sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pesto de brócolos, manjericão e amendoins


Sou uma verdadeira apaixonada por cozinha! E defendo profundamente que devemos tentar, sempre que possível, fazer as coisas que comemos "de raíz". Sigo e defendo o mais que consigo este meu princípio de "comida caseira". Existem contudo (como tudo na vida) algumas exceções na minha lista! A massa folhada é uma delas, por exemplo (a vida é demasiado curta para fazer massa folhada, a sério...mas, ainda assim, está na minha lista de coisas a experimentar porque sou culinariamente teimosa e sei que a vou ter de fazer pelo menos uma vez na vida). Desde que vim para Inglaterra, curiosamente, os wraps/tortilhas passaram também a fazer parte desta lista: em Portugal, fazia imensas vezes wraps caseiros mas, muito sinceramente, aqui por estas bandas, os pacotes de wraps são tão baratos e a variedade é tanta (normais, com especiarias, com ervas aromáticas, integrais, para pessoas intolerantes a isto e aquilo, sem gordura, etc, etc, etc...) que rapidamente me apercebi que o dinheiro que gasto nos ingredientes e o tempo que demoro a prepará-los realmente não compensa...e, com esse tempo e esse dinheiro, posso fazer outras coisas fantásticas na cozinha para os rechear ;) hehe  E tudo isto para dizer que o Pesto está também nesta minha lista. É verdade! Não gritem comigo por favor, defensores do pesto caseiro ;) E não me interpretem mal...gosto de pesto caseiro, já o fiz algumas vezes e certamente tornarei a fazer, não dá realmente muito trabalho mas........ é mesmo daquelas coisas que gosto de comprar! Tenho experimentado várias marcas e diferentes qualidades, gostado mais de uns do que de outros, mas o facto é que normalmente aqueles frasquinhos já feitos são tão bons, baratos e aguentam-se tanto tempo no frigorífico que acabaram por entrar nesta minha lista de "a vida é demasiado curta para passar tempo na cozinha a fazer..." :D hehehe  Mas, como digo, um dia não são dias e, de vez em quando, lá vou eu para a cozinha experimentar fazer coisas desta lista! Mas, se é para fazer, então que sejam diferentes. Como este: um pesto de brócolos, combinado com amendoins e com o toque refrescante do manjericão e da lima!



Ingredientes: 
3 raminhos grandes de brócolos
1 mão (não muito cheia) de folhas de manjericão fresco
2 colheres de sopa de amendoins (usei amendoins com sal tostados no forno, mas podem usar quaisquer uns da vossa preferência)
1 mão bem cheia de queijo ralado da vossa preferência
Sal e pimenta q.b.
4 colheres de sopa de água (ou caldo de legumes)
1 dente de alho
Sumo de ½ lima
Azeite q.b. 


- Colocar todos os ingredientes num almofariz ou, em alternativa, numa misturadora, picadora ou robot de cozinha, exceto o azeite e o sumo de lima. Triturar um pouco até que comecem a ficar desfeitos e a formar uma pasta. Aos poucos, ir juntando o azeite e continuando a triturar sempre, até que o pesto adquira uma consistência cremosa, que seja do vosso agrado. Por fim, adicionar o sumo de lima, envolver bem, retificar os temperos e está pronto a usar nos mais variados pratos. 

Podem simplesmente adicioná-lo a uma massa cozinhada e bem quente, envolver tudo muito bem, e terminar com um pouco de requeijão ou cottage cheese. Basta isso para uma refeição simples, saborosa e cheia de sabor :) 


 

6 comentários:

  1. Hmm que coisa boa!
    Estou contigo nesta, a vida é demasiado curta para nos perdermos em coisas que se compram fora a preços acessíveis e com qualidade. Eu não gosto de massa folhada, mas sei que um dia a irei fazer em casa, sem sombra de dúvidas.
    Não gosto dos puritanos da cozinha! Para mim, cozinhar tem de ser intuitivo, com o que queremos e de acordo com a nossa disposição, sem pressões ou cedências a modas - pronto lá está, eu sou a Ovelha Negra por isso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se calhar, eu também tenho um bocado (grande) de ovelha negra ;) hehe

      Eliminar
  2. Olá,

    Gosto tanto de massa... Nunca fiz pesto de brócolos mas pelo aspecto maravilhoso que ficou a tua tenho que experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha :) E se experimentares, depois diz-me o que achaste ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Gostei desta receita, mas para um bom Pesto e conveniente a utilização de um morteiro, podem usar um Mixer, mas ter o cuidado para não aquecer (derivado a rotação), pois o Pesto e um molho que se serve frio e a textura feito com um Mixer e diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão José! Tal como disse no meu post, o pesto deve ser feito no almofariz e só numa misturadora, em alternativa, para quem não tiver um :)
      Beijinhos

      Eliminar