domingo, 16 de novembro de 2014

Vanilla, Lemongrass and Poppy Seeds Cupcakes


Hoje o blog A Cozinha da Ovelha Negra completa o seu primeiro ano de existência!!! :D
Quem me segue por esta blogosfera, sabe bem o carinho que tenho pela sua autora, a Teresa, a minha grande companheira de aventuras no "Há vida para além da massa de atum". Eu não conheço a Tekas pessoalmente... mas somos ET's mais que assumidas (certo Tekas Maria?! :P hehehe)!!! Por vezes, até eu própria fico confusa...será que não somos amigas de longa data que apenas as circunstâncias separaram por uma distância física?! ;)  Amizades à parte, a Tekas é uma cozinheira fantástica e apaixonada, com um blog repleto de iguarias, de sugestões tanto decandentes como extremamente saudáveis, e de fotos de fazerem crescer água na boca a qualquer um :P  E ela merece uma visita lá pelo seu cantinho, não só hoje, mas todos os dias...mas pronto, hoje especialmente :D  Por isso, passem por lá por favor que tenho a certeza que não se vão arrepender...e ela vai ficar toda contente ;) hehe  E, se tiverem facebook, e não for pedir muito, uns Gostos novos lá pela sua página são sempre bem-vindos :)  
Parabéns Ovelha Negra!!! :D   Hoje este post é especialmente dedicado a ti e ao teu fantástico blog!! :D  Que continues sempre assim, a encher-nos os dias com sugestões deliciosas (e a massacrar-me a cabeça sempre que possível :P ahahah). Não te trago um bolo para festejar, que só um não chegava ;)  Por isso trago-te muitos bolinhos para esta tua mesa de festa! Uns cupcakes bem simples mas, ao mesmo tempo, bem diferentes :)  Como tu e o teu blog ;)  
Vanilla, Lemongrass and Poppy Seeds Cupcakes...que é como quem diz, Cupcakes de Baunilha, Erva-Limão e Sementes de Papoila ;)



Ingredientes (para 6 cupcakes grandes ou cerca de 10 dos mais pequenos): 
110 gramas de manteiga à temperatura ambiente
110 gramas de açúcar
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher de chá de extrato de baunilha
110 gramas de farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de poppy seeds (sementes de papoila)
1 lemongrass (em alternativa, se não tiverem ou não encontrarem talos de lemongrass fresco, podem substituir por uma colher de café de lemongrass em pó)


- Numa picadora ou com uma faca, triturar muito bem o lemongrass até estar completamente desfeito, em pedaços bem pequeninos, como se fosse uma espécie de areia. Reservar. 

- Bater bem a manteiga com o açúcar, até este estar bem desfeito e incorporado na manteiga, que deverá adquirir uma cor ligeiramente mais esbranquiçada. 

- Juntar depois os ovos, lentamente, em fio, sem nunca parar de bater. Acrescentar a baunilha.


- Aos poucos, ir incorporando a farinha e adicionar de seguida o leite, misturando bem, para que o preparado adquira uma consistência mais líquida e cremosa. 

- Por fim, juntar o lemongrass e as poppy seeds, incorporar, e verter esta massa em forminhas de cupcakes, levando-as ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 15 minutos, até que os bolos estejam cozidos. 


10 comentários:

  1. Oh Vânia, obrigada pelas tuas palavras! É tão bom lê-las (vou andar o dia todo inchada, mas a sentir-me bem). É de facto uma relação estranha esta a nossa, que à distância, primiro da Figueira, depois de Londres, funciona tão bem e tão simbiótica faz-me duvidar que numa vida passada fomos irmãs ou coisa do género!
    Obrigada também por esta receita, que estou aqui com ânsias por não ter lemon grass para a poder experimentar - mas fundamentalmente porque associas bolos vários e diferentes a mim - porque é mesmo isso que eu acho que sou ;) Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rebentaste com tanto inchaço?! :D hehehehehehehe
      Muitos beijinhos e espero que tenhas festejado em grande este aniversário ;)

      Eliminar
  2. Adoro esta receita ;) gosto imenso do visual que as sementes de papoila dão aos bolos e adorei a combinação de sabores! E uma homenagem muito bonita à Ovelha Negra ;)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Inês :D Também adoro as sementes de papoila e o toque giríssimo que dão aos docinhos ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  3. Ficaram muito bonitos e aposto que bem saborosos! Julgo que cá o mais parecido é o Chá príncipe, por acaso tenho e adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel :)
      O chá princípe é diferente, mas também delicioso :) O lemongrass aí normalmente chama-se erva limão ou também erva príncipe... existe, mas não é muito fácil de encontrar. Quando estava em Portugal costumava usá-lo, mas em pó. Comprava-o em frasquinhos no Lidl (quando existiam aquelas semanas dedicadas a comidas do Mundo, normalmente encontrava esta especiaria que, quando moída, parece alho em pó com cheirinho a limão :P ). Confesso que o fresco nunca consegui encontrar em Portugal mas certamente que também deve existir...aqui por Londres é realmente muito fácil de encontrar e não passo sem esta especiaria na minha despensa ;) Usei-a agora pela primeira vez em doces mas, para mim, é indispensável para qualquer comida de estilo oriental :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que cor linda, tão amarelo, que bons.
    Têm ar de muffins que eu gosto tanto, perfeitos e levo a receita:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :D
      Espero que experimentes e, acima de tudo, que gostes ;) São mesmo daqueles bolinhos bem simples mas bem saborosos, com um toque diferente e um interior bem fofinho :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Pensava que se conheciam pessoalmente! Realmente é engraçado, identificarem-se tanto uma com outra por meio do blog :) É mesmo giro!
    O inglês subiu-te à cabeça, rapariga :P
    Que batedeira gira! A minha está toda podre, quando a uso durante muito tempo aquece imenso e começa a bater mais devagar hahaha... Foi um tio que deu à minha mãe há uns vinte e tal anos! Está mesmo desatualizada... :P E tem uma coisa mesmo gira tipo portinha que se abre e tem uma coisa a rodar que me magoa o braço de cada vez que me esqueço de a fechar :P Também a uso quase diariamente para fazer fluff, coitada...
    Adoro esses pequenos altinhos nos cupcakes com um bocado de massa mais clarinha dentro! :D
    E escreveste cupcakes e não muffins, estou satisfeita :P hahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A blogosfera tem coisas destas :P hehe
      E eu sabia que ias gostar que escrevesse cupcakes tinha a certezinha :D ahahahah

      Eliminar