sábado, 2 de agosto de 2014

Tarte de chocolate, cardamomo, gengibre e abacate - A Especiaria do Mês #Cardamomo


Quem me conhece ou me segue aqui pelo blog, sabe bem o meu completo fascínio por especiarias e ervas aromáticas. É daquelas coisas que se "topam" à distância ;) hehe  Não sei viver sem estes ingredientes maravilhosos e não sei o que é uma cozinha se não os tiver por perto! Ando sempre perdida pelos corredores dos supermercados, pelos mercados de rua, pelas feiras, à procura de alguma especiaria ou erva aromática nova que possa trazer para casa e experimentar nos mais diversos pratos! Quando vivia em Portugal, a bancada da minha cozinha era um verdadeiro santuário destes ingredientes, por entre frascos e mais frasquinhos. Para mal do meu coração, tudo isso ficou por lá, obviamente. Comigo apenas trouxe, como na altura vos mostrei por aqui, uma caixinha fantástica com umas especiarias maravilhosas que uma amiga minha me trouxe como prenda de Istambul, poucos dias antes de eu vir para Londres. Mas, entretanto, já quase 3 meses se passaram e a minha cozinha já está repleta de novas especiarias. E todas as semanas, nas minha idas aos mercados e supermercados, lá vem mais uma aquisição nova cá para casa :)  O mesmo acontece com as ervas aromáticas que, tal como também já vos mostrei, encheram de imediato o parapeito da minha janela poucos dias depois da minha chegada a Inglaterra. E isto tudo para vos dizer que, a partir de agora, vou dedicar cada mês a uma especiaria ou erva aromática diferente e vou trazer-vos por aqui uma ou várias receitas com esse ingrediente! :)  Tenho muitas, muitas coisas ótimas para vos mostrar, por isso espero que gostem da ideia :) E para este mês de agosto decidi escolher o Cardamomo. Originário da Índia, é utilizado tanto como especiaria, como como erva medicinal. Confesso que andava já há imenso tempo para o experimentar mas esses "testes" só aconteceram aqui por Londres! Já o tinha utilizado em misturas de especiarias indianas mas nunca tinha adquirido o "verdadeiro", aquelas belas sementinhas. E a primeira receita saiu em formato doce :)





Ingredientes para o recheio: 
100 gramas de chocolate (usei metade chocolate preto e a outra metade chocolate de leite)
1 abacate maduro
Umas gotas de extrato de baunilha
6 colheres de sopa de iogurte grego
3 colheres de sopa de farinha com fermento
3 a 4 sementes de cardamomo (partam a casca exterior do cardamomo, retirem as pequenas sementinhas do interior e desfaçam-nas bem com a ajuda de um almofariz)
Para a base: 
Cerca de 15 bolachas de gengibre (usei uma forma redonda com cerca de 22cm de diâmetro. Se não tiverem ou não encontrarem bolachas de gengibre, podem usar quaisquer outras, desde que com um sabor mais neutro e, quando as picarem, adicionar-lhes cerca de uma colher de chá de gengibre em pó)
3 a 4 colheres de sopa de manteiga derretida

- Primeiro que tudo, preparar a base da tarte. Para isso, basta picar as bolachas de gengibre num robot de cozinha ou picadora até estarem bem desfeitas (podem também colocar as bolachas dentro de um saco hermético e esmagá-las com a ajuda de um rolo da massa). Juntar a manteiga a esta mistura de bolachas picadas e envolver tudo muito bem com as mãos, até que o preparado tenha a consistência de areia molhada. Forrar uma forma de tarte (de preferência com fundo amovível) com esta mistura, pressionando bem para que as bolachas adiram e formem uma base uniforme. Reservar no frigorífico.

- Entretanto, colocar numa taça a polpa do abacate e desfazê-lo muito bem. Juntar três das colheres de iogurte e envolver. 

- Derreter o chocolate em banho-maria ou utilizando o micro-ondas. Quando estiver bem derretido, adicionar-lhe o restante iogurte bem como a baunilha e as sementes de cardamomo. 

- Juntar o chocolate à taça do abacate, adicionando também a farinha, e mexendo tudo muito bem para que forme uma mistura homogénea. 

- Verter este preparado sobre a base de bolacha e levar a tarte ao forno a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos (o tempo de confeção pode variar um pouco por isso o melhor é irem verificando a consistência da tarte. O forno deve ser desligado e a tarte retirada para repousar quando, ao pressionarem ligeiramente a sua superfície, verificarem que já está consistente mas ainda sentirem o interior ligeiramente mole e húmido).


10 comentários:

  1. Gosto muito dessa tua ideia! Como tenho um esquisitinho la em casa, nao arrisco muito, mas assim com exemplos bem simples, é mais facil ter ideias e ir sem medos :)
    Sou um bocadinho (grande) distraida e nao te respondi ontem, tenho quase a certeza que nao vou conseguir participar neste desafio, desculpa! Mas estou atenta as novidades :) um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Ana, eu compreendo-te bem! Por aqui também tenho um esquisitinho mas a sorte é que este é daqueles que lá torce o nariz e reclama um bocado de vez em quando, mas lá vai sempre comendo quase tudo que lhe ponho à frente :D hehe
      Tenho muito pena de não ter podido contar com a tua participação no nosso desafio deste mês mas sei que vais ficar atenta ;) ...e espero por ti nas próximas aventuras ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Fica certamente bem aromática e apetitosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aromática fica certamente Luísa...e eu acho que apetitosa também ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Eu gosto de aromatizar o arroz com cardamomo.
    Esta tarte deve ficar deliciosa. :)
    Bjs

    http://quemrapaotacho.blogspot.pt
    https://www.facebook.com/quemrapaotacho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és como eu Regina, também gosto muito de aromatizar o arroz com esta especiaria, fica com um sabor diferente e bem distintivo e com um aroma fantástico :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Nunca utilizei cardamomo... Já comi uma compota com cardamomo que era excelente por isso acredito que essa tarte de chocolate ficou bem saborosa.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/08/lasanha-de-courgette-e-aletria-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi há pouco tempo que comprei pela primeira vez e comecei a utilizar esta especiaria. Tens de expermentar então Clarinha :) É só preciso ter um pouco de cuidado ao início, ir fazendo algumas experiências apenas com um bocadinho para testar e depois ir adaptando as quantidades ao nosso gosto...é que aquelas sementinhas de cardamomo, tão pequeninas e com um aspeto tão inofensivo, têm um sabor e um aroma bem forte e cítrico e muito peculiar :)
      Beijinhos *

      Eliminar