quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #23" - Koftas com tacos e muita diversão à mesa


Para esta quinta-feira de mais um "Há vida para além da massa de atum" trago-vos uma sugestão um pouco diferente do habitual, mas que mantém as premissas mais básicas deste projeto que partilho com a minha querida Ovelha Negra: é simples e prática de preparar e não arruina a nossa carteira ;)  
E hoje optei por algo diferente porque estou inspirada ;) hehe  Hoje a minha cara-metade faz aninhos!! :D  É dia de celebrações, apesar de guardarmos os passeios comemorativos e maiores festejos para o fim de semana! Mas, claro, hoje não pode deixar de haver um belo jantar e um bolinho que, prometo, vos mostro muito, muito em breve...porque hoje, como é mais que óbvio, vou passar a tarde na cozinha a tratar disso ;) hehe  E como é dia de celebração por aqui, pensei em trazer também alguma celebração a esta iniciativa que marca as nossas quintas-feiras! E trago-vos então uma sugestão fantástica, que parece que demora imenso tempo a preparar porque tem várias coisas diferentes...mas não, a sério, desenganem-se! É bem simples, super prática e não fica mesmo nada cara, e é uma excelente sugestão para aqueles jantares de família ou de amigos um pouco mais em cima da hora (ou não :P), em que queremos algo delicioso mas ao mesmo tempo divertido...porque é isso mesmo que significa reunirmo-nos à volta da mesa com aqueles de que mais gostamos certo? ;)




Ingredientes para 4 pessoas: 
Cerca de 500/600 gramas de carne picada (usei de porco mas usem a da vossa preferência)
2 colheres de sopa de pão ralado (usei um pedaço de pão duro e coloquei-o na picadora)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de mistura de 5 especiarias
1 colher de café de paprika
1 pitada de chilli flakes a gosto (se não tiverem podem usar outra especiaria que dê um toque picante ou mesmo umas gotas de tabasco ou molho picante)
8 tacos mexicanos
Molhos/Dips a gosto (podem ver aqui pelo blog algumas sugestões caseiras, bem saborosas e rápidas como Guacamole ou Dip de queijo-creme)
4 pappadums 
 
- Numa taça, juntar a carne picada e o pão ralado e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, os orégãos, a mistura de 5 especiarias, a paprika, os chilli flakes e os cominhos em pó. Com as mãos, envolver bem e dividir esta mistura em oito partes iguais. Dar a cada uma dessas partes a forma de um rolinho e distribuí-los por espetos de madeira. Levar ao frigorífico até à hora de cozinhar.

- Grelhar as koftas e dispô-las num prato, tábua ou travessa, colocando-as na mesa, juntamente com os molhos da vossa preferência e com tacos (usei guacamole, dip de queijo-creme e molho de tomate e balsâmico). 

- Levar ao micro-ondas 3 ou 4 pappadums durante cerca de 1 minuto. Abrir o micro-ondas e verificar se os pappadums estão crocantes (depois de abrirem o micro-ondas, demora alguns segundos até os papadums estarem crocantes). Quando estiverem, retirem-nos e com as mãos, desfaçam-nos completamente para um prato ou taça (o objetivo é colocar na mesa algo que dê um toque crocante às koftas, estão a ver a ideia? – uma kofta suculenta a molhar num dip e depois a passar por uma camada crocante de pappadums desfeitos nhamiiii :P ). 
Coloquem tudo na mesa e deliciem-se a "construir" os vossos próprios tacos...é a verdadeira diversão saborosa à mesa e, se tiverem crianças, tenho a certeza que elas vão adorar (e os adultos mais ainda ;) hehe). 


Não se esqueçam de passar pela cozinha da Ovelha Negra para verem a deliciosa sugestão que ela nos traz hoje :D

12 comentários:

  1. Sem palavras, que delicioso,...parabéns ao marido :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Epa parece mentira mas ainda ontem andava com a ideia de fazer umas coisas destas (espetadas no pau) mas com feijão!! Mas não sabia como lhes chamar e quando dei conta, o feijão era apenas uma miragem no fundo da panela.
    Adoro estas coisas! Fiesta fiesta! Ah, e hoje lá pelo blog tenho um bolo todo-o-terreno, que com jeitinho e uma cobertura de queijo creme, fazia um bolo de aniversário bem catita. Parabéns ao rapaz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fiz, com feijão e grão...uma delícia :D mas estas, confesso, que foram um verdadeiro sucesso, é de não conseguir parar de comer, mesmo quando o estômago está prestes a explodir :P hehehe Eu adoro estas coisas também, refeições divertidas e bem festivas :D
      E o teu bolinho...bemmmmmmm.... :D

      Eliminar
  3. Adorei a ideia, muito original e festivo!
    Parabéns ao marido ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta sugestão, Vânia! Parabéns ao aniversariante e à Chef que passou o dia na cozinha a preparar sabe-se lá que delícias :)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Vanda :D Especialmente pela parte que me toca, que passei mesmo o dia na cozinha acredita ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Muitos parabéns à tua metade e também para ti pelas delicias que preparaste :)
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei tacos :P E nunca joguei golfe (obviamente relacionado pela palavra homónima ;))... Mas admito que aqueles tacos dos desenhos animados são mesmo giros (acho que já falei de desenhos animados por aqui mais vezes do que o que seria normal :P)... Então aqueles da kim possible hahaha :)
    Realmente parece uma coisa muito gira de fazer :P Tipo faça você mesmo - mas admito que o mais engraçado é o nome dos pappadums hahaha... Dizer seriamente é estranho :P (não ligues, implico com algumas palavras... Mas esta nem sequer precisa de ser dita várias vezes para soar engraçada! Pobre discrimindada...)
    Parabéns atrasados (uau, agora que estou a reparar bastante atrasados!) ao cara-metade-da-coisas-e-coisinhas :)
    (Fico à espera desse bolo...)
    (Publicar uma receita salgada num dia de aniversário... Típico, típico...)
    (Adeus!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu cérebro nunca descansa pois não?! :D ahahahahah
      Às vezes questiono-me como é que te consegues lembrar de tantas associações e coisas do género :P hehe Mas ainda bem que assim é, sempre alegras um pouco os meus dias quando por aqui passas ;) hehe

      Eliminar