Por vezes acontece-nos (e sei que acontece sempre a alguns porque a mim já me aconteceu várias vezes) ficarmos entusiasmados com esta quadra natalícia e com os produtos caseiros que podemos fazer para oferecer à nossa família e amigos! As ideias surgem de todo o lado e vimos produtos tão giros e com tão bom aspeto que queremos experimentar praticamente tudo. Então começamos a fazer várias coisas e vamos enchendo, várias semanas antes do Natal, as prateleiras lá de casa. Começam a surgir compotas e geleias, bolachinhas, azeites e sais aromatizados, misturas para isto e para aquilo, guloseimas, conservas, etc, etc, etc... Uns dias antes do Natal, decidimos finalmente retirar tudo das prateleiras e começar a "montar" finalmente os cabazes que vamos oferecer a cada uma das pessoas. E começam a surgir as dúvidas: o que é que ponho neste cabaz? O que é que combina na perfeição com este azeite para oferecer a esta pessoa? Como posso tornar este meu cabaz de produtos caseiros ainda mais personalizado?
Bem, se isto também vos acontece, hoje deixo-vos então uma sugestão para um cabaz completo que é um verdadeiro mimo e uma verdadeira delícia! :) Acho que todos temos pelo menos uma pessoa na família, ou um qualquer amigo, que adora queijo (eu, eu, eu!!!). Se assim for, esta é, a meu ver, uma ótima prendinha para esse "cheese lover" :D
Comprem uma pequena tábua de madeira, juntem-lhe um bonito ramequim e, claro, um belo queijo (de preferência algo um pouco mais forte, para contrastar com a doçura da compota). Por fim, dêem o vosso toque caseiro e pessoal com uma das vossas fantásticas compotas feitas aí por casa, como esta de Frutos do Bosque que adoro e que acho que cai maravilhosamente bem em qualquer tábua de queijos!! Podem ainda juntar-lhe um frasquinho de tomilho seco, por exemplo, cuja "receita" super simples podem encontrar neste post aqui. E txarannn: mais uma prenda de Natal prontinha a ir para debaixo da árvore!! :D
Ingredientes:
Frutos do bosque (uma mistura fresca ou
congelada)
Cerca de ¾ do peso da fruta em açúcar
- Num tacho, juntar os frutos do bosque e o açúcar,
envolvendo bem. Adicionar a metade do limão e levar ao lume, primeiro em lume
médio até que levante fervura e ferva durante cerca de 4 a 5 minutos. Depois de
ferver, colocar o lume no mínimo e deixar cozinhar por cerca de 40 a 45
minutos, até que a compota adquira a consistência desejada (a compota está
pronta para ser enfrascada quando atingir o “ponto de estrada”, ou seja,
quando colocarem um pouco do doce na parte de trás de uma colher de pau e, ao
passarem com o dedo pelo meio, a compota não se volte a unir). Se, por acaso,
acharem que a compota está a ficar demasiado espessa, vão-lhe juntando algumas
colheres de água ao longo da cozedura; se, pelo contrário, estiver muito
líquida, acrescentem mais uma pitada de açúcar e deixem-na ao lume por mais
tempo para que espesse.
- Quando estiver pronta, retirar o limão e triturá-la
ligeiramente com a varinha mágica. Verter a compota ainda quente num frasco
quente e esterilizado, fechá-lo bem e virá-lo ao contrário durante cerca de 30
minutos.
Gostei da sugestão
ResponderEliminarObrigada Marisa!
EliminarGosto bastante de queijo - acho que vem da minha avó. Se a puseres num espaço fechado com uma bola de queijo daquelas com uma película cor-de-rosa... Ui! Hahaha :)
ResponderEliminarOs ramequins são TÃO adoráveis :)
Este ano andei a embrulhar presentes ainda no dia 24 (fartei-me da gente super lenta que embrulha os presentes nos supermercado :P ). É um bocado apertado, mas eu gosto da adrenalina hahaha Ainda por cima a minha capacidade para embrulhar presentes melhorou significativamente, já não parecem almofadas nem nada ;)
Cheese lover soa a macdonalds :P
A compota parece mesmo boa :)
Os ramaquins são mesmooooooo adoráveis e são made in Portugal ;)
Eliminar