sábado, 22 de novembro de 2014

Sugestões Natalícias #1 - Preparar o Natal




Está oficialmente aberta a época natalícia…pelo menos em minha casa e no meu blog! O Natal é, sem qualquer sombra de dúvida, a época do ano de que mais gosto..ou melhor…que mais a-do-ro!!! E não, em nada está relacionado com prendas, até porque já não tenho idade para esse tipo de coisas…váaaa...talvez ainda esteja um bocadinho pequenino ;) hehehe
Mas vamos ao que interessa: hoje inauguro aqui no blog um conjunto de novos posts, que se irão prolongar até às vésperas do natal. Vou deixar-vos imensas dicas e sugestões daquilo que podem fazer para presentearem os vossos familiares e amigos com oferendas originais e bem personalizadas e que, ao mesmo tempo, não deem cabo do vosso orçamento.

E não se esqueçam que, mesmo a propósito, eu e a Ovelha Negra temos já a decorrer o nosso Projeto Natal e contamos com todas as vossas ideias e sugestões, que nos podem ser enviadas até ao dia 20 do próximo mês!!


Há já muito tempo que optei por apenas comprar prendas (daquelas mesmos verdadeiras, com embrulhinhos das lojas e tal) para a família mais próxima e dois ou três amigos mais chegados. Os restantes familiares e amigos são presenteados com artigos caseiros e bem personalizados (e, mesmo a família e os amigos chegados, não se escapam também de receber alguns :P hehe). Existem dois tipos de pessoas que optam por oferecer nesta altura prendas caseiras e personalizadas. Ou melhor dizendo, três. Aqueles que, felizmente, têm um bom orçamento para a lista de prendas de natal mas que simplesmente gostam de oferecer a cada uma das pessoas que presenteiam algo que tenha algum valor mais para além do material e que seja personalizado; aqueles que, apesar do orçamento reduzido para as prendas, têm uma lista considerável de pessoas a quem têm ou querem dar algo nesta data e, que por isso, optam por tentar encontrar soluções mais económicas; e ainda aqueles (onde, sem dúvida alguma me encaixo) gostam simplesmente de conciliar as duas coisas: o orçamento não é muito extenso, mas a lista de pessoas a quem dar prendas é, e, para além disso, o natal, para eles, só faz verdadeiro sentido quando grande parte das oferendas são feitas por eles, a pensar nos outros que as vão receber.

Confesso que, nos primeiros anos em que comecei a oferecer prendas “homemade”, a minha maior motivação foi a extensa lista de pessoas, completamente a contrastar com o meu orçamento natalício. Porém, com o passar dos anos, fazer prendas caseiras ou tentar personalizá-las o mais possível, tornou-se um verdadeiro vício e, hoje em dia, não consigo imaginar o Natal sem essas prendas. Aliás, acho que a minha família e amigos até iam estranhar abrirem uma qualquer prenda que não tivesse nada feito por mim ;) hehe


Recolher material e pôr tudo a postos para o natal

Desde que comecei a fazer prendas caseiras e personalizadas para oferecer que o Natal em minha casa começa bastante cedo. O ano passado, por exemplo, já estava em preparações no mês de setembro. Uma prateleira da cozinha foi totalmente esvaziada para começar a ser preenchida com tudo aquilo que ia recolhendo. As frutas de final de verão começaram a dar lugar a compotas, que iam sendo guardadas. Depois chegou a vez dos diospiros. Uma arrumação numa velha garrafeira em casa da minha avó, não usada há imenso tempo (o pó nunca engana), “ofereceu-me” cachaça para começar a produzir licores caseiros. Aos poucos, sem pressas, o armário lá de casa foi enchendo. A pouco mais de uma semana do natal, tudo saiu do armário e começou a ser dividido, organizado, decorado e personalizado, com o intuito de ir parar a outros armários de outras casas. E é assim que gosto de ir fazendo as coisas. Aproveitando o que vou tendo à mão e encontrando, fazendo tudo sem pressas, sem deadlines natalícios, a tentar evitar o mais possível as correrias de última hora…porque, nessas últimas horas, não gosto de andar a correr de casa em casa, a deixar prendas. Gosto de deixar esse tempo livre para as correrias na minha própria casa, para acabar de embrulhar as nossas prendas, para cozinhar, fazer bolos, etc, etc e etc…
Mas não precisam de ser tão antecipados como eu…até porque já não vão a tempo para isso :P  Mas vão mais que a tempo para tudo o resto :)


O primeiro passo é simples e, por isso, podem e devem começar hoje. Comecem hoje mesmo! Esvaziem uma prateleira, gaveta ou armário aí de casa, uma caixa ou caixote até, e comecem a “colecionar”. Guardem e “reciclem” as coisas que têm aí por casa e que, normalmente, vão parar ao lixo. Quando passarem por lojas, e virem coisas giras e baratas, comprem e vão guardando: frascos de vidro, caixas de cartão, cartolinas, etiquetas e autocolantes, fitas, papel celofane, papel de embrulho, sacos de papel, pequenos adereços, flores decorativas…
Deixem de apenas olhar para as coisas e passem a observar tudo…com olhos de quem sabe que o natal pode ser muito mais especial e personalizado com elas ;)  Dentro em breve, dir-vos-ei o que fazer com todas essas coisas ;)
 

4 comentários:

  1. Olá,

    O tempo passa a correr e quando dermos por ela já estamos no Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/bolo-angry-birds-2-bolo-de-cenoura-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Clarinha :) E, neste caso, ainda bem que chega num instantinho porque adoro o Natal e estou desejosa que chegue ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Que. Etiquetas. Giras. :D
    Essa coisa de dar presentes caseiros é muito engraçada :D Só fiz uma vez, mas até foi entusiasmante, não sei se este ano vou fazer ou não :)
    Foi bom saber que tens um filtro de Natal com o qual procuras coisas que poderão ser úteis :P
    Também foi bom saber que usas café instantâneo ;) Mas fiquei curiosa: Juntas leite ou não? :P
    Fico à espera de todas essas sugestões ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devias voltar a experimentar Avelã :D É realmente entusiasmante, aprendemos imenso, fazemos várias coisas novas, especialmente na cozinha mas não só e, acima de tudo, damos verdadeiramente algo único e personalizado a alguém...damos um bocadinho de nós ;)
      E sim, esse "filtro" de natal está ativo todo o ano mas especialmente nos meses que antecedem esta época :P e foi o caso destas etiquetas que, por sinal, também adoro :P hehe E tenho mais, muitas mais :P
      Quanto ao café instantâneo, nunca falta aqui por casa ;) E, para satisfazer a tua curiosidade, raramente junto leite porque não gosto ;)

      Eliminar