quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Salmão 5 especiarias e lima com vegetais salteados


Quando quero comer uma posta de peixinho por aqui, já sabem o que acontece. Lá vou eu refugiar-me no salmão. Porque, tal como já vos expliquei inúmeras vezes, é não só dos poucos peixes que consigo fazer a minha cara-metade comer, cozinhado de praticamente todas as formas e mais algumas, como é também dos peixes mais acessíveis a nível de preço por estas bandas (já para não falar que se encontram ótimas promoções deste peixe fresco). Como tal, enquanto não vou a Portugal com uma arca congeladora para vir carregadinha de tanto peixe e marisco, vou-me confortando com estas coisinhas :)  E, para que não se caia na monotonia, é preciso "criar" constantemente novas formas de cozinhar este nosso amigo. E aqui vos deixo mais uma! :)  Mais uns meses aqui a viver em Inglaterra e, muito provavelmente, estarei apta a lançar o livro "As 1001 formas de cozinhar salmão" :P hehehehe



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 filetes de salmão, sem espinhas
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de mistura 5 especiarias
Sumo de ½ lima
2 chávenas de uma mistura de vegetais chineses para saltear (fresca ou congelada)
Molho de soja a gosto
Azeite ou óleo de sésamo q.b.
1 dente de alho médio, descascado e ligeiramente esmagado

- Temperar os filetes de salmão com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, as 5 especiarias e o sumo de lima. Levar ao lume um grelhador e, quando estiver quente, grelhar o peixe até ter um exterior bem marcado pela grelha e estar cozinhado ao vosso agrado no interior (apenas não deixem o salmão secar demasiado, porque este peixe quer-se com um interior bem húmido e suculento).

- Entretanto, levar também ao lume uma wok regada com um fio de azeite ou de óleo de sésamo e saltear o dente de alho durante alguns segundos. Juntar os vegetais, temperar com uma pitada de pimenta e regar com um fio generoso de soja. Saltear a mistura durante alguns minutos, apenas para que os legumes fiquem cozinhados mas não percam a sua textura crocante.

- Servir de imediato a mistura de vegetais salteados com o salmão, tudo regado com mais um pouco de sumo de lima.

12 comentários:

  1. A minha filha adora salmão, é o seu peixe preferido.
    Gostei imenso do aspecto do que mostras, tão apetitoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa :) Então tenho a certeza que a filhota ia gostar de uma postinha destas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Excelente ideia usar a mistura de 5 especiarias com salmão

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa também gostamos muito de salmão! O teu está fantástico ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :) O salmão é algo que, aqui por casa, também agrada sempre :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Adoro peixe - posso deixar e comer carne (tá quase mesmo), mas peixe não consigo. Cozinhado nestes pratos maravilhosos, cru em ceviche ou em sushi, simplesmente não me imagino sem peixe. E tu tás mais que apta - invenções e coisas maravilhosas são contigo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh láaa, até corei ;) hehe
      Também adoro peixe, não consigo mesmo viver sem ele...por isso é que tenho de criar estas e muitas mais invenções, para que ele nunca deixe de estar presente na minha mesa :)

      Eliminar
  5. Agora disseste peixe fresco e soou a queijo fresco :P Desculpa lá tocar no assunto, é tema sensível para ti, aposto :P Nem vou falar do sal e vinho verde (uuuups :P).
    Eu nunca penso na sorte que tenho com algumas coisas :P Por exemplo, não costumo comer sardinhas (fritas não gosto, no pão não gosto, só mesmo a tirar as espinhas, rabo e cabeça de garfo e faca, acho que não sou mesmo apreciadora) e estou sempre a pensar que tenho de comer porque vejo tanta gente (de outros sítios) a dizer que se uma pessoa tem sardinhas frescas à disposição é mesmo sortuda! Por isso acho que vou ter de começar a gostar :) (sardinhas - o novo grande impulsionador do turismo em Portugal!) Daí a comer com pele e tudo em cima de uma broa ainda vai uma distanciazinha, uma coisa de cada vez ;)
    Pronto, diálogo sobre sardinhas diários - check ;)
    (acho que para o sushi também me falta, no outro dia - que foi hoje - quase vomitei quando comi um peixe meio cru - não, não fui eu que grelhei - sim, eu sei, há ciência e não é só peixe cru, mas percebe-se a ideia ;))
    A tua cara-metade é talhada para a Inglaterra, pelo menos do peixe não há de sentir falta :P
    Eu também tenho uma receita de salmão muito interessante - sal, grelhar... acho que é isso! Ah, ainda descongelo em leite, como me ensinou a minha avó, por isso ainda tem alguma técnica ;) (será que depois de demolhar o peixe no leite fica bom? Tipo, leite de salmão? Podia ser que ficasse na moda! OHMEUDEUS acabei de descobrir a fonte da ideia de philadelphia de salmão! Tenho de experimentar! (nop. não tenho nada...) Mesmo! (não...))
    Esse salmão aí tostadinho parece mesmo bom! A sério, que bom aspeto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só sentimos falta das coisas quando deixamos de as ter...nunca ouviste dizer?! E acredito, cada vez mais, que esta é uma grande verdade ;) Eu, que adoroooo peixe, por exemplo, também não sou mesmo nada fã de sardinhas. Acho que é aquele peixe que dispenso completamente...Em Portugal, comia uma vez por ano ou se calhar nem isso (mas gosto de sardinhas em conserva, refira-se :P )... mas agora, sinceramente, acho que quando voltar a Portugal me vai saber deliciosamente uma grande sardinhada :D A distância tem destas coisas, é normal... quando não temos as coisas à nossa disposição, são precisamente essas as que mais nos apetecem :)
      E quanto ao leite de salmão, ou philadelphia, ou o que lhe queiras chamar...eu se fosse a ti não menosprezava tanto essa ideia :P É assim que nascem coisas geniais :P hehehe

      Eliminar