terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bife grelhado com batatas no forno e tomates assados


Juro que não sei em que estação do ano estou. Tanto me parece, por vezes, um verão passado num qualquer destino tórrido, como um inverno no seu estado mais puro...e, na maior parte dos dias, uma tímida primavera ou um brincalhão e inconstante outono. Como tal, no que toca a cozinhar e a comer, fico-me, normalmente, pelo meio termo. E a sugestão que hoje vos deixo é precisamente uma dessas...de meio-termo. Simples mas deliciosa, ideal para dias que "não são carne nem são peixe", como se costuma dizer :)  Mas, confesso...eu adoro estes "meios-termos" ;)



Ingredientes para 2 pessoas:
1 bife grande, ao vosso gosto, bom para grelhar (utilizei skirt beef)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de molho inglês
Azeite q.b.
2 batatas brancas médias (para assar)
2 batatas-doces médias
6 tomates pequenos, de preferência tomates de rama


- Temperar a carne com uma pitada de sal e pimenta, o molho inglês e um fio de azeite. Deixar marinar, durante 30 minutos a uma hora, de preferência.

- Lavar bem as batatas com a casca e cortá-las em gomos. Com a ajuda de um pano limpo ou de papel de cozinha absorvente, retirar bem o excesso de humidade das batatas. Temperá-las com uma pitada de sal e regá-las com um pequeno fio de azeite, envolvendo bem. Dispor as batatas num tabuleiro, de forma a que formem apenas uma camada sem estarem sobrepostas, e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos, no mínimo, ou até que as batatas estejam cozinhadas e com uma camada exterior bem dourada. Nessa altura, desligar o forno, abrir um pouco a porta e deixar que as batatas repousem durante cerca de 5 minutos, antes de retirar o tabuleiro do forno.

- Entretanto, a meio da cozedura das batatas, levar também ao forno um outro tabuleiro pequeno, onde se dispuseram os tomates, apenas polvilhados com uma pitada de sal e regados com um pequeno fio de azeite.

- Grelhar a carne até estar cozinhada a vosso gosto e servi-la fatiada, acompanhada com os gomos de batatas crocantes e com os tomates assados.

Sem comentários:

Enviar um comentário