quinta-feira, 27 de novembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #31" - Sponge Cake de Maçã


Um bolinho simples, super fofinho e super delicioso é a sugestão que hoje vos trago para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum". Os bolos de maçã (e os doces com maçã em geral) são dos meus pecados gulosos favoritos e este bolinho está num dos lugares de topo da minha lista, não só pela sua textura e sabor ótimos mas, principalmente, confesso, pela facilidade com que entra no forno e sai para a mesa :)  É feito com ingredientes que qualquer um de nós tem quase sempre por casa e é um miminho ideal para qualquer altura do dia...especialmente acompanhado de um chá ou café bem quentinho ;)
Este bolinho é também uma excelente sugestão para acrescentarem à vossa lista de iguarias que farão parte da vossa mesa de Natal, especialmente pela sua simplicidade e pela sua vertente económica, tanto a nível de tempo como de dinheiro :)  



E, por falar em Natal, não se esqueçam que, até ao dia 20 de dezembro, eu e a Ovelha Negra temos a decorrer o Desafio - Projeto Natal!!! E estamos ansiosas pelas vossas sugestões. Podem saber tudo sobre este projeto aqui que, este mês, adquire algumas características diferentes dos nossos anteriores desafios! Contudo, continua a incentivar a partilha, acima de tudo!!! Por isso, não esperem pelo último dia para nos enviarem as vossas ideias e sugestões. Queremos saber tudo e queremos, acima de tudo, partilhar com todos, através do facebook, as vossas sugestões, culinárias e não só, para este Natal, para que possamos criar, em nossas casas, todas essas maravilhas, de forma a termos um Natal bem mais original :)



E não se esqueçam também de passar pelo blog da minha querida Ovelha Negra para conhecerem a deliciosa iguaria que ela nos traz hoje!!! :)



Ingredientes para o bolo: 
225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
180 gramas de açúcar
3 ovos
225 gramas de farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de baunilha
1 mão cheia de frutos secos a gosto, bem picados (usei nozes e avelãs picadas)
1 colher de sopa de sementes de papoila (opcional - mas, muito sinceramente, se tiverem a oportunidade de as utilizar façam-no, porque conferem ao bolo uma textura diferente e um aspeto interior magnífico)
Ingredientes para a compota rápida de maçã: 
2 maçãs grandes sem casca e cortadas em pequenos pedaços (de preferência maçãs vermelhas e daquelas com um interior “maçudo”) + 1 maçã sem casca cortada em fatias finas
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela moída (ou um pau de canela se preferirem)
Mel q.b.


- Bater bem a manteiga com o açúcar, até este último estar bem dissolvido. Adicionar depois os ovos, um a um, batendo sempre bem entre cada adição.

- Com a ajuda de uma colher, incorporar a farinha, aos poucos e poucos, adicionando de seguida o leite e mexendo até que o preparado tenha uma consistência uniforme e menos espessa. 

- Por fim, acrescentar a baunilha, os frutos secos e as sementes de papoila, envolvendo delicadamente tudo na massa do bolo.

- Verter este preparado numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 a 60 minutos, ou até o bolo estar praticamente cozinhado, douradinho por fora, mas ainda sintam o seu interior bem fofinho quando lhe tocam (quando fizerem o teste do palito, este tem de sair limpo. Não coloquem a cobertura com o interior ainda húmido, porque vai dificultar a cozedura. Tem de estar cozido, mas ainda extremamente fofo).


- Enquanto o bolo está no forno, preparar a compota rápida de maçã. Colocar os pedaços de fruta na panela, polvilhar tudo com a canela e o açúcar e adicionar água, até que esta cubra ¾ da maçã. Levar ao lume, deixar que ferva e cozinhar assim em lume mais alto durante cerca de 4 a 5 minutos. Depois, colocar o lume no mínimo e deixar cozinhar por mais 10 a 12 minutos, até que a maçã esteja bem amolecida (se necessário, ao longo deste tempo, vão adicionando mais algumas colheres de água à panela). Desligar o lume e, com a ajuda de um esmagador ou varinha mágica, triturar a maçã até que forme uma compota. Reservar.

- Quando o bolo estiver no ponto mencionado anteriormente, retirá-lo do forno, cobri-lo bem com a compota de maçã e dispor por cima a restante maçã fatiada, polvilhada com mais uma pequena pitada de canela e regada com um fio generoso de mel. Levar ao forno por mais 10 minutos, para que a maçã amoleça apenas ligeiramente.

- Retirar, deixar arrefecer um pouco e desenformar, antes de servir morno ou frio (este bolo aguenta-se vários dias sem estar no frigorífico, mantendo-se super fofinho e com um interior bem macio).



14 comentários:

  1. Que bolinho bom, e com sabores de Outono, guloso.
    Maçã com canela que combinação perfeita e juntando os frutos secos não podia ser melhor.
    Uma fatia com um chá que bem que me ia saber.

    beijinhos e adoro o pratinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Sandra :)
      Beijinhos *
      (e quanto ao pratinho, vais vê-lo por aqui várias vezes :P hehe)

      Eliminar
  2. Que lindo ficou esse teu bolo, tão apetitoso!
    Gosto muito de usar maçã nos bolos, dá um toque excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Luísa :) Também adoro bolinhos de maçã, esta fruta dá realmente um toque maravilhoso aos doces ;)

      Eliminar
  3. Quando vejo bolos por aqui fico mesmo feliz - porque de nós as duas eu é que "sou mais bolos" mas sei que te estou a conquistar. Palavras para quê, está perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua alma iria ficar pasma se visse o "arquivo" do meu computador e a quantidade de fotos e de receitas de bolinhos e sobremesas que tenho por aqui para publicar :P E todas as semanas cresce porque faço pelo menos dois bolinhos novos por semana :D Já viste isto hein?! ;) hehe Adoro poder contribuir para a tua felicidade sabes disso ;) hehe

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Os bolos de maça são sem duvida os meus preferidos.
    O teu parece-me perfeito.
    Adorei.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rosário :) Os bolinhos de maçã também estão no topo da minha lista de preferências e este é sem dúvida um dos meus favoritos :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Que bom aspeto :D Não costumo fazer bolos com maçã, que me lembre só um, mas assim parece ser maravilhoso :)
    O Natal até te vira para os bolos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora estou toda virada para os doces e bolos Avelã ;) hehe Mas sim o Natal faz-me ficar eespecialmente dedicada ;) hehe

      Eliminar