quarta-feira, 23 de julho de 2014

Molho de tomate com balsâmico


Aqui por casa faz-se molho de tomate caseiro várias vezes! Gosto de, pelo menos uma vez por mês, tirar uns minutinhos da minha vida para fazer uma panela de molho de tomate e dividi-lo depois em sacos, cuvetes de gelo ou tupperwares e congelá-lo, para ir utilizando consoante as necessidades (aliás, já vos tinha trazido anteriormente uma outra receita de molho de tomate caseiro que podem ver aqui)! A "base" acaba por ser sempre a mesma (o tomate é claro ;) hehe...e mais uns quantos ingredientes essenciais) mas, depois, vou juntando aquilo que tenho aqui por casa na altura e acaba sempre por sair um molho de tomate ligeiramente diferente do anterior! Este que vos trago hoje é, contudo, um dos meus favoritos porque utiliza o tomate pelado, tornando-se assim bastante simples, prático e rápido e fica bem apuradinho em pouco tempo, e porque leva um toque de balsâmico que combina na perfeição com o tomate :)



Ingredientes: 
Azeite q.b.
1 dente de alho bem picado
1 lata de tomate pelado
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de manjericão picado grosseiramente
1 pitada de orégãos secos (cerca de uma colher de café ou de chá)
¾ da lata do tomate com vinho branco (e mais um pouco de necessário)
Sal e pimenta q.b.
2 filetes de anchovas
1 colher de sopa de pasta de tomate

- Levar ao lume uma panela regada com um fio de azeite e acrescentar o alho picado, refogando durante alguns segundos. Adicionar os filetes de anchovas, mexendo constantemente e envolvendo-os bem no azeite para que se comecem a desfazer.

- Acrescentar então o tomate pelado (esmagando-o grosseiramente com a ajuda de uma colher de pau), o molho inglês, os orégãos, o vinho branco, o sal e a pimenta e a pasta de tomate. Deixar cozinhar, em lume brando, durante cerca de 15 a 20 minutos, para que o molho apure e comece a engrossar. A meio da cozedura, juntar o vinagre balsâmico e o manjericão (não coloquem o manjericão todo, reservem ainda um pouco).

- O tempo que o molho estiver ao lume depende do vosso gosto (e do vosso tempo e paciência). Ao final de 20 minutos, já está um molho ótimo e bem consistente, com bastante sabor, mas se quiserem deixar mais tempo, vai apurar e espessar ainda mais (se começar a espessar em demasia, basta juntarem mais algumas colheres de vinho branco). Retirar do lume, adicionar o restante manjericão e envolver. Servir o molho de imediato ou então deixá-lo arrefecer totalmente e dividi-lo em porções para congelar.

11 comentários:

  1. Também faço o mesmo que tu! Nada como molho caseiro sempre a postos para as mais variadas refeições! Este têm muito bom aspecto! Adorei a receita e vou anotar no meu caderninho! ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade verdadinha Marlene :D Nada como "perder" uns minutinhos da nossa vida a fazer um molho de tomate caseiro para termos sempre por casa :) É muito fácil e rápido, bem económico e o sabor é completamente diferente :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Olá ;)-...
    Maravilha de aspecto e excelente sugestão :D...
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Esse molho com umas almôndegas ou só com uma massa que delícia...
    Leve a sugestão comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de molho de tomate, fico feliz se comer um prato de massa com este molho e com bastante manjericão de preferência :D

    Achei graça ao teu comentário, de facto eles não estão nem um bocadinho preparados para dias mais quentes, quaisquer 2 minutos no comboio são suficiente para destilar lol! :)

    Não vais ver o teu mar entretanto? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha nossa senhora, tenho destilado e não é nada pouco acredita ;) Tanto dinheiro pago em taxas e impostos e não há uns trocos para instalarem uns ares condicionados nestes malditos transportes públicos?! :P É que uma pessoa dá em doida só de estar dois minutos lá dentro :P hehe
      E quanto ao mar minha querida, gostava mesmo muito mas não vai ser para breve...agora, muito sinceramente, ainda não sei bem quando será a próxima vez que voltarei a Portugal... Mas também saí de lá há pouco tempo por isso tem de ser um passinho de cada vez ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Eu também gosto de fazer o meu molho e tal como tu nunca faço da mesma forma... mas o que importa é que fica ao meu gosto e eu sei o que levou...
    Bjo grande

    ResponderEliminar