terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sugestões natalícias #3 - Azeite, vinagre e sal aromatizado

Se há produtos caseiros que raramente falham nos cabazes de natal produzidos aqui por casa são os azeites, vinagres e sais aromatizados. São super simples, práticos e rápidos de preparar e, na minha opinião, completam de forma perfeita qualquer cabaz de natal! São produtos que todos nós usamos e, como tal, todos gostamos de ter pelas nossas cozinhas! E, para além disso, podem ser feitos (e devem até!!) com bastante tempo de avanço e serem guardados até ao dia de os oferecerem!
Podem aromatizar os vossos azeites, vinagres e sal com aquilo que preferirem. Hoje deixo-vos aqui umas sugestões simples, económicas e que fazem sempre sucesso :)

Azeite aromatizado com malagueta, alho e louro


- Para criarem este azeite aromatizado têm de ter à mão, primeiro que tudo, garrafinhas de vidro com tampas metálicas ou rolhas de cortiça. Podem comprá-las ou, melhor ainda, podem reciclá-las, aproveitando garrafas de vidro de Água das Pedras, por exemplo. Quer as comprem ou reciclem, não se esqueçam de as esterilizar, bastando para isso colocá-las na máquina de lavar loiça ou, em alternativa, lavá-las bem com água quente e um pouco de detergente, dispô-las num tabuleiro e levá-las ao forno aquecido a 125ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.
- Coloquem depois, dentro de cada garrafa, um dente de alho sem casca, uma folha de louro e uma malagueta (eu gosto de colocar umas rodelinhas de malagueta cortada e uma malagueta inteira) e, com a ajuda de um funil, encham a garrafa com azeite de boa qualidade, à temperatura ambiente. Podem também optar por fazer o vosso azeite aromatizado infundindo primeiro os sabores ao lume. Para isso, coloquem o azeite num pequeno tachinho, juntamente com a malagueta, o alho e o louro, e levem-no a lume brando até que comece a atingir o ponto de fervura. Nessa altura, reduzam o lume e deixem-no infundir os sabores durante cerca de 10 a 15 minutos. Desliguem e deixem arrefecer alguns minutos antes de o colocarem dentro da garrafa. O azeite fervido permite uma infusão de sabores mais rápida e também mais forte. Se optarem por não o ferver, aconselho-vos a fazerem já os vossos azeites, para que o sabor esteja ótimo e bem apurado quando os oferecerem no dia de natal. Mas, de qualquer uma das formas, garanto-vos que ficam bem saborosos :)


Vinagre de vinho branco com alho e louro



- Este é o vinagre aromatizado mais simples e rápido que pode existir. Coloquem um dente de alho grande e sem casca dentro de cada uma das garrafinhas esterilizadas, bem como uma folha de louro, e encham a garrafa com vinagre de vinho branco.

Vinagre de fruta aromatizado com menta-ananás



- Para um vinagre diferente, experimentem comprar uma plantinha de menta-ananás (quando vivia em Portugal, encontrava facilmente esta erva aromática à venda no Lidl), cortem uns raminhos generosos e coloquem-nos dentro das garrafinhas, enchendo-as depois com vinagre de cidra ou vinagre de fruta.

Sal aromatizado



- Não há nada mais simples e fácil do que aromatizar sal e, na minha opinião, é tão simples e económico, que tem sempre de estar incluído nos cabazes caseiros de natal. Basta que misturem o sal com aquilo que for mais do vosso agrado ou com aquilo que tiverem à mão aí por casa. Para mim, as ervas aromáticas secas são sempre uma excelente opção (orégãos, tomilho, alecrim, etc...) ou então, "fujam" um pouco do tradicional e aromatizem os vossos sais caseiros com uma mistura de cominhos e funcho. Usem uma colher de sopa cheia destas sementes e triturem-nas bem com a ajuda de um almofariz, um robot de cozinha ou colocando-as dentro de um saco hermético bem fechado e desfazendo-as com o rolo da massa. Depois, basta envolver bem estes condimentos no sal e dividi-lo por frasquinhos de vidro ou saquinhos bem fechados (e personalizados :P )

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Ficam mesmo Raquel, e são uma prendinha de natal ótima :)

      Eliminar
  2. Já fiz sal e azeite aromatizado :) Vinagre não, mas já cheguei a usar um que comprei (mas não gostei muito, sabia a uma bolonhesa de soja estranha que tinha provado antes.).
    Essas sugestões parecem muito boas :) Perfeitas para um cabaz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí a sugestão para o fazeres em casa Avelã ;) Assim aromatizas com aquilo que queres e gostas e não corres o risco de ter aí por casa vinagres de bolonhesas de soja estragada :P ahahah

      Eliminar