segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Figos grelhados com mel, queijo e salame


Não sei se ainda têm aí por casa algumas réstias de figos, como a mim me aconteceu por aqui (não foram umas réstias, foi mesmo quase um cesto inteiro, porque eu sou doida por figos e, como eles estão à venda com qualidade durante tão pouco tempo, decidi que ia encher a minha casa com eles :p hehe)... Se tiverem, esta é uma forma ideal de "acabarem" com eles ;) hehehe  Se não tiverem, por favor guardem esta ideia tão simples durante um ano e ponham-na em prática no próximo verão...vale mesmo a pena ;)
Para mim, não importa se é servida como entrada ou como prato principal (como fiz tantas e tantas vezes nos dias em que almoçava sozinha e não tinha nada cozinhado de véspera): eu adoroooo esta forma tão simples, rápida e super, super saborosa de comer esta fruta. O contraste de cores e sabores é uma explosão no prato para os olhos, e na boca para as nossas papilas gustativas :P  E é também uma receita ideal para mais uma segunda-feira, dia, como já sabem, de receitas fáceis para dias difíceis :)



Ingredientes para 4 pessoas (servido como entrada): 
4 figos, cortados ao meio
2 mãos bem cheias de rúcuçla
8 pedaços ou fatias de queijo brie
8 rodelas de salame ou presunto fatiado (ou outro qualquer enchido do vosso agrado, que tenha um travo salgado. O importante é existir um contraste de sabores)
1 colher de sopa de mel
Azeite e sumo de limão q.b.
Vinagre balsâmico (opcional)

- Levar ao lume um grelhador e quando estiver bem quente, colocar nele os figos, deixando-os cozinhar durante cerca de um minuto de cada lado. Ao final deste tempo, virar para cima cada uma das metades, de forma a que seja a casca dos figos que esteja em contacto com o grelhador e o interior do fruto virado para vocês. Regar cada uma das metades com um pouco de mel e voltar a virar os figos no grelhador, deixando-os assim durante cerca de mais 30 segundos, para que caramelizem um pouco. Retirar.

 
- Em cada um dos pratos ou tacinhas, dispor uma mão cheia de rúcula, regada com um fio de azeite e um pouco de sumo de limão. Colocar por cima duas metades de figo, bem como duas fatias de salame ou presunto e duas fatias de queijo brie. Regar tudo com mais um pequeno fio de azeite e, se gostarem, com um pouco de vinagre balsâmico e servir de imediato.

8 comentários:

  1. Se já gosto de figos então figos com queijo, mel e salame deve ser divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/slim-rice-de-legumes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo divinal Clarinha. Se gostas de figos então, tens de experimentar, porque este petisquinho fica mesmo uma delícia :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Infelizmente figos já não tenho, mas vou mesmo guardar a receita para testar pois deve ser divinal! :)
    Adorei a apresentação.

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Filipa :) E guarda então a receita bem guardadinha e testa-a mal venham os próximos figos que tenho a certeza que não te vais arrepender ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Sou perdida por figos de tal maneira que quando entram cá em casa como-os todos ao natural... E já não há... mas vou guardar a receita e que está a entrar-me pelos lhos dentro :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem tão bem não é Pimentinha?! :) Eu sou tal e qual...mas às vezes exagero na quantidade que trago para casa :P hehe E então acabam por sair várias vezes petisquinhos destes que, a mim, me deixam totalmente satisfeita e deliciada :) Espero que guardes a receitinha e que a ponhas em prática, porque vale mesmo a pena :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Não gosto muito de figos :P O meu irmão e avó adoram, mas para este lado não veio o gosto... Grelhá-los deve ser tãããão giro!
    Descobri há pouco tempo que se dizia queijo "bri" e não "brai" (com o i aberto)... Numa estação de serviço. "E esta sandes é de quê?" "Queijo brie" " :O " hahaha E ainda por cima derreteram-mo! Ficou a saber a queijo fraco derretido, que nojo :P Ao menos o pão era bom. Também tinha presunto :)
    (agora já ficaste a saber da constituição da minha sandes de estação de serviço nestas férias! Não te preocupes, normalmente não sou assim tão desnaturada e como um gelado, mas este ano não tinha gelados de jeito :( )
    Ainda assim a combinação deve ser boa. E soa tão bem! "Figos grelhados com mel" :) E como gosto de pão com philadelphia e passas (não perguntes), não devo desgostar disso :)
    (já sei que me vais dizer que faça para a minha avó e irmão ;) Ainda por cima tenho-os caseiros... Mas já acabaram! Talvez para o ano ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não os comas então, grelha-os só :P hehehehe E depois dá à tua avó e irmão :P (juroooooo por tudo o que é mais sagrado e que é para jurar que escrevi esta frase sem ter acabado de ler o teu comentário :D ahahahahahahahah...só depois é que continuei a ler a história da estação de serviço e a tua experiência com o queijo brie e deparo-me com o teu último comentário ;) ahahahahh

      Eliminar