quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Creme de legumes com ervilhas


E já vamos a meio de mais uma semana...yeahhhh :D  Para aqueles que já gozaram a sua quota-parte de férias, a "naturalidade" começa a instalar-se aos poucos... é a escola que reinicia, o trabalho que volta à carga, as rotinas, a casa, as tarefas domésticas, os transportes... setembro é, normalmente, o mês dos recomeços e dos retornos à "normalidade". E, quanto a vocês não sei... mas a mim, aos poucos e poucos, já me começa a apetecer uma bela sopinha, bem reconfortante! Esta, super simples, é a sugestão que vos deixo para esta quarta-feira :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
Azeite q.b.
1 cebola média cortada em pedaços grosseiros
1 dente de alho sem casca
½ alho francês cortado às rodelas
2 batatas grandes cortadas em pedaços
3 cenouras médias/grandes cortadas em pedaços
4 a 5 raminhos de couve-flor
1 chávena cheia de ervilhas congeladas
Sal q.b.
Caldo de legumes q.b.

- Levar ao lume uma panela regada com um pequeno fio de azeite e refogar ligeiramente, durante cerca de 1 a 2 minutos, a cebola e o alho. Acrescentar depois o alho francês e deixar cozinhar por mais um minuto, mexendo frequentemente. Por fim, adicionar as batatas, as cenouras, a couve-flor e metade das ervilhas. Temperar tudo com um pitada de sal (não é necessário pôr muito porque o caldo já tem sal) e verter o caldo de legumes, de forma a que os vegetais fiquem cobertos. Deixar cozinhar durante cerca de 20 a 25 minutos, ou até os legumes estarem bem tenros, ao ponto de se desfazerem quando pressionados com um garfo.

- Desligar o lume e triturar tudo com a varinha mágica, até que a sopa forme um creme (se gostarem da sopa menos consistente, à medida que vão triturando, vão adicionando aos poucos mais algumas colheres de caldo de legumes, até que adquira a consistência desejada).

- Voltar a levar a panela ao lume, com o lume no mínimo, e deixá-la assim por mais 5 a 7 minutos, mexendo frequentemente (se precisarem que a sopa engrosse um pouco, deixem-na estar ao lume por mais algum tempo). Mesmo antes de desligar, juntar as restantes ervilhas, tapar a panela e desligar. 


13 comentários:

  1. Nestes dias de chuva sabe mesmo bem um creme assim bem rico!

    ResponderEliminar
  2. Começa a apetecer sopita!!! Que belíssimo aspecto :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  3. Este creme parece ter ficado muito saboroso e nutritivo!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  4. Que canecas giras :)
    Confesso que adoro sopa, mas no Verão não me cativa comê-la. Agora com os dias mais frescos, é tudo o que apetece. Delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, partilho do mesmo "mal" relativamente a comer sopa no verão, apesar de ser algo que adoro durante todo o ano... E obrigada pelo elogios, as minhas canecas ficaram super coradas :D ahahahah

      Eliminar
  5. Se o tempo por aí andar igual ao de cá, podes crer que já apetece mesmo uma sopa reconfortante e quentinha. Parece bem cremosa e como diz a Ovelha "Que canecas giras"...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso o tempo por aqui parece andar trocado...porque agora, que oficialmente está prestes a começar o outono, é que o sol decidiu abrir por aqui quase todos os dias e tem estado um tempinho bem quente...há dias em que, por incrível que pareça, está mesmo calor! :P hehe De qualquer forma, Londres é Londres, por isso, mesmo com a maior parte dos dias bonitos como tem acontecido, não há uma semana que passe sem um diazinho mais feio, com chuva ou frio...
      E obrigada pelo elogio às minhas canecas, também as adoro :P hehe E tal como disse à Ovelha, elas agradecem e ficam coradas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Sopa. Em canecas.
    Acho que explodiu qualquer coisa dentro de mim...
    ------
    (é demasiado estranho continuar normalmente)
    *fim da semana (yeeeeah). Devias fazer um update a cada um dos teus posts de início/fim de semana, tipo aqueles carimbos "CHECK" ou assim. Só uma ideia ;) hahaha
    A normalidade é horrível, as primeiras semanas (hum hum... meses) demoram imeeenso tempo. E as últimas. Pensando bem, as do meio também.
    (fim de lamentação depressiva pós-férias - 2a fase)
    (início da 5a fase, aceitação - saltei as outras, deixa lá hahaha)
    Pronto, não é assim tãããão mau.
    Esquece, ainda estou na segunda mesmo :P hahaha
    A sopa (sabes que aqui no norte é tudo caurdo, não há cremes ;)) (estou a brincar, não é assim tão estranho hahaha) parece muito boa - perfeita para dias de chuva.
    Tipo todos.
    Agora.
    Ah...
    Acho que tu ires para aí estragou a coisa toda por aqui... Ou isso ou o S. João adquiriu algum tipo de dormência mental.
    (Ainda hoje estava a pensar "Ah, será que trocamos e está bom tempo em Inglaterra?"... E agora li o teu comentário. Troca. Outra vez. POR FAVOOOR :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas explodiu no bom sentido certo?! :P hehe
      E deixa estar aqui assim o tempinho que está muitooooo bom, mesmo como eu gosto e nós por aqui também merecemos ;) :P
      E, só para que os santos não fiquem ainda mais irritados contigo, e mandem uma nuvem exclusiva, daquelas bem grandes e negras, exatamente para cima de todos os sítios por onde andas, não amaldiçoes o São João que ele não tem culpa nenhuma...lá por cima, quem trata da meteorologia é o São Pedro :P ahahahah

      Eliminar
    2. É verdade, essa escapou-me :P Era mesmo São Pedro que queria dizer :P Os nomes deles têm todos São, ficam parecidos, o que é que se há de fazer :P

      Eliminar