quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pica-pau com molho de mostarda e laranja



Estou de volta!!! :D  Depois de umas "férias forçadas", o blog regressa em força e em grande ;)  Já se passaram duas semanas desde que aqui fiz o último post e em que vos disse que iria mudar de casa! Pois bem, já estamos instalados na casa nova, com tudo montado e arrumado, e finalmente temos internet :P  Por todos estes contratempos, vi-me forçada a parar durante uns dias as publicações por aqui...mas ainda bem que já está tudo a voltar à normalidade porque tinha tantaassss saudades que nem imaginam ;)
Mudei-me para uma zona diferente de Londres, para um novo bairro e uma nova casinha e estou a adorar tudo isto por aqui! :)  Uma nova cozinha, com um novo fogão e forno, de onde têm saído muitos petisquinhos que, a seu tempo, vos serão todos mostrados ;)  E, a melhor notícia de sempre, é que marcámos finalmente a nossa primeira ida a Portugal!!!! Seis meses se passaram desde que embarcámos nesta nova aventura de viver longe da família e dos amigos para adotar, como nossa casa, estas terras de Sua Majestade :P  E agora, pela primeira vez, vamos finalmente regressar a casa para uma semaninha de férias, que se avizinha curta e maravilhosa certamente ;)  Estamos em pulgas e cheios de saudades e desejosos de passar a quadra natalícia na nossa terra e junto de todos aqueles que mais amamos! E por isso, nada mais indicado para um novo arranque do blog depois destas "férias" do que um maravilhoso pica-pau, bem tradicional e português: um dos nossos petiscos de eleição aqui por casa, hoje feito com um toque diferente :)  Espero que gostem e que continuem por aí porque estava cheia de saudades vossas! :)




Ingredientes: 
500 gramas de carne de porco cortada em pequenos pedaços ou tiras (tradicionalmente uso bifanas mas, desta vez, usei bifes do lombo e também ficaram muito bons, suculentos e tenrinhos. Por isso escolham a carne que mais gostarem)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de colorau
Sumo de 1 laranja
2 colheres de chá bem cheias de mostarda em grão, tipo antiga
25 ml de cerveja
2 mãos cheias de azeitonas a gosto (usei uma mistura de pretas e verdes, sem caroço)
1 pedaço de pimento vermelho, cortado em pequenos cubinhos
4 colheres de sopa generosas de pickles
4 colheres de sopa do líquido de conserva dos pickles
Azeite q.b.
1 pedaço de queijo cortado em pequenos cubinhos (usem o da vossa preferência mas, pessoalmente, acho que o queijo fresco é o que fica melhor)
1 dente de alho pequeno, muito bem picado
1 colher de sopa de salsa picada finamente 
 
- Colocar a carne numa taça e temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, o colorau, a cerveja, o sumo de ½ laranja e 1 colher de chá da mostarda em grão. Deixar marinar durante pelo menos 20 a 30 minutos ou, se possível, durante mais tempo.

- Entretanto, colocar também as azeitonas numa outra tacinha, juntamente com o pimento e o queijo, e temperar tudo com um fio generoso de azeite, o dente de alho e salsa. Envolver bem e reservar. 


- Levar ao lume uma frigideira grande, regada apenas com um pequeno fio de azeite. Escorrer bem a carne da marinada e vertê-la na frigideira quente, tendo contudo o cuidado de reservar todo o líquido onde a carne esteve a marinar. Deixar a carne cozinhar durante alguns minutos, até que comece a ganhar cor e apenas uma ligeira caramelização.

- Nessa altura, adicionar o líquido da marinada à frigideira, e acrescentar o líquido dos pickles, o sumo da restante laranja e também a restante mostarda, envolvendo bem. Deixar cozinhar durante cerca de 7 a 10 minutos, em lume brando, até que o molho reduza um pouco e fique bem apurado (se acharem que o molho está muito líquido e pouco consistente, acrescentem uma pitada de farinha para que espesse. Se, pelo contrário, reduzir em demasia, juntem-lhe mais um pouco de sumo de laranja e de cerveja e deixem cozinhar durante mais alguns minutos).

- Desligar o lume e, mesmo antes de servir, polvilhar tudo com os pickles e mistura de azeitonas temperadas. Servir de imediato com muito pão :) 


12 comentários:

  1. Que petisco tão bom!
    Está com um ar mesmo apetitoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa :) É um dos nosso petiscos favoritos cá por casa, uma delícia mesmo :)

      Eliminar
  2. Welcome back! Já estava com saudades tuas - as minhas quintas feiras já nem eram a mesma coisa, e a bem dizer, todos os outros dias porque não te podia chatear :p Que esta casa nova traga só coisas boas e deliciosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu tuas...e de me chateares a cabeça claro :P ;) hehehe
      Os meus dias nunca são os mesmos sem isso ;)

      Eliminar
  3. Parabéns pela nova casa!! :)
    Não sei como consegues tanto tempo sem ir a Portugal... és uma verdadeira heroína!!
    Pica-pau é mesmo o meu petisco de eleição, acreditas? Também faço algumas vezes, mas nunca adiciono queijo, fiquei curiosa e com desejos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, já tinha saudades tuas ;)
      É claro que acredito que pica-pau é o teu petisco de eleição...é tãoooo bom!! Quem é que resiste?! ;) hehe Na maior parte das vezes também faço a versão tradicional, mas às vezes dá-me para estas "inovações" e posso dizer-te que esta versão ficou uma delícia :D
      Ahhh..e a propósito...qual heroína qual quê!! ;) O que tem de ser é mais forte... mas agora vamos desfrutar todos os minutos de todos os dias que lá estivermos ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Não fazia ideia de que havia um prato assim chamado, mas é extremamente giro :P Por favor diz-me que faz barulhos de pica-pau! :P
    (vou fingir que não achei que era mesmo carne de pica-pau)
    Bem vinda de voltaaaa :D Espero que tenha corrido muito bem (ultimamente tu é só mudanças! :P)
    Que passe rápido o tempo para poderes vir cá ;)
    Pratinhos como este ajudam o tempo a passar :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não fazias ideia que existia um prato com este nome??!! Isso significa que nunca comeste?!! Oh meu deus, vai imediatamente colmatar essa tua grandeeeeee falha :P ahahahah
      Pica-pau é um dos petiscos mais tipicamente portugueses e existe de norte a sul do país. Nunca conheci ninguém que não conheça este pratinho (tu surpreendes-me sempre :P hehehe). Garanto-te que é uma verdadeira maravilha e até te vou deixar esperar mais uns meses para o provar...porque, no verão, de preferência numa esplanadinha ou em qualquer sítio ao ar livre, sabe ainda melhor ;)

      Eliminar