quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Chili ao estilo asiático


É conhecido e internacionalmente reconhecido o meu gosto por Chili ;)  Mas, acima de tudo, o desejo de outras pessoas para que eu cozinhe este prato ;) hehe  Amigos e família e cara-metade...todos eles, de quando em vez, se saem com "olha...e se desta vez fizesses um chili?" (como se fosse um prato que eu só fizesse de 10 em 10 anos :P hehehe). Já uma vez vos disse por aqui e volto a repetir: acho que se os que comem aquilo que sai da minha cozinha (ou aquilo que cozinho em cozinhas alheias) pudessem eleger o meu "prato de autor", quase não me restam dúvidas de que este prato estaria no topo da lista...ou seria mesmo o número 1! "Estórias" destas à parte, é verdade que faço chili várias vezes...é um prato que quase toda a gente gosta, rende bastante, é bem económico e, aqui por casa então, tem um fã número 1 ;)  Mas, desta vez, e porque também é preciso variar, resolvi dar um novo toque ao meu "velhinho" prato. E não é que ficou mesmo diferente e saboroso?! Sai então um chili que não vem de Portugal, nem do México, nem mesmo de Londres...vem sim direitinho do continente asiático, cheio dos seus aromas e sabores :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
Azeite ou óleo de sésamo q.b.
1 cebola branca média picada
1 cebola roxa média picada
2 dentes de alho bem picados
1 mão bem cheia de pimento cortado em tiras finas (eu usei uma mistura de pimento vermelho, amarelo e laranja mas podem usar apenas uma variedade ou misturar as da vossa preferência)
1 colher de sopa + 1 colher de chá de pasta de soja
Cerca de 400 gramas de carne de porco picada
Pimenta preta moída na hora e colorau q.b.
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de café de molho de peixe
3 colheres de sopa de polpa de tomate
5 gramas de gengibre em pickle (se não tiverem, basta ralarem um pedaço de gengibre fresco e deixarem-no um pouco a marinar com uma colher de sopa de água, uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, uma pitada de sal e outra pitada de açúcar)
1 colher de chá de mistura 5 especiarias
¼ copo de vinho branco
1 chávena de feijão vermelho cozido
Noodles asiáticos a gosto
Pepino e sping onion cortados finamente (opcional)


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite ou óleo de sésamo. Juntar as cebolas picadas e o alho e saltear ligeiramente durante um ou dois minutos, acrescentado depois os pimentos e salteando mais um pouco.

- Adicionar 1 colher de sopa bem cheia da pasta de soja e envolver bem nos legumes que se encontram na panela. Juntar então a carne e temperar com uma pitada de pimenta e de colorau. Deixar a carne saltear durante cerca de 7 a 10 minutos, em lume médio e mexendo de vez em quando, até que comece a ficar cozinhada e ligeiramente caramelizada.

- Nessa altura, acrescentar o molho de soja, o molho de peixe, a polpa de tomate, o gengibre em pickle e a mistura de 5 especiarias. Envolver bem e esperar que comece a levantar fervura. Adicionar depois o vinho branco, o feijão e a restante pasta de soja, envolver bem, e deixar cozinhar durante mais uns minutos, até que o molho fique bem apurado e adquira a consistência desejada.

- Entretanto, enquanto o chili termina de cozinhar, basta preparar os noodles de acordo com as instruções da embalagem e distribuir um pouco por cada prato. Cobrir com o chili ao estilo asiático e polvilhar tudo com pepino cortado em pequenos cubinhos e spring onion cortada finamente e ainda com um pouco de salsa ou coentros frescos.

Sem comentários:

Enviar um comentário