sábado, 25 de outubro de 2014

Messy Party Cake


Muito provavelmente, quando vocês estiverem muito tranquilamente a ler este post, eu estou envolta em malas, sacos, caixas, caixotes e caixotinhos!! E não, não vou novamente mudar de país, nem sequer de cidade...vou somente mudar de casa! :D  Finalmente encontrámos uma casinha nova para nós e vamos passar todo este fim de semana em mudanças! Confesso que passei uma semana caótica, a tentar empacotar tudo e mais alguma coisa em todas as horas vagas que fui tendo (e, não sei porquê, passei a semana com uma sensação de déjà-vu inacreditável, parece que ainda há bem pouco tempo andei a fazer o mesmo :P hehehe)... Mas agora a ansiedade é imensa e a vontade de mudar de casa enorme! Odeio o processo de andar a encaixotar tudo e a carregar caixotes e malas, mas a felicidade de comprar algumas coisas para a nova casa e decorá-la a nosso gosto supera tudo isso! :)  Por isso, para mim, este fim de semana é de celebração!! E não podia deixar de partilhar a minha felicidade convosco e, claro, os festejos!! :D hehe
E há algo melhor que um bolo para o fazer?! ;)  Este bolo, desculpem, mas não podia ter outro nome! É messy, todo ele é messy... Eu bem gostava de fazer bolos todos bonitinhos, daqueles que parecem medidos com régua e esquadro e que dão maravilhosas capas de revista! Mas o que é que querem?! É mais forte do que eu :P hehe  Aliás, eu juro que, quando pensei e comecei a fazer este bolo, a minha intenção era essa : "ora vamos lá então fazer um bolo assim grande, todo bonitinho e delicado". Mas depois acontece sempre o mesmo: começo a montá-lo e a decorá-lo, escorre um fio de chocolate para um lado, umas gotas de outra coisa qualquer salpicam para o outro e lá estou eu a pensar "olha que giro!! E se eu pusesse mais um bocado a escorrer deste lado...e salpicasse mais qualquer coisa deste...e pussesse algo mais aqui...."  E pronto: messy!! :) hehehe  Se podia não ser?! Podia, claro!! Mas vindo de mim, nem sequer seria a mesma coisa!! ;)





Formas (usei quatro): 
1 forma quadrada de 21 x 21 cm
2 formas redondas de 22cm de diâmetro
1 forma pequena redonda de 12cm de diâmetro
Ingredientes para os bolos: 
450 gramas de manteiga à temperatura ambiente
450 gramas de açúcar
6 ovos
450 gramas de farinha com fermento
1 colher de sopa bem cheia de queijo-creme
6 colheres de sopa de leite de coco magro
3 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
Sumo e raspa de 1 limão
1 chávena de frutos vermelhos a gosto
Para a cobertura e decoração: 
100 ml de natas
300 gramas de chocolate preto
Cerca de 30 gramas de chocolate branco
Amêndoas picadas
Pepitas de chocolate
Frutos vermelhos inteiros


- Colocar a manteiga e o açúcar numa taça, batendo muito bem, até que este último esteja bem dissolvido na manteiga e esta adquira uma cor mais esbranquiçada.

- Acrescentar depois os ovos, dois a dois, batendo bem entre cada adição. De seguida, adicionar o queijo-creme e 3 colheres de sopa de leite de coco, batendo mais um pouco.

- Aos poucos e poucos, ir juntando a farinha neste preparado, envolvendo muito bem com a ajuda de uma colher. Por fim, verter na taça o restante leite de coco bem como o leite simples e mexer um pouco, para que o preparado fique mais liso e menos denso.

- Colocar um pouco desta mistura numa taça (o suficiente para o bolo da forma mais pequena) e dividir a restante massa em duas partes iguais, colocando cada uma delas numa taça. 

- À massa do bolo mais pequeno, adicionar a baunilha e mexer. Numa das outras massas, envolver delicadamente os frutos vermelhos com uma colher de sumo de limão e, à última taça, adicionar a raspa e o restante sumo de limão. 

- Untar bem cada uma das formas. Verter o preparado de baunilha na forma mais pequena, o de limão na forma quadrada e o de frutos vermelhos nas duas formas redondas. Levar tudo ao forno previamente aquecido a 180ºC, tendo o cuidado de ir fazendo o teste do palito a cada um dos bolos, porque cada um deles terá o seu próprio tempo de cozedura (a mim, não demoraram mais que 30 minutos a ficarem todos prontos). Retirar todos os bolos do forno, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixá-los depois então arrefecer completamente.


- Para a cobertura de chocolate, levar ao lume um tacho com as natas e, lentamente, deixar que aqueçam. Quando estiverem bem quentes, mesmo antes de começarem a levantar fervura, desligar o lume e adicionar ao tacho o chocolate preto partido em pedaços, deixando repousar assim, sem lhe mexerem, durante cerca de 5 minutos. Ao final desse tempo, envolver delicadamente o chocolate nas natas, até estar bem derretido e dissolvido e formar uma cobertura brilhante e uniforme. Reservar e deixar arrefecer. 

- Quando todos os elementos estiverem frios, é tempo de os unir e montar finalmente o bolo. Colocar o bolo quadrado num prato ou base e barrá-lo com chocolate. Colocar numa tacinha uns pedaços de chocolate branco e levá-lo ao micro-ondas cerca de 1 minuto, até que esteja bem derretido. Salpicar o bolo quadrado com este chocolate branco.

- Por cima dispor o primeiro bolo redondo, cobrindo-o também com a cobertura de chocolate preto e colocando por cima deste o segundo bolo redondo, voltando a barrá-lo com cobertura de chocolate. Salpicar todo este bolo redondo com amêndoa picada.

- Por fim, colocar o bolo mais pequeno no topo, verter por cima dele o resto da cobertura de chocolate e decorá-lo com frutos vermelhos e pepitas de chocolate. Podem ainda decorá-lo com outros “adereços” a vosso gosto. Levar o bolo ao frigorífico até à altura de servir. 


 



10 comentários:

  1. Ficou muito giro, apesar de "messy" ;) Boas mudanças! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boas mudanças:)
    Oh está super engraçado o bolo, so cute mesmo!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    É sempre bom quando se começa outra etapa e quem sabe se na casa nova irás fazer oteu bolo saido da capa de revista. :-)
    Apesar de "messy" fiquei a pensar numa dessas fatias com esse molho de chocolate coberto de amoras... Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/lasanha-de-cogumelos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha ;) Já estou em testes na casa nova, e no forno novo, para esse futuro bolo capa de revista :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Não te esqueças das plantas que tinhas! Coitadinhas, será que sobrevivem à viagem? :P
    Bolos de aniversário são mesmo difíceis de fazer, a cobertura nunca fica como naqueles blogs profissionais en que parece que passam os bolos a ferro :P Mas o efeito assim também fica muito giro :)
    Deve ser tão entusiasmante mudar de casa! Nem com o sítio para onde vou de férias (casa alugada) sinto assim essa coisa de estar numa casa nova, porque já vou para lá há uns 8 anos ou assim :P Chego e parece que nem estranho nada, ruas, praias, lojas...
    Espero que a estas horas estejam bem instalados :) Acho que com "quando vocês estiverem muito tranquilamente a ler este post, eu estou envolta em malas, sacos, caixas, caixotes e caixotinhos!!" não contavas com quem lesse este post 5 dias depois :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho outras Avelã :P Essas, já há algum tempo, que foram secas e colocadas em frasquinhos ;)
      E sim, é muito entusiasmante mudar de casa...cansativo claro, mas bem entusiasmante :P hehe
      E enganas-te...contava que alguém pudesse ler este post vários dias depois....porque eu andei envolta em malas, sacos, caixotes e caixotinhos durante mais de uma semana até tudo estar no sítio :P ahahah

      Eliminar
  5. Ficou bonito! Aliás, acho que o que lhe dá piada é ser mesmo assim "messy" =)
    Beijinhos,
    Marisa

    ResponderEliminar