrever sobre o quê?! Criar um blogue sobre o quê?! Só fazia sentido, para mim, ser um blogue sobre algo que adoro e, acima de tudo, sobre o qual a "fonte" de onde surgem as ideias fosse quase inesgotável.
Sou uma adepta fervorosa de cozinha e de culinária. Vejo todos os programas de televisão possíveis e imaginários sobre este tema, leio livros sigo blogues... por isso, porque não criar o meu próprio em vez de escrever um sem número infindável de receitas para mim, em frente ao meu computador ou em vários cadernos e folhas soltas perdidos por toda a casa?!
E puff !!!... aqui está ele! O meu modesto blogue com as minhas modestas receitas e ideias culinárias que talvez dêem jeito a mais alguém para além da minha família e amigos!

E como começar?! Bem, nada melhor do que começar, não com o jantar de hoje (esse fica para uma publicação futura) mas com uma receita feita aqui por casa na última semana que deixou deliciado quem a provou e a salivar quem apenas viu a fotografia. Então aqui vai a minha receita super saudável de Caril de iogurte com chocos e couve-flor:


Para duas pessoas:
Cerca de 500/600gr de choco limpo
1 couve flor média
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho grandes
Gengibre (um pedaço do tamanho da cabeça do dedo polegar)
2 colheres de sopa de caril em pó
1 colher de sopa de açafrão das índias
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de noz moscada
10 grãos de coentros
Arroz
1 cebola
Vinho branco
Iogurte grego


- Cortar o choco e a couve-flor aos bocados e colocar numa taça. Temperar com sal e pimenta e reservar.

- Noutra taça, misturar os alhos picados, o pedaço de gengibre ralado, o caril, o açafrão das índias, os cominhos e a noz moscada. Retirar cerca de um quarto desta mistura e polvilhar os chocos e a couve-flor, juntamente com um fio de azeite. Envolver bem e deixar marinar cerca de meia hora. À parte, colocar os grãos de coentros num guardanapo, fechar e desfazê-los com um rolo de cozinha. 

- Cozer o arroz (o basmati ou o jasmin são os mais indicados para esta receita mas uso muito o agulha porque é aquele que mais tenho em casa e sinceramente um dos que mais gosto) e reservar.

- Levar ao lume um tacho, uma frigideira grande ou mesmo uma wok e deitar as sementes de coentros desfeitas (pessoalmente, eu gosto de fazer esta receita num tacho de barro). Deixar tostar durante um minuto e acrescentar a mistura de especiarias, deixando em lume brando durante cerca de 2/3 minutos para que os aromas se libertem (não deixem estar muito tempo nem em lume muito alto porque senão as especiarias começam a queimar e a alterar o sabor).

- Juntar o choco e a couve-flor, bem como a cebola picada, envolver bem e juntar cerca de meio copo de água quente e meio copo de vinho branco. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando até o choco e a couve estarem tenros. Nessa altura, juntar iogurte grego a gosto, até adquirir a consistência desejada (se achar que está muito líquido, juntar cerca de uma colher de chá de farinha. Se estiver muito sólido, juntar mais um pouco de iogurte com água ou caldo de legumes).

- Deixar cozinhar até o molho engrossar um pouco e servir com o arroz e uma colher de iogurte grego (eu gosto de misturar um pouco de iogurte com sal, pimenta, um fio de azeite, um pouco de sumo de limão e um pimento em conserva cortado aos pedacinhos). Para quem gosta, polvilhar o caril e o arroz com folhas de coentros frescos.

Sem comentários:

Enviar um comentário