quinta-feira, 10 de julho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #14" - Sobremesa de iogurte com compota, bolacha e canela


Em mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" trago-vos uma "não-receita" (não sei sequer se este termo existe mas acabei de introduzir esta definição no meu dicionário culinário :P hehe). É uma "não-receita" por muitos e variados motivos mas, acima de tudo, porque é uma junção tão simples e básica de ingredientes que não passaria pela cabeça de ninguém (exceto da minha) considerá-la uma receita digna de ser partilhada ;)  E não pensem que a estou a publicar porque me faltam ideias e novas receitas para partilhar convosco. Não, nada disso! Posso não ter tempo para muita coisa mas, para cozinhar, arranja-se sempre um tempinho. Por isso tenho por aqui uma "artilharia" imensa de receitas para partilhar, todos os dias :)  Mas, por vezes, são mesmo as coisas mais simples aquelas que nos passam totalmente ao lado! Coisas tão simples como esta! Pensem nesta "não-receita" como uma sobremesa super simples para dias mais complicados, como um pequeno-almoço diferente, como um lanche guloso e bem rápido, como um "petisco" doce e fresco para servir aos amigos numa tarde de calor ou como algo para presentear os mais pequenos numa qualquer festa da criançada :)
E não se esqueçam de passar pelo blog da minha querida Ovelha Negra para se deliciarem com a sugestão que ela vos traz hoje...sim? :D 





Ingredientes para a sobremesa mais fácil do mundo (também conhecida como iogurte com compota, bolacha e canela): 
4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
2 colheres de sopa da vossa compota favorita (usem qualquer compota da vossa preferência e podem ver aqui a receita de uma das minhas compotas favoritas, de kiwi, pera e lima)
1 bolacha torrada
1 pau de canela
 


- Numa taça de sobremesa ou copo, juntar o iogurte com a compota, envolvendo ligeiramente e de forma delicada para que a compota não se desfaça totalmente no iogurte mas apenas fique envolvida (o que lhe confere também um aspeto bem colorido e bonito). Colocar no topo desta mistura mais um pouco de compota, polvilhar com a bolacha torrada esfarelada e com um pouco de pau de canela ralado (ou, em substituição, canela em pó). Reservar no frigorífico até à hora de servir (ou, se não aguentarem, comer logo de seguida).


E aproveito também para dizer que já temos VENCEDORA do 3º Desafio "Há vida para além da massa de atum", cujo fabuloso desfile de receitas, com pratos principais a menos de 1euro por pessoa, podem ver aqui. E a contemplada foi a Ana do blog Recanto com Tempero que vai ter pois a árdua tarefa de escolher o tema que vos vamos lançar para o próximo mês! Fiquem atentos porque vamos revelar já no próximo dia 15 qual é o desafio que vai "invadir" as vossas cozinhas!!! :)


 

12 comentários:

  1. Que delícia, mesmo sendo uma não receita... LOL

    ResponderEliminar
  2. Vânia, que taça tão apetecível! Adoro o toque a canela.
    Quanto ao próximo desafio prometo escolher um bom tema ;) Espero que agrade a todos! :D
    Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana :D
      Tenho a certeza que vais deixar toda a gente cheia de vontade de ir cozinhar...e comer ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Assim só de vir ao teu blog e ver uma sobremesa com lacticínios ficou a apetecer-me queijo fresco batido. Não que tenha nada a ver, claro - é só porque gosto de queijo fresco batido :P
    (Desculpa fazer-te inveja, eu sei que estás numa fase de privação de queijo fresco...)
    Normalmente não faço sobremesas do género porque o que mais gosto numa sobremesa é fazê-la, e assim preferiria fazer uma sobremesa «mesmo» para aproveitar a oportunidade ;).
    Às vezes gosto de coisas do género para o pequeno almoço, mas é mais iogurte com sementes, aveia e maçã - semelhante, certo?
    Agora estou curiosa com o próximo tema... Espero que consiga participar, a partir do dia 15 não vou estar muito disponível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é daquelas coisas para aqueles dias em que o tempo e/ou a paciência e vontade não são de todo proporcionais à vontade de comer algo docinho (e de o cozinhar claro :P hehe)... Normalmente também não faço sobremesas do género (até porque não foi assim há tanto tempo quanto isso que descobri a minha veia de pasteleira e, como tal, ainda ando na fase de experiências e mais experiências- e parece-me que assim continuarei ;) hehe) mas às vezes sabem bem estas coisas...principalmente com falta de vontade ;)
      E fico a contar contigo para o próximo desafio :D Dia 15 cá estaremos para revelar o tema mas tenho a certza que vais arranjar um tempinho para participar ;)

      Eliminar
  4. Vânia, para se bom, não tem que ser uma receita elaborada e cheia de ingredientes. E nem sempre surgem ideias para estas coisas simples e rápiodas :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Pimentinha :) Por isso mesmo decidi que a devia partilhar com vocês ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Simples e rápido e com um delicioso aspecto.
    Uma forma perfeita de atacar a gula:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :) Não é perfeita...mas ataca bem a gula, e de forma bem rápida que, às vezes, é o mais importante ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Gostei desta sugestão ! não é muito calórica e é bastante simples de fazer ! bjks Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) É bem verdade, é uma opção doce menos calórica e super prática :)
      Beijinhos *

      Eliminar