sábado, 2 de abril de 2016

Salteado de carne de vaca, camarões e vegetais // Steak, Prawns & Veggies Stir-fry


Aqui por casa adoramos refeições assim: salteados simples e rápidos, mas bem deliciosos, cheios de vegetais frescos e crocantes, a contrastar com uma qualquer carne ou marisco (ou mesmo ambos!) e um molho saboroso, sem truques! Acho que já repararam nisso pela quantidade de receitas de "salteados" que por aqui existem :D hehe
Para mim são a opção ideal, quer seja para uma refeição rápida a meio de uma semana de trabalho, quer seja para um jantar que se quer um tanto um quanto especial durante o fim de semana! :)  




Ingredientes:
1 bife de vaca, ligeiramente alto, bom para grelhar
1 mão bem cheia de camarões cozinhados e descascados
1 pedaço de pimento cortado em tiras finas
1 cebola cortada grosseiramente
Raminhos de brócolos q.b.
Algumas tiras de feijão verde
1 cenoura grande cortada em palitos grosseiros
1 mão bem cheia de rebentos de soja
2 colheres de sopa de molho de soja
1/2 dente de alho ralado
1 pequena pitada de gengibre em pó
1 pequena pitada de lemongrass em pó
Sal e pimenta q.b.
Óleo ou azeite q.b.
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa rasa de ketchup



- Temperar o bife com sal e pimenta e grelhá-lo. Quando estiver quase no ponto que mais gostarem, retirar para um prato ou tábua, cobrir bem com papel de alumínio e deixar repousar antes de fatiar. Reservar.

- Entretanto, levar ao lume uma wok regada com um pequeno fio de óleo (ou azeite). Adicionar a cebola e as tiras de pimento e saltear por dois minutos até que a cebola comece a ficar translúcida. Nessa altura, juntar os restantes vegetais, exceto os rebentos de soja, temperar com uma pitada de pimenta, e deixar saltear por mais 4 minutos, abanando a wok de vez em quando. Por último, adicionar então os rebentos de soja e envolver delicadamente nos restantes vegetais.



- À parte, numa pequena taça, misturar o molho de soja com o ketchup e o mel, e adicionar o alho, o gengibre e o lemongrass. Verter este líquido na wok e, rápida e delicadamente, envolver bem os vegetais nele, assim como os camarões. Deixar ferver por um ou dois minutos, desligar e servir de imediato com o bife fatiado. 

2 comentários: