terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Almôndegas em espetadas de lemongrass


Mais uma receita de almôndegas! :) hehehe  Aqui não passamos um único mês sem comer estas bolinhas de carne (arriscava-me a dizer uma semana mas estaria a exagerar, não comemos assim taaaantas vezes :p hehe). Esta receitinha não tem nada de complicado mas torna-se, por sí só, bem diferente do habitual! E é mais uma ideia para utilizarem a carne picada que tiverem aí por casa! 
Um "twist" bem simples, mas que faz toda a diferença, numas espetadinhas de almôndegas e especiarias :)  Uma refeiçãozinha leve, mas com muito sabor e um aroma fantástico!



Ingredientes para 2 pessoas: 
Cerca de 350 a 400 gramas de carne de porco picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de café de caril em pó
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de paprika
1 colher de chá de raspa de limão
4 talos de lemongrass fresco



- Colocar a carne picada numa taça e temperá-la com o sal e pimenta, os cominhos, o alho em pó, o caril, a paprika e a raspa de limão, utilizando as mãos para envolver bem toda a carne nestes temperos, formando depois 12 almôndegas. Levá-las ao frigorífico durante pelo menos uma hora ou, se não tiverem tempo, disponham-nas num tabuleiro ou tupperware e levem-nas ao congelador durante cerca de 20 minutos.


- Retirar a folha exterior de cada um dos talos de lemongrass e lavá-los bem. Tirar as almôndegas do frio e, com cuidado, colocá-las, três a três, nos “espetos” de lemongrass, como se de espetos de madeira se tratassem, formando quatro espetadinhas. 


- Dispô-las num tabuleiro e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos, ou até as almôndegas estarem bem cozinhadas e douradinhas (mas tenham atenção para que não fiquem demasiado secas no interior), virando-as pelo menos uma vez ao longo do seu tempo de cozedura.


- Servir as espetadinhas acompanhadas com um arroz simples apenas temperado com uma pitada de açafrão.

8 comentários:

  1. Mesmo, há muito que já não via receitas de almôndegas por aqui ;) Sempre inspiradoras! O meu desafio é recriá-las, mas com feijão, e em modo espetada ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmmm...adoro almondegas de feijão (e hambúrgueres...e outras coisas tais :P hehe). Recria lá isso tudo e depois mostra à gente para salivarmos um bocadinho ;)

      Eliminar
  2. Adoro almondegas amiga, e assim espetadas bem temperadinhas com lemongrass certamente ficaram mais do que especiais. A cor está linda, deu água na boca. Perfeitas.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Humm gostei dessas almondegas em espetos.
    Ficou mesmo delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    PS- Esta a decorrer um passatempo no meu blogue. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha :)
      Já vi o teu passatempo e vou tentar participar ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Por acaso não tenho feito almôndegas, mas isso vai ter de mudar ;)
    Tenho a certeza de que essas especiarias tornam o prato muito melhor e mais saboroso! Que delícia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste tu mesmo que escreveste este post Avelã?? Tens a certeza??!! Só duas linhas e sem quaisquer considerações adicionais?! :P hehehehehehehehehe :D

      Eliminar