terça-feira, 29 de julho de 2014

Salmão crocante com mostarda


Como já vos disse (e mesmo que não vos tivesse dito, certamente já se teriam apercebido) aqui por casa gostamos imenso de salmão, e comemos este peixinho em qualquer altura do ano! Eu sou uma fã de peixe, não importa muito qual...e cozinhado das mais variadas formas! Já a minha cara-metade torce o nariz à maioria destes seres marinhos deliciosos :P hehe  Por isso, para que não tenha de estar constantemente a preparar dois pratos diferentes quando tenho vontade (e necessidade!) de comer peixe, vou optando por confecionar mais vezes aqueles peixes que ele come e de forma a que ele não torça tanto o nariz (e às vezes até consigo mesmo arrancar um "isto estava bom" :D hehehe). O salmão traz consenso à nossa mesa e, por estas terras londrinas, é um peixe que consigo encontrar várias vezes em promoção por isso é sempre de aproveitar (da última vez comprei dois quilos maravilhosos de filetes!). Desta vez, foi confecionado com uma camada crocante de sabor a mostarda e digo-vos que ficou delicioso! Com uma simples salada basta para se transformar numa refeição completa e bem saborosa :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 lombos de salmão (de preferência sem pele nem espinhas)
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de chá rasas de mostarda em grão, tipo antiga
1 wrap com ervas aromáticas (se não tiverem ou não conseguirem encontrar estes wraps, que já têm ervas aromáticas, podem usar um wrap normal e juntar-lhe as ervas que preferirem, ou aproveitarem restos de pão duro que tenham aí por casa)


- Começar por temperar o salmão apenas com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó. Levar ao lume um grelhador e cozinhar o salmão durante apenas 2 a 3 minutos de cada lado, para que comece a ficar com uma camada exterior dourada e fique marcado pela grelha.

- Transferir o peixe para um tabuleiro de forno e barrar o lado que fica voltado para cima com a mostarda antiga (se usarem lombinhos de salmão com pele, coloquem esta parte da pele voltada para baixo). 

- Entretanto, colocar na picadora o wrap, regado com um pequeno fio de azeite, e desfazê-lo até que fique feito numa espécie de pão ralado (caso prefiram utilizar o pão, basta juntarem-no na picadora com as ervas aromáticas a vosso gosto e o azeite e desfazer tudo).

- Colocar esta mistura por cima do salmão, formando uma camada uniforme que cubra toda a superfície do peixe, pressionando bem para que os pedaços de pão ralado “colem” à mostarda e adiram bem ao peixe, formando uma crosta.

- Ligar o forno em modo “grill”, a 200ºC, e levar o peixe a cozinhar durante cerca de 15 minutos, para que fique com uma crosta douradinha e crocante, mas tendo em atenção para que não cozinhe em demasia e o interior do peixe não fique muito seco.Servir de imediato com uma salada ou outro acompanhamento a vossa gosto.

8 comentários:

  1. Eu adoro salmão, e peixe no geral como tu...mas realmente os homens torcem sempre muito o nariz :P Eu nem quero imaginar o esforço que vou ter de fazer quando tiver que fazer o meu namorado comer! eheh

    Adorei a tua sugestão, simples, mas saborosa...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz como eu Marlene: "hoje só temos este peixinho para o jantar, não há mais nada" :P hehe Primeiro torcem o nariz, depois a fome acaba por falar mais alto...e, quem sabe, até consegues arrancar dele um "isto até que não estava mau" :D ahahahah
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Olá,

    Cá em casa não tenho desses problemas, ambos gostamos de peixe só é pena que apesar de ser uma refeição mais saudável do que as carnes fique mais caro.
    Gostei da tua sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Clarinha, é realmente uma pena :( Em Portugal tinha a sorte de ter várias vezes peixinho fresco em casa, vindo diretamente do mar e totalmente gratuito ;) hehe Agora aqui por Londres isso já não acontece infelizmente...mas há que saber aproveitar as promoções e "fazer render o peixe" literalmente ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Também sou super fã de salmão e peixes em geral. Adorei sua receita em especial os wraps triturados e aromatizados, achei a ideia fantástica e certamente deixaram esse prato delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :) Eu sou suspeita, claro, mas acho que deixaram mesmo este salmão bem delicioso ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Também adoro peixe, e ainda hoje almocei salmão.
    Que boa ideia esta com essa crosta, uma sugestão bem ao meu gosto.

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmmm, então deves ter tido um maravilhoso almocinho Sandra ;)
      Beijinhos *

      Eliminar