quinta-feira, 23 de abril de 2015

"Há vida para além da massa de atum #50" - Tarte Folhada de Sardinha // Sardine Tart


Tenho sempre latas de atum por casa porque dão sempre jeito e são ótimas para desenrascar sempre uma refeição. Mas a verdade é que não sou grande fã de atum enlatado...porém a história é outra no que toca a sardinhas enlatadas! Adoro! E são tão baratas que, muito sinceramente, existem poucas coisas tão económicas, versáteis e cheias de sabor para elaborar refeições rápidas e equilibradas! Desde entradas para grandes jantares, petiscos para mesas de festa ou verdadeiras refeições principais, as sardinhas enlatadas são, para mim, das melhores opções existentes à face da terra se tivermos em conta a relação preço/qualidade. Aqui por casa, raramente falham algumas latinhas pela despensa e, normalmente, saem pães achatados ou tartes como esta, que são sempre muito apreciadas! Variam-se as bases e utilizam-se os ingredientes e vegetais que se tiverem à mão...mas as sardinhas em lata (e os ovos!), essas nunca falham :D
Nada melhor para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" do que uma refeição tão prática como esta :)





Ingredientes: 
1 placa de massa folhada
2 tomates médios
1 cebola roxa cortada em rodelas
½ pimento cortado em tiras
2 latas de sardinha em conserva (usei uma lata de sardinha de conserva em água e outra em polpa de tomate mas usem aquelas que preferirem)
5 fatias de salame, cortado grosseiramente
Azeite e vinagre balsâmico q.b.
Sementes de sésamo para polvilhar
2 ovos

- Estender a placa de massa folhada e colocá-la num tabuleiro. Depois, basta dispor por cima dela, de forma totalmente aleatória, os tomates, o pimento, o salame, a cebola e as sardinhas grosseiramente desfeitas com um garfo. Regar tudo com um fio generoso de azeite e outro de vinagre balsâmico e polvilhar com algumas sementes de sésamo.

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 15 minutos. Quando a massa folhada estiver praticamente cozinhada (tiver empolado ligeiramente nos lados e tiver uma cor já ligeiramente douradinha), retirar o tabuleiro do forno e abrir os ovos em cima da tarte. Voltar a colocar no forno por mais 3 a 4 minutos, para que os ovos cozinhem mas a gema ainda se mantenha um pouco líquida.

- Salpicar com mais algumas gotas de balsâmico e servir a tarte com uma bela salada. E, se forem bem gulosos como eu (sim, porque a gula não é só para coisas doces :P ), disponham ainda por cima da tarte, mesmo antes de servir, umas fatias de salmão fumado. 


12 comentários:

  1. Que aspecto original, tal como a combinação!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Daniel, é uma delícia, faço imensas vezes aqui por casa e é sempre um petisco/refeição adorado :)

      Eliminar
  2. Olha amiga, fiquei intrigada com o título do post, mas depois de ver essas fotos, fiquei tentada em fazer essa tarte!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devias experimentar mesmo querida Mary :)
      Nem toda a gente é fã de sardinha em lata mas, se gostares, posso-te garantir que vais adorar esta tarte, fica maravilhosa! Aqui por casa faço imensas vezes, ou com base de massa folhada tal como esta, ou com base de pão achatado, e fica sempre uma maravilha, adoramos! :)
      beijinhos *

      Eliminar
  3. Já fiz pizza de sardinha e gostei, esta tarte parece-me bem deliciosa
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É rara a semana que faltam latinhas de sardinha aqui pela despensa São :) Em bases de massa folhada, de pão achatado ou de pizza, adoramos tudo! :)

      Eliminar
  4. Ficou com óptimo aspecto e bem original.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/strogonoff-de-almondegas.html

    ResponderEliminar
  5. Sempre gostei bastante de atum em lata, acho que fica bom em quase tudo (desde que esteja frio). Sardinhas em lata, pelo contrário, só provei recentemente, mas gosto! Dá para desenrascar um pequeno-almoço rápido, dá imenso jeito :)
    Essa tua tarte, com uns já caraterísticos ovos, está de fazer inveja a qualquer outra tarte folhada! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!! :D
      Confesso que aqui por casa é raro não existirem umas sardinhas em lata pela despensa, para desenrascarem refeições como esta que tanto adoramos! Mas para desenrascar pequenos almoços, isso é novidade para mim!! :D hehehe

      Eliminar