Podem aromatizar os vossos azeites, vinagres e sal com aquilo que preferirem. Hoje deixo-vos aqui umas sugestões simples, económicas e que fazem sempre sucesso :)
Azeite aromatizado com malagueta, alho e louro
- Para criarem este azeite aromatizado têm de ter à mão, primeiro que tudo, garrafinhas de vidro com tampas metálicas ou rolhas de cortiça. Podem comprá-las ou, melhor ainda, podem reciclá-las, aproveitando garrafas de vidro de Água das Pedras, por exemplo. Quer as comprem ou reciclem, não se esqueçam de as esterilizar, bastando para isso colocá-las na máquina de lavar loiça ou, em alternativa, lavá-las bem com água quente e um pouco de detergente, dispô-las num tabuleiro e levá-las ao forno aquecido a 125ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.
- Coloquem depois, dentro de cada garrafa, um dente de alho sem casca, uma folha de louro e uma malagueta (eu gosto de colocar umas rodelinhas de malagueta cortada e uma malagueta inteira) e, com a ajuda de um funil, encham a garrafa com azeite de boa qualidade, à temperatura ambiente. Podem também optar por fazer o vosso azeite aromatizado infundindo primeiro os sabores ao lume. Para isso, coloquem o azeite num pequeno tachinho, juntamente com a malagueta, o alho e o louro, e levem-no a lume brando até que comece a atingir o ponto de fervura. Nessa altura, reduzam o lume e deixem-no infundir os sabores durante cerca de 10 a 15 minutos. Desliguem e deixem arrefecer alguns minutos antes de o colocarem dentro da garrafa. O azeite fervido permite uma infusão de sabores mais rápida e também mais forte. Se optarem por não o ferver, aconselho-vos a fazerem já os vossos azeites, para que o sabor esteja ótimo e bem apurado quando os oferecerem no dia de natal. Mas, de qualquer uma das formas, garanto-vos que ficam bem saborosos :)
Vinagre de vinho branco com alho e louro
- Este é o vinagre aromatizado mais simples e rápido que pode existir. Coloquem um dente de alho grande e sem casca dentro de cada uma das garrafinhas esterilizadas, bem como uma folha de louro, e encham a garrafa com vinagre de vinho branco.
Vinagre de fruta aromatizado com menta-ananás
- Para um vinagre diferente, experimentem comprar uma plantinha de menta-ananás (quando vivia em Portugal, encontrava facilmente esta erva aromática à venda no Lidl), cortem uns raminhos generosos e coloquem-nos dentro das garrafinhas, enchendo-as depois com vinagre de cidra ou vinagre de fruta.
Sal aromatizado
- Não há nada mais simples e fácil do que aromatizar sal e, na minha opinião, é tão simples e económico, que tem sempre de estar incluído nos cabazes caseiros de natal. Basta que misturem o sal com aquilo que for mais do vosso agrado ou com aquilo que tiverem à mão aí por casa. Para mim, as ervas aromáticas secas são sempre uma excelente opção (orégãos, tomilho, alecrim, etc...) ou então, "fujam" um pouco do tradicional e aromatizem os vossos sais caseiros com uma mistura de cominhos e funcho. Usem uma colher de sopa cheia destas sementes e triturem-nas bem com a ajuda de um almofariz, um robot de cozinha ou colocando-as dentro de um saco hermético bem fechado e desfazendo-as com o rolo da massa. Depois, basta envolver bem estes condimentos no sal e dividi-lo por frasquinhos de vidro ou saquinhos bem fechados (e personalizados :P )
Ficam muito bons!
ResponderEliminarFicam mesmo Raquel, e são uma prendinha de natal ótima :)
EliminarJá fiz sal e azeite aromatizado :) Vinagre não, mas já cheguei a usar um que comprei (mas não gostei muito, sabia a uma bolonhesa de soja estranha que tinha provado antes.).
ResponderEliminarEssas sugestões parecem muito boas :) Perfeitas para um cabaz :)
Daí a sugestão para o fazeres em casa Avelã ;) Assim aromatizas com aquilo que queres e gostas e não corres o risco de ter aí por casa vinagres de bolonhesas de soja estragada :P ahahah
Eliminar