sexta-feira, 6 de junho de 2014

Salada de batata


Sexta-feira!!! Mais uma semana a chegar ao fim! :)  Queremos descansar, passear, divertirmo-nos...Queremos sol e bom tempo...queremos partilhar bons momentos à mesa (e se for em volta de um churrasco num dia de calor, então melhor ainda ;) hehe)... queremos comer bem, sem preocupações, e agradar a todos... e queremos, por isso, refeições bem rápidas e práticas! :)  E é isso mesmo que vos trago para terminar esta semana: uma receita de uma salada de batata bem saborosa e rápida de confecionar, ideal para dias mais quentinhos e solarengos (mas também ótima para quando o sol decide não brilhar) que funciona como um acompanhamento fantástico ou mesmo como refeição principal se, por exemplo, lhe juntarem um pouco de atum ou algo mais a vosso gosto :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
6 batatas novas pequenas
2 mãos bem cheias de folhas de espinafres frescos
2 mãos cheias de alface iceberg cortada em juliana
1 mão cheia de couve-roxa cortada em juliana
1 cebola roxa pequena cortada em rodelas finas
1 spring onion cortada finamente
Azeite q.b.
1 colher de café de orégãos secos
Vinagre a gosto
1 pedaço de queijo a gosto (eu usei queijo grego especial para saladas. Sinceramente não sei se existe em Portugal porque aí nunca me lembro de ver nem de comprar mas provavelmente existirá algo do género nos supermercados. De qualquer forma, fica deliciosa também com queijo fresco ou requeijão semiduro)
Umas folhas de tomilho fresco para polvilhar
Umas folhas de agriões para polvilhar (eu usei este Salad Cress que podem ver na foto abaixo. É algo que por aqui é muito comum e é mais uma daquelas coisas que estava sempre a ver o Jamie Oliver a utilizar ;) hehe… sinceramente, por Portugal, também nunca me lembro de ter visto mas certamente que existe algo do género algures numa terra que não é a minha)


- Lavar bem as batatas com casca, cortá-las ao meio ou em quartos e cozê-las em água abundante temperada com sal. Quando as batatas estiverem prontas, juntar os espinafres à panela, desligar o lume e tapar o tacho, deixando repousar cerca de 2 minutos, somente para que os espinafres “mirrem” ligeiramente com o calor. Escorrer bem, voltar a colocar as batatas e os espinafres na panela e regar tudo com um fio generoso de azeite e polvilhar com os orégãos. Deixar arrefecer um pouco.

- Entretanto, juntar numa saladeira a alface, a couve roxa, a cebola roxa e a spring onion. Adicionar as batatas e os espinafres, bem como o queijo grosseiramente desfeito. Regar com mais um pequeno fio de azeite, temperar com uma pitada de sal e adicionar um pouco de vinagre a gosto. Polvilhar a salada com os agriões e umas folhas de tomilho. 


15 comentários:

  1. A salada deve estar óptima! O queijo existe e por acaso tenho um no frigorífico. Os agriões também tenho mas é mesmo na horta :D. Esses são muito fashion...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem toda a gente tem a sorte de ter uma horta, que maravilha ;) hehe Os agriões sei que existem claro, mas destes assim "bebés" nunca vi por aí à venda nos supermercados...de qualquer forma, qualquer um fica bom ;) E se tens aí queijinho destes grego especial para saladas, então devias aproveitar para provar esta Pimentinha ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Hmm tão bom! Com grelhados isto é de chorar e comer muito. Nos Estados Unidos aqueles sacanas têm saladas assim à parva, e uma pessoa chega a Portugal, desliga o chip e nunca mais se lembra - a única que ainda vou fazendo é a salada de couve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E adoro agriões, não tenho é na horta :( só mesmo espinafres mutantes, piores que ervas daninhas! O que vale é que gosto deles

      Eliminar
    2. Adoro estas saladinhas assim e essa de couve é uma das minhas favoritas também...começa a chegar o solzinho e pimba, começo a fazê-las e a comê-las imensas vezes ;)

      Eliminar
  3. Que bela saladinha!! Eu não sou muito batateira, mas confesso que esta salada me fez crescer água na boca!
    Parece que o sol veio mesmo, e nada melhor que uma bela salada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o sol afinal já se vai embora amanhã :(
      Mas, mesmo asism, esta não deixa de ser uma bela salada, apesar de saber muito melhor com um solinho ;) Ao contrário de ti, eu sou uma completa batateira :) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Uma salada bem british e deliciosa querida!!
    Um grande beijinho e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Já me estou a converter não é querida Lia? ;)
      Beijinhos grandes e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  5. Que apetitosa salada!
    Beijinhos,
    Espero por ti no passatempo do meu blog aqui:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mary :)
      Já estou a tratar de tudo para participar ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Que bom aspeto! As minhas saladas são mais alface com azeite, sal e vinagre ou pepino com sal, e servem mais como acompanhamento, mas tenho visto por aqui saladas que servem de refeição completa muito boas :) Só que eu sou mais preguiçosa, é mais "comes um bife grelhado e tá bom" em vez de "hum, vamos cortar o bife às tiras, e pôr numa salada, e juntar mais isto, aluigi!" (claro, tinha de ter um exclamação de italiano com bigode e voz aguda... sim, aguda, eu sei que tu ouviste a voz ;))
    Esses ingredientes parecem bem bons, principalmente esse salad cress :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah :) Tu pões-me logo a rir pela manhã, maravilhoso :) hehe
      É claro que ouvi essa voz...achas que era capaz de me passar ao lado?! ;)
      Tens de tirar 2 minutinhos do teu dia para cortar um bifinho às tirinhas (a sério, só demora uns segundos, e juntá-lo a uma salada fantástica que vais ver que, com pouco esforço (mesmoooo pouco) tens uma refeição diferente e deliciosa...Não que a alface com azeite e vinagre não sejam deliciosos (eu adoro, atenção!!) ;)

      Eliminar
  7. Hum...que saladinha boa! Esta é mesmo ao meu gosto, agora para o tempo mais quente!
    Beijinhos*
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) Também sou fã destas saladinhas assim, então com o tempinho mais quente, caem mesmo bem ;)
      Beijinhos *

      Eliminar