domingo, 31 de agosto de 2014

3 Style Mini Burgers - Um aniversário muito especial e o Blog Day


Há 20 anos, precisamente neste dia, nascia, às 8h da manhã, o homem da minha vida! (que o meu pai e a minha cara metade não leiam isto :P hehe. Mas o mais engraçado é que estes 3 homens da minha vida se chamam todos João :P). Tivemos e continuamos a ter as habituais "quezílias" de irmãos, nada que não se cure com o amor do tamanho deste mundo e do outro! Sempre me vi como uma irmã mais velha e uma segunda mãe (e quantas, quantas vezes, quase mesmo a primeira...o meu irmão chegava a dizer: "oh mãe, não contes isto à mana senão ela mata-me ;) ahahahah). Apesar dos 7 anos que nos separam, a minha relação com o meu irmão é, definitivamente, de cumplicidade e de um amor incondicional! Crescemos juntos e tomei conta dele grande parte da minha vida (e continuo a tomar, mesmo agora, apesar da distância :P). Ralhei com ele, ri com ele, protegi-o, gritei e barafustei, emprestei-lhe (dei-lhe!!) dinheiro, aconselhei-o...e uma infinidade gigante de coisas que acho que só quem tem irmãos consegue perceber! Hoje o meu puto faz 20 anos: já terminou o curso, já trabalha, já tem carta de condução, namora e faz a vida dele...mas, para mim, continua a ser sempre a minha criança...aquela que, aos 7 ou 8 anos, veio uma noite dormir para o meu quarto, relegando o quarto dele para "quarto dos brinquedos e da televisão", e nunca mais de lá saiu até ao dia em que eu abandonei o ninho familiar ;)  Somos assim: tão, mas tão próximos que temos de andar constantemente aos "empurrões" ;) hehe  Hoje é o teu dia meu querido maninho :D  E a mana traz uma receita que tenho a certeza que é a tua cara: fast-food caseira, deliciosa!! Daquelas refeições em que comias facilmente uns 10 hamburgueres destes durante as cerca de 2horas em que costumas estar sentado à mesa ;) hehe  (e, mesmo assim, continuas magroooooo :P)  Parabéns Puto!!! :D
Há "comidinha decandente de domingo" mais fantástica do que esta?! ;)




Ingredientes para 2 pessoas: 
6 mini bagels ou pães pequeninos

Cerca de 300 gramas de carne picada

Sal e pimenta q.b.

1 colher de café de alho em pó

1 colher de chá de orégãos secos

2 fatias de queijo bom para derreter (a vosso gosto)

Mostarda em grão, tipo antiga

Iogurte grego

Pepinos em conserva

Rúcula

Azeite e vinagre balsâmico q.b.

Sumo de limão

Azeitonas pretas sem caroço

1 pedaço de queijo a gosto

Molho barbecue




- Temperar a carne picada com uma pitada de sal e pimenta, orégãos e alho em pó. Misturar bem e formar pequenos hambúrgueres. Levar ao lume um grelhador e, quando estiver quente, cozinhar os hambúrgueres apenas uns 2 a 3 minutos de cada lado. Em dois dos hambúrgueres, colocar ainda as duas fatias de queijo bom para derreter. Retirar para um prato ou tábua e deixar repousar 1 a 2 minutos antes de servir.


- Entretanto, aproveitar o grelhador onde se confecionaram os hambúrgueres e colocar nele os bagels ou pãezinhos, cortados em duas metades, apenas um minuto de cada lado para que aqueçam ligeiramente. Retirar.


- Barrar dois dos bagels com um pouco de mostarda em grão. Colocar um hambúrguer por cima e terminar com uma colher de iogurte e pepinos em conserva.


- Noutros dois pães, colocar uma boa quantidade de rúcula e regá-la com um pequeno fio de azeite e de balsâmico e umas gotas de sumo de limão. Dispor o hambúrguer por cima da salada e terminar com umas azeitonas e um pedaço de queijo esfarelado de forma grosseira.


- Por fim, barrar os últimos dois pães com o molho barbecue da vossa preferência e recheá-los com o hambúrguer com queijo derretido. 




Hoje é também o Blog Day, ou Dia do Blogue. Um dia que foi estabelecido, de forma informal, por todos os bloggers a nível mundial. Fui desafiada pela Revista de Blogues a seguir os pressupostos que orientaram a criação deste dia e a aproveitar o post de hoje para dar a conhecer alguns dos blogues que sigo, que acho interessantes, que me inspirem. Depois de pensar um pouco, opto por não o fazer! Seria tão injusto da minha parte que não consigo, desculpem! Existem tantos blogues que sigo e que me inspiram, mesmo antes de criar este, e tantos blogues diferentes que encontrei e vou encontrando quase todos os dias...e, de todos eles, retiro sempre algum bocadinho de inspiração. Por isso, aproveito este Blog Day para vos incentivar a todos vocês, que gostam destas coisas da blogosfera, a "saltitar" um pouco de blogue em blogue, a procurar coisas novas, pessoas diferentes e fantásticas inspirações :)

14 comentários:

  1. Parabéns ao puto que já está um homem criado ;)
    Se arranjasses uns hambúrgueres destes para mim é que era uma coisa bem feita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D E é bem verdade, já está um homem criado...mas para mim será sempre o meu puto ;) hehe
      E arranjo-te uns destes e quantos mais queiras quando quiseres, é só pedir ;) hehehe

      Eliminar
  2. Hola, soy Francesca y yo soy italiano. Encontré tu blog por casualidad y me encantó. Hay un montón de buenos e interesantes recetas. Yo soy uno de sus seguidores. Si quieres seguirme también. Gracias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francesca! Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado do meu blog e espero vê-la por aqui muitas mais vezes, é sempre bem-vinda :)
      Vou já visitar o seu blog também :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Haha isso dos nomes... Digamos que aqui em Portugal a possibilidade de serem todos Joões (que plural estranho :P) não seria muito baixa :)).
    Também tenho um irmão mais novo com ainda mais anos de diferença... Ainda dá para fazer umas coisas giras... Inventar-lhe uma fada madrinha chamada Gertrudes, deixar-lhe presentes, dizer que a coruja de pedra do vizinho é uma espia da fada que está a ver se ele se porta bem para lhe dar presentes ou não... Não que tenha feito isso, claro ;)
    Parabéns ao teu irmão :)
    E o estilo dos ingredientes? É permanente? Ou para alturas de festa? Hahaha :)
    Eu adoro esses pickles que põe nos hambúrgueres :P São mesmo bons :)
    Hambúrgueres em bagels! Que giro :P Gostava de experimentar bagels :)
    O facto de serem mini... é algum tipo de analogia ou?... :)
    Não sabia que havia dia de blogue :P Que moderno :P Há dias de tudo... Devia haver um dia da manteiga de amendoim... mas tinha de ser feriado :)

    (NÃO menciones a tua falta de paixão por manteiga de amendoim. É... desapontante.)
    (Acabei de remarar que pus uma carinha no fim de cada parágrafo. :) hahaha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei por onde começar a responder ao teu comentário :D ahahahahah Por isso olha...obrigada mais uma vez por me fazeres rir :D ahahahah
      E já aprendi que, contigo, nada de falar da minha (pouca) paixão por manteiga de amendoim :P

      Eliminar
  4. Olá,

    Parabéns!!!
    Gostei muito da tua sugestão de fast-food.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha :)
      É uma fast-food caseira, bem mais ligeira e que só ganha em sabor e qualidade ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Não há nada como a relação de irmãos, sem sombra de dúvida :)
    Caramba, as coisas andam cada vez mais rapido, aos 20 anos já se tem o curso e a responsabilidade que tudo isso acarreta!!

    Ele vai adorar este post... parabéns aos dois! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Ana :) E quando olho para ele, sinto mesmo que, por vezes, o tempo passa a voar ;) Muito obrigada e um grande beijinho *

      Eliminar
  6. Este post podia ter sido escrito por mim ! O meu irmão fez agora 19 anos e muito do que disseste se aplica a nós.

    Ele adora hamburgueres mas se eu pudesse também os comia todos os dias x)

    Adorei este post ! E os hamburgueres parecem deliciosooos ! :D

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Joana :D Compreendes-me perfeitamente então ;) Não há nada como uma relação de irmãos...e eles, por mais que cresçam, vão ser sempre as nossas crianças não é?! ;) hehe
      E estou contigo nessa dos hamburgueres todos os dias :P hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar