segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Chau min de frango e vegetais


Como é dia de receitas fáceis para dias difíceis (confessem lá, a segunda-feira é mesmoooo um dia difícil não é?! Odeio-o :P hehe), resolvi trazer-vos um dos pratos simples e rápidos de mais sucesso cá por casa. Quando não tenho muito tempo ou muita paciência (ou as duas coisas juntas, o que ainda é pior), este tipo de pratinhos saem imensas vezes para a mesa, principalmente porque cá por casa somos fãs deste tipo de comida de inspiração asiática. E é mesmo uma coisa tão prática e rápida de se fazer, e fica tão saborosa, que vale mesmo a pena termos sempre destas sugestões na manga ;)  E, já agora, os ingredientes sempre pela despensa ;)  Uma boa semana!!



Ingredientes para 2 pessoas: 
Cerca de 175 gramas de noodles de ovo
2 peitos de frango médios
Molho de soja q.b.
Pimenta e alho em pó q.b.
½ colher de café de cominhos moídos
½ colher de café de gengibre em pó
5 feijões-verdes, cortados em pedaços
Azeite ou óleo de sésamo
2 mãos bem cheias de vegetais chineses para saltear (podem usar frescos ou uma mistura congelada)
5 cogumelos frescos laminados ou cortados em pedaços
1 colher de chá de gengibre em pickle
2 spring onions cortadas finamente 


- Cortar os peitos de frango aos cubos e temperar com uma colher de sopa de molho de soja, uma pitada de pimenta e alho em pó, os cominhos e o gengibre em pó. Reservar.

- Levar ao lume uma panela com água e quando ferver, escaldar o feijão-verde durante 3 minutos. Retirar o feijão, escorrer bem (não deitem fora a água da cozedura!!) e reservar. Mergulhar os noodles nesta água da cozedura quando esta ainda estiver bem quente, tapar a panela e deixá-los assim durante 5 a 7 minutos para que cozinhem.

- Entretanto, levar ao lume uma wok regada com um fio de azeite ou óleo de sésamo. Quando estiver quente, adicionar a carne de frango e cozinhar durante cerca de 4 minutos até ganhar alguma cor. Ao final deste tempo, juntar os vegetais e o gengibre em pickle e saltear durante mais 2 a 3 minutos. Por fim, acrescentar os cogumelos, envolver bem e cozinhar por mais um ou dois minutos.

- Juntar o feijão-verde à wok bem como os noodles e, se necessário, algumas colheres da água da sua cozedura (normalmente acrescento sempre pelo menos 2 a 3 colheres de sopa desta água, para que o chau min não fique muito seco e tenha algum caldo). Regar tudo com mais um fio generoso de molho de soja, retificar os temperos, envolver bem e servir de imediato, polvilhando tudo com as spring onions.

16 comentários:

  1. Olá!

    Andei desaparecida durante muito tempo, mas vou voltar! Tinha muitas saudades deste mundo e do teu cantinho sempre com coisas tão boas!

    Este prato é mesmo daqueles que gosto!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Ainda bem que vais voltar porque também já tinha saudades das tuas visitinhas por aqui, sabes que gosto sempre de te ter por cá :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Aqui em casa também somos fãs de refeições asiáticas. Para o começo da semana, pois concordo com voce que segunda feira é muito chata, nada melhor que um prato saboroso como esse. Lindo e colorido. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Josy :) Acho que o início da semana custa sempre imenso a todos por isso temos de ter na manga umas refeiçõezinhas mais simples mas deliciosas :)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  3. Sacana que tens spring onions ai à parva! Ainda hoje fiz arroz frito com vegetais, e volta e meia faço massa chinesa, ou massa de arroz ou noodles de courgette. Que ninguém venha com a desculpa que "ah e tal não tenho tempo para cozinhar" - para pratos como este, que levam 10 minutos, toda a gente tem de ter tempo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente :)
      E podes ter a certeza de que, se há coisa que agora nunca falta aqui por casa, são spring onions ;)

      Eliminar
  4. Olá:)

    Adoro massa e a tua ficou uma delícia! Tão boa, podia ser o meu almoço de amanhã mas com talheres porque nunca comi com os pauzinhos:)

    Boa semana!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Confesso que também não sou fã dos pauzinhos :P hehe Mesmo nos restaurantes chineses e japoneses, normalmente vou trocá-los por talheres ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu nem desgosto das segundas!!!!
    Ficou uma sugestão bem deliciosa e com tudo que adoro.
    As fotos estão lindas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Sandra??!! Acho que nunca ouvi ninguém a dizer tal coisa :P Por acaso as segundas não são o teu dia de folga ou assim, não?! ;) hehehe
      Obrigada :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Adoro este tipo de refeição!!! Ainda hoje ao almoço saiu comidinha asiática cá por casa!!!
    Que aspecto perfeito :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Sabem tão bem não é Xana? :) E, ainda por cima, dão tão pouco trabalho...uma maravilha ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar