terça-feira, 1 de julho de 2014

Salmão grelhado com iogurte e ervas em cama de salada de arroz - "Dia Um...na Cozinha"


O meu pai tem quatro filhos: eu, os meus dois irmãos...e a pesca ;) hehe  Sempre tive peixe fresquinho em casa, bem como polvo, lulas, chocos e todas essas coisinhas boas saídas diretamente da água ;)  Por isso, como devem imaginar, quando vi que o Peixe era o rei do desfile deste mês de julho do fantástico "Dia Um...na Cozinha", fiquei obviamente toda contente, uma vez que é simplesmente um dos meus ingredientes de eleição! :)  Porém, há já dois meses que deixei a minha terrinha à beira-mar plantada e vim viver para Londres! E, se em Portugal, já não achava o preço do peixe propriamente muito simpático, então aqui nem se fala (já o disse aqui no blog mais do que uma vez e volto a dizê-lo: acho que vou ter de fazer um estudo intensivo, que originará uma tese ou algo do género, sobre o facto de um país totalmente rodeado por mar, colocar o peixe à venda por preços ridiculamente elevados...mas passando à frente disso...por agora)... Para além disso, eu sou aquele tipo de pessoa que come praticamente todo o peixe e mais algum, feito de todas as formas e feitios :)  Mas o homem aqui de casa não morre mesmo nada de amores por este fantástico ingrediente! E, por isso, para que se consiga comer peixe por aqui, tenho sempre de comprar aqueles que mais lhe agradam e fazê-los de alguma forma assim um pouquinho mais diferente e original, por assim dizer (nada de cozidos, assados e coisas assim básicas - e deliciosas- com verdadeiro sabor a peixe ;) hehe)... O salmão é contudo daqueles peixes que traz consenso aqui por casa! E também é dos peixes que mais promoções consigo encontrar por aqui...por isso, há cerca de duas semanas, quando vi este peixe a metade do preço, comprei logo 2 quilos, arranjei-o, cortei-o em fabulosos lombinhos e congelei-o hehe. E aproveitei de imediato para fazer esta receitinha para que não falhasse a minha presença neste evento mensal :)  Aqui fica então a minha sugestão de um salmão grelhado, bem simples mas bem saboroso, marinado em iogurte, com uma salada bem fresca de arroz...uma refeição ideal para o verão :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 lombos de salmão sem espinhas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de iogurte grego
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de alho em pó ou 1 dente de alho médio bem picadinho
1 mão cheia de ervas aromáticas frescas (usei cebolinho, salsa e manjericão)
2 tomates médios cortados em pedaços
½ pepino sem sementes, cortado em meias-luas
2 spring onions cortadas finamente
1 cenoura grande ralada
2 chávenas de arroz cozido (o ideal é usar sobras de arroz ou cozê-lo com alguma antecedência)


- Colocar numa taça os lombos de salmão, temperá-los com uma pitada de sal e pimenta, regá-los com um pequeno fio de azeite, e juntar-lhes o iogurte, o sumo de ½ limão, o alho e as ervas aromáticas bem picadas. Deixar marinar durante pelo menos 20 a 30 minutos. 

- Entretanto, misturar numa saladeira o pepino, o tomate, as spring onions e a cenoura. Acrescentar o arroz e envolver tudo bem. 

- Levar ao lume um grelhador. Quando estiver bem quente, adicionar o salmão e deixar grelhar durante cerca de 4 minutos de cada lado, para que os lombos fiquem com uma camada exterior bem cozinhada e marcada pela grelha, mas com o interior ainda bastante suculento. Retirar e deixar os filetes repousarem cerca de um minuto antes de servir.

- Servir a salada de arroz regada com um fio de azeite e o sumo do restante limão e dispor o filete de salmão por cima. 


34 comentários:

  1. Tão bom! Adoro salmão, e com o toque do molho fresco, que delícia. O teu namorado não sabe o que é bom - pronto já disse :p
    Eu como tanto peixe que quando vou a um sítio em que ou ele é caro ou simplesmente é omitido das refeições, faz-me espécie, começo a entrar em paranóia! Ainda bem que os EUA, os meus primos vivem na costa e gostam e compram de peixe - é logo um alívio para mim não ter de me afundar em doses industriais de carne!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E disseste muito bem Tekas, digo-lhe sempre o mesmo ;) hehe
      Percebo bem isso que dizes da paranóia com a falta de peixe...senti o mesmo nos primeiros dias por aqui mas agora já vou comprando alguma coisa para colmatar a necessidade ;) hehe E com o tempo também vou sabendo melhor onde e o que comprar :)

      Eliminar
  2. Gostei imenso da apresentação e do aspecto, que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do aspecto, deve ficar muito saboroso

    ResponderEliminar
  4. Aqui o peixe é sempre muito caro também, mas achei sua tese bem interessante, nunca havia pensado nisso, como pode Portugal rodeado pelo mar ainda assim, o peixe ser caro. É de se pensar mesmo! Adorei seu prato, salmão é o meu peixe preferido e a salada de arroz ficou fantástica. Bela participação.Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já quando vivia em Portugal achava elevado o preço de algum peixe fresco...mas agora que vivo em Inglaterra acho-o mesmo muito caro. Mas acho que vou realmente aprofundar esta teoria ;) hehe
      Fico muito feliz por teres gostado do meu pratinho Josy, ficou mesmo um prato saboroso :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Amiga: infelizmente pertenço ao "clube" do teu marido. Não morro de amores pelo "bichinho",mas o teu prato ficou lindo!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Márcia?! Ohhh...não sabes o que perdes ;) hehe É o que digo ao homem cá de casa também ;) hehe Mas este pratinho ele rapou-to todinho ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Olá,

    Gosto tanto de salmão. :-)

    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijões,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/dia-01-na-cozinha-desfeita-de-filetes.html

    ResponderEliminar
  7. Vânia, aqui tens um pratinho que podia vir cá para casa. Era muito bem recebido :)
    Gostei muito!
    Um beijo grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Vanda :) Não o posso fazer para tua casa, com muita pena minha, mas podes sempre experimentar :) É fácil e fica mesmo uma delícia, ideal para dias de sol :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Adoro Salmão. O teu ficou com um excelente aspecto, muito tentador. Bela participação. parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Anabela, também eu adoro salmão :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Gosto mesmo muito de salmão e esse lombinho parece que está a chamar pelo meu nome :)

    Vou muitas vezes à Alemanha, em trabalho, e confesso que não sei como é que conseguem viver, sempre a comer frango e carne de porco. Depois quando vêm de férias para este pedaço de paraíso, olham para um peixe inteiro no prato e não sabem o que hão-de fazer com ele :)

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula :)
      E tens toda a razão, também não sei como conseguem viver assim...mas depois vão a Portugal de férias e rendem-se que nem uns perdidos a um bom peixinho fresco, já nem querem outra coisa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Que bom aspeto! Também gosto bastante de salmão :) Tenho ainda a descongelar para o comer hoje à noite (grelhado :P). E de dourada :) E de peixe cozido, também é bom... Mas pronto, vou parar de fazer uma lista de peixes de que gosto (atum, de atum também!!!) - continuando...
    Apesar de gostar, não como muuuito peixe porque 1- cheira mal, 2- é nojento de tocar, 3- é nojento limpar o grelhador, 4-tirar espinhas é chato e 5- é caro :P Os 4 primeiros devem-se obviamente à aparência e textura esquisitóide do peixe cru, e não à minha falta de hábito (claaaro). Não gosto nada de tocar em peixe nem carne não-cozidos, nota-se muito? ;)
    Que sooorte, teres tido polvo, lulas e chocos! Deve ser mesmo giro. A coisa mais parecida com isso que já tive foram caranguejos - e NÃO foi uma boa experiência. Nas férias a casa era pequena e dormia num colchão, com um balde de caranguejos na cozinha. (e eu e a minha irmã a lutar para não ficar à beira da porta :P)
    Uma altura alguém deixou cair o balde, apanharam-se todos os caranguejos e faltava um! (agora que penso nisso, porque é que raio é que alguém se deu ao trabalho de contar os caranguejos antes? :P) Tive a pior noite de sono da minha vida até a minha avó se lembrar no dia seguinte de o ter esborrachado com a vassoura.
    Resumindo: Tem muito bom aspeto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo: adorei a tua história :D ahahah
      Teres uma dissertação sobre peixe com o homem que aqui tenho por casa deveria ser uma coisa realmente digna de se ver ;) hehehe
      Já eu...não me importo com rigorosamente nada disso (exceto com o preço claro).
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Muito colorida e, certamente, saborosa esta receita. Ficou lindo o salmão. beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito da apresentação do salmão nessa cama de sabores variados.
    Uma excelente participação no desafio e fizeste justiça a um peixe rico e saboroso.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Isabel :)
      Por cá gostámos bastante desta combinação de sabores e fico feliz que também tenhas gostado :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. Olá Vânia!
    Ficou com óptimo aspecto o teu salmão. Um delicioso prato de verão que chama pelo calor que teima em não vir. Adoro salmão e gosto de o comer de todas as formas. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Célio :) És como eu então, também gosto imenso de salmão e ando sempre a "magicar" novas formas de o cozinhar e comer ;)
      Por aqui gostámos imenso deste pratinho e é mesmo especialmente saboroso para dias de sol e de calor :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  14. Gosto tanto de salmão, que bom que ficou uma refeiçãa bem ao meu gosto.

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra :) por cá também gostamos bastante de salmão e estas refeições são sepre bem-vindas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  15. Vânia,

    E que bem que se sentiu o salmão assim, sentadinho nessa "cama" tão saborosa ! :)
    Além do rico tempero que o tornou decerto delicioso, ainda se viu muitissimo bem acompanhado com a salada e o arroz, todos juntos de mão dada a fazer juz ao belíssimo sabor que se advinhava por aí ! :)
    Foi uma participação excelente, muito obrigada pela tua companhia ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada eu Isabel por me fazerem sentir tão bem acompanhada todos os meses :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  16. Adorei a marinada de iogurte, deve ficar delicioso... e essa salada está fresca e apetitosa. Muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria João :) A marinada de iogurte fica mesmo saborosa, dá ao salmão um certo toque de frescura e deixa-o imensamente suculento :)
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar