sábado, 21 de junho de 2014

Peitos de frango recheados com risotto e espargos com presunto


Adoro as meias-estações! Sou imensamente feliz na Primavera e no Outono (aquelas estações do ano que, infelizmente, duram cada vez menos e andam a ficar extremamente esquizofrénicas). Talvez por isso me esteja a dar extremamente bem com o tempo aqui por Londres (depois no inverno voltamos a falar ;) hehe). Acho que odeio na mesma proporção tanto o calor como a chuva! Ambos têm em comum um fator determinante do qual não gosto mesmo: deixam-nos encharcados ;) hehe  Não me dou mesmo bem com o calor e tenho uma péssima relação com a chuva (e especialmente com o chapéu de chuva). Do que eu gosto mesmo é ver o sol no céu sem sentir que ele está a queimar cada pedacinho do meu corpo. Gosto de roupas de meia-estação. Adoro vestidos, calções e saias mas não gosto de andar de "pernas ao léu" ;) hehe  Isto porque sou totalmente obcecada por collants. Tenho uma perdição por eles e rasgo-os com a mesma facilidade com que os compro ;) Gosto de roupa leve e fresca, de blazers e casacos finos, e de sabrinas. E não gosto mesmo nada de chapéus de chuva e de impermeáveis! Bem...isto tudo para dizer que, tal como gosto das chamadas meias-estações e de roupas de meia-estação, também o que gosto mesmo é de comidas de "meia-estação"! Irrita-me o facto do verão e do calor me tirarem o apetite e, portanto, a vontade de ir cozinhar. Por seu lado, gosto imenso de comidas de inverno, do seu sabor reconfortante e do calorzinho que deixam na casa...mas também me chateia um pouco o facto de não poder (ou melhor, não apetecer) juntar-lhe alguns ingredientes mais refrescantes! Por isso, as comidas de meia-estação são também aquelas que mais adoro...como esta que hoje vos deixo :)  Um ótimo fim de semana para todos! :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 peitos de frango
4 pedaços de queijo brie (ou outro queijo a gosto, de preferência que derreta ligeiramente mas que aguente bem o calor)
Sal, pimenta e orégãos q.b.
Azeite q.b.
Sumo de limão
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
10 espargos (6 deles inteiros e os outros 4 cortados em pequenos pedaços)
1 colher de café de mostarda em grão tipo antiga
Vinho branco
1 copo de arroz para risotto (se não tiverem, também funciona bem com arroz carolino, por exemplo)
Cerca de 500 ml de caldo de legumes
1 noz de manteiga (usei uma manteiga caseira magra aromatizada com ervas aromáticas mas podem usar uma simples)
1 mão bem cheia de queijo ralado a gosto
2 fatias de presunto 

 
- Abrir os peitos de frango ao meio, recheá-los com o queijo e voltar a fechá-los com a ajuda de fio de cozinha ou de palitos. Temperar a carne com uma pitada de sal, pimenta, orégãos e um pouco de sumo de limão e reservar.

- Entretanto, levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho. Adicionar os espargos cortados e a mostarda e salpicar tudo com um pouco de vinho branco, deixando cozinhar durante cerca de 7 a 10 minutos, até os espargos estarem mais tenros.

- Colocar todo o conteúdo desta panela num robot de cozinha ou misturadora e triturar até que forme uma pasta, mas que tenha ainda alguns pedacinhos pequenos, para dar alguma textura. Reservar.

- Grelhar os peitos de frango durante cerca de 3 minutos de cada lado, para que comecem a ficar cozinhados no exterior e fiquem com as marcas da grelha. Transferir a carne para um tabuleiro e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos, até que a carne esteja cozinhada no interior e o queijo derretido (se preferirem, podem cozinhar apenas a carne no grelhador).

- Quando a carne estiver quase pronta, levar novamente ao lume a panela onde se fizeram os espargos, regada com um fio de azeite, e adicionar o arroz, envolvendo bem e deixando fritar durante cerca de um minuto. Começar então, aos poucos, a adicionar o caldo de legumes. Adicionar a primeira concha de sopa, deixar que o arroz absorva esse líquido e depois então adicionar a próxima concha. Depois de mais ou menos três conchas de caldo adicionadas e absorvidas, juntar a mistura de espargos ao arroz, envolvendo bem, e juntar uma nova concha de líquido, continuando sempre a repetir este processo com o caldo de legumes até o arroz estar cozinhado. Quando estiver pronto, desligar o lume, adicionar a noz de manteiga e uma mão bem cheia de queijo ralado e envolver bem.

- Entretanto, enquanto o risotto cozinha e sem nunca tirar o olho dele, voltar a levar ao lume o grelhador onde se selou a carne. Quando estiver bem quente, colocar nele os espargos inteiros, polvilhados com uma pequena pitada de sal e regados com um pouco de sumo de limão. Deixar que fiquem apenas na grelha durante uns minutos, para que fiquem com as marcas do grelhador mas mantenham a sua textura um pouco dura e crocante. Retirá-los, juntá-los em dois molhos de três e envolver cada um dos raminhomolhos com uma fatia de presunto.

- Servir o risotto de imediato, mal esteja pronto, acompanhado com o peito de frango recheado com queijo e os espargos grelhados com limão e presunto.

6 comentários:

  1. Opá não aredito mas hoje falamos as duas de roupa no blog? aiii que coisa linda! Eu e roupa já sabes bem. E também gosto da meia estação Outono - a primavera é feia, tem pólen e fenos e muitas alergias aqui pra mim. E amo o inverno, tanto mas tanto que é estranho - adoro chuva e trovoada, tenho galochas e vestidos e sou feliz. Este prato é daqueles que dá para todas as épocas do ano ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah...eu também sou feliz com galochas, vestidos e collants...mas sem a chuva ;) hehe
      E já sabes como é... ET's :D

      Eliminar
  2. Adorei este prato! Gosto mesmo de tudo o que leva. Quanto às estações do ano também gosto muito da Primavera e Outono, mas também aprecio o Verão e o Inverno. Ambos têm coisas que adoro: praia e lareira :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :)
      E sim, eu também gosto muito de algumas coisas nas outras estações...aliás, agora fizeste-me lembrar uma coisa que realmente adoro: a lareira :D Gosto mais dela do que da praia aliás ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Sinceramente, o que mais odeio no Verão é fazer exercício- tanto correr como levantar pesos, porque diminui IMENSO o rendimento e acho que morro de cada vez que corro com mais de 25º ( e já morri várias vezes...). Também é chato não poder desalapar de casa porque estão 40º - sim, isso também é consideravelmente mau. Ah, e as pessoas nos autocarros cheiram mal.
    O que mais odeio no Inverno é a sensação de roupa molhada da chuva. Acho que ainda é pior- nem consigo descrever o quão horrível é andar com calças, camisolas e casaco e ficar molhada da chuva, é simplesmente desconfortável, odeio mesmo. E os autocarros cheiram a cão molhado (sim, eu tenho um problema qualquer com autocarros...).
    Por isso também gosto bastante das meias estações :)
    Mas vá lá, não digas que não apetece cozinhar no calor. Tenho feito um pequeno almoço super fresquinho e delicioso que me faz querer comê-lo a todas as refeições :P Ok, eu percebo, comida de tacho não é bem apetecível... É mais alface, bife e arroz seco ;)
    Já agora, hoje de manhã às 11h estava a queixar-me de que estava calor (estava a correr, mas isso é omissível, certo? ;)) e quando abri o teu blog começou a chover. Por isso isola aí o computador com qualquer coisa que isto não é muito agradável, ok? ;)
    O prato parece todo uma delícia.
    Quero.Provar.Espargos. Acho que vou ter uma desilusão enorme quando os provar (que também não vai ser tão cedo, com este preço... lidl? :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que vejo que "Avelã deixou um comentário no seu blog" fico logo a pensar: que história e/ou teoria me traz ela hoje para me arrancar umas gargalhadas?! :D ahahahahah
      Mas estou plenamente contigo: o cheiro nos transportes públicos é péssimo tanto no inverno como no verão, pelos motivos que tão bem descreves :) hehe
      Quanto ao fazer exercício, já não posso opinar tanto porque eu sou uma verdadeira preguiçosa nesse aspeto por isso, cá para mim, todas as estações do ano são más para tal :D ahahahahah
      E em relação ao meu PC...ahahahahahah...vou ver se ponho aqui um anti-virus que bloqueie esses efeitos invernosos ;) hehehehe
      E vais ter de provar espargos, mais cedo ou mais tarde...nem que seja só para dizer que provaste ;) ...mas sim percebo, com o preço deles também não dá muita vontade...
      beijinhos *

      Eliminar