quinta-feira, 9 de outubro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #27" - Caçarola de peixe com pão de ervas e aioli de iogurte e açafrão


O Outono chegou mesmo e, ao que parece, veio para ficar. Não me importo nada porque é uma estação que adoro! Com o outono, as temperaturas começam a baixar e o sol desaparece no horizonte muito mais cedo. Acabam-se assim os convívios de final de dia ao ar livre, as petiscadas nos pátios e nos quintais, as noites a céu aberto acompanhadas de bebidas frescas. Apesar de adorar estes cenários, confesso que também não me importo... Gosto muito de convívios de outono. Adoro a ideia de juntar a família ou os amigos numa sala bem quente e aconchegante, à volta de uma mesa com boa conversa, pratos de comidinha reconfortante e, de preferência, uma boa garrafa de vinho tinto...só para aquecer um pouco mais o ambiente ;)  Por isso, nesta quinta-feira de mais um "Há vida para além da massa de atum", trago-vos uma sugestão ideal para um destes convívios outonais, que alia duas coisas que, à partida, não parecem muito prováveis: primeiro, confecionar uma refeição para várias pessoas de forma simples e económica (e, ainda por cima, bem equilibrada e saudável); e, segundo, confecionar essa mesma refeição simples e económica tendo o peixe como protagonista! O truque principal desta receita está em utilizarem peixe congelado: comprem aquilo que mais gostarem, que for barato, que estiver em promoção...o peixe congelado é bastante mais acessível e são só precisos uns pozinhos de perlimpimpim para que o transformem numa verdadeira estrela gastronómica :D  Claro que, se tiverem possibilidade, podem sempre fazer esta refeição com peixe fresco do vosso agrado, mas acreditem que, com o congelado, não se perde nada em sabor. E, para além disso, ninguém vai saber ;) hehe





Ingredientes para 4 pessoas: 
2 filetes de salmão sem pele nem espinhas, cortados aos pedaços (usei congelado)
2 filetes de peixe branco sem pele nem espinhas cortados em pedaços (usei congelado)
4 colheres de sopa de iogurte grego magro
1 pequena pitada de açafrão das índias
Sumo de limão q.b.
1 pão grande (género ciabatta ou baguete, por exemplo)
Ervas aromáticas a gosto (usei raminhos de tomilho, cebolinho fresco picado e orégãos secos)
Azeite q.b.
2 filetes de anchovas em conserva + o óleo da sua lata
1 dente de alho picado
1 cebola grande cortada em meias-luas
½ pimento cortado grosseiramente em pedaços
2 tomates médios maduros cortados em cubos
½ beringela cortada em pedaços
250 gramas de polpa de tomate
½ copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
2 folhas de louro
1 colher de chá rasa de cominhos moídos
1 pitada de chilli flakes a gosto
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de orégãos secos 
 
- Primeiro que tudo, juntar, numa pequena taça, o iogurte com o açafrão e o sumo de limão. Misturar e reservar no frigorífico até à hora de servir.
 
- Entretanto, ligar o forno apenas a cerca de 120ºC. Fazer vários golpes na superfície do pão, colocar neles as ervas aromáticas e regar o pão com um fio de azeite, usando as mãos para o untar e ter a certeza que toda a superfície fica bem “temperada”. Levar ao forno até que o pão esteja quente e ligeiramente crocante.


- Levar ao lume uma caçarola ou tacho grande e verter nele o óleo da lata das anchovas, assim como dois filetes de anchovas, o alho e a cebola. Alourar ligeiramente, mexendo sempre, até que as anchovas se comecem a desfazer.
 
- Adicionar nesta altura o pimento e saltear por mais 1 minuto. Juntar então os tomates, a beringela e a polpa de tomate, temperando tudo com uma pitada de sal e pimenta, os cominhos, o louro, o colorau, os chilli flakes e os orégãos. Regar com o vinho branco e acrescentar um pouco de água caso seja necessário para fazer mais caldo. Deixar levantar fervura, cozinhando depois, em lume médio, durante cerca de 5 a 7 minutos.

- Ao final deste tempo, juntar o peixe e deixar cozinhar por mais dois minutos. Desligar o lume, tapar a panela e deixar repousar cerca de 5 minutos antes de servir com o pão tostado com azeite e ervas e o aioli de iogurte e açafrão para um toque de frescura.


Não se esqueçam de passar pela cozinha da Ovelha Negra para verem a delícia que ela preparou para nós esta quinta-feira! Vocês já sabem bem que não se vão arrepender ;)

10 comentários:

  1. Que bom aspecto. :-)


    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que prato delicioso!
    Beijinhos :)
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. YES! As fotos afinal ficam maiores Vânia Maria! E estão oh-meu-deus superr!!
    Adorei este prato, e estou a pensar seriamente em aparecer ai um dia destes para me dares de jantar. É que fica em caminho.. ou não ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah Obrigada :D As fotos afinal ficam maiores Tekas Maria, porque mudei finalmente o lay out do blog ;)
      E sinceramente não sei do que estás à espera para parares por aqui em caminho ;)

      Eliminar
  4. Adorei o prato e as fotos! Maravilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Delicioso e reconfortante, adorei o pormenor do pão e do aioli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São o complemento ideal para esta refeição Marisa :)
      Obrigada! Beijinhos *

      Eliminar