sábado, 29 de novembro de 2014

Sugestões Natalícias #2 - Muffins Duplo Chocolate


Isso de dizerem que as crianças não gostam de cozinhar e que, para elas, estar na cozinha é "uma verdadeira seca" é, para mim, um autêntico mito! Porventura vocês terão crianças em casa e conhecerão melhor do que eu os gostos e feitios de cada uma delas. Ainda não tenho filhos mas tenho irmãos mais novos e uma sobrinha "emprestadada" ;)  (e a minha mãe é educadora de infância, caso isso faça subir alguns pontos na minha credibilidade :P hehe). Posso não saber muito sobre crianças mas há uma coisa que aprendi e sei: os mais pequenos, tal como todos nós aliás, são "criaturas de hábitos", como se costuma dizer. E é bem verdade. Os gostos, tal como tantas outras coisas, adquirem-se. São fomentados e incentivados. O que não significa que não existam exceções...claro que sim. Mas, independentemente de tudo, há uma coisa que tenho a certeza que as crianças gostam de fazer...elas gostam de fazer aquilo que os adultos fazem! :D  Portanto, se elas vêem constantemente os adultos a cozinhar, e se tiverem algum incentivo para tal também, elas vão querer fazê-lo. E garanto-vos que, muito provavelmente, elas irão adorar! 
Pois bem...com tudo isto, o que vos trago hoje é mais uma sugestão natalícia, daquelas que irão encher o blog até ao dia de natal (e prometo que também trarei algumas para a passagem de ano, noutros capítulos futuros :P ). Com o espírito bem presente do Projeto Natal que partilho com a Ovelha Negra (e sobre o qual podem saber tudo aqui - queremos as vossas ideias e sugestões, todas, todas e mais ainda, não se esqueçam!!!), vão aparecer por aqui, nas próximas semanas, muitas receitas natalícias, sugestões de decoração, de prendas diferentes, originais e personalizadas, etc, etc, etc... :)  
E hoje trago-vos então uma sugestão para porem literalmente as mãos na massa com a pequenada! Estes muffins são super simples e fáceis de fazer, não utilizam batedeira elétrica e, como tal, são perfeitos para serem preparados com as crianças! Para além disso, são de chocolate!! Duplo!!! Depois de feitos, ponham nas mãos dos mais pequenos as mais variadas decorações comestíveis ou, tal como eu fiz, comprem uns pós coloridos e dêem-lhes os pincéis (de cozinha é claro :P !! ). Vão vê-los a sorrir de certeza :)  E, com alguma sorte, com tamanha felicidade e aproveitando todo o espírito de entreajuda, ainda vos dão uma mãozinha a lavar a loiça ;) hehe



Ingredientes: 
1 ½ chávena de farinha com fermento peneirada
¾ de chávena de açúcar
¾ de chávena de leite
125 gramas de manteiga derretida e arrefecida
2 ovos batidos
1 colher de chá de extrato de baunilha
½ chávena de cacau em pó peneirado
¾ de chávena pedacinhos de chocolate preto (ou de leite, se preferirem)
Decorações a gosto


- Numa tigela grande, misturar a farinha com o açúcar, abrindo depois um buraco ao centro.

- Juntar o leite, a manteiga, os ovos e a baunilha, utilizando uma colher para misturar tudo muito bem e delicadamente.

- Por fim, adicionar o cacau em pó e o chocolate em pedaços, envolvendo tudo bem no preparado anterior.

- Dividir a massa por forminhas de queques e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 12 a 15 minutos, ou até os bolos estarem bem cozinhados no interior. Retirar do forno, deixar repousar cerca de 5 minutos e transferir para uma rede para que arrefeçam completamente.

- Quando estiverem frios, decorá-los a gosto. Eu utilizei pó dourado e prateado, para lhes dar um “toque” natalício, mas podem utilizar outras decorações a vosso gosto e ao gosto da pequenada :)

8 comentários:

  1. Ficaram com um aspecto guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/dia-um-na-cozinha-e-umas-bolachas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha :) E o sabor ainda é mais guloso ;) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro muffins, simplesmente são os bolinhos que mais gosto e o melhor é que existe tantas possibilidades de combinar sabores e que rápidos de fazer.
    Estão lindos e gulosos, levo a receita para fazer, que bons, manda um para o lanche.
    Quanto ás crianças também não as tenho mas tenho um afilhado que até aos dois anos viveu aqui em casa e demos muitas vezes com ele a ir ao armário buscar formas de bolos só por me ver com a batedeira e queria ser sempre ele a bater a massa, sempre que fazia pão colocava uma cadeira junto à banca e ele ficava com uma parte pequeninha da massa e amassava ao jeito dele.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes levar quantos quiseres para o lanche Sandra ;) hehe
      Também adoro muffins e concordo plenamente contigo: a simplicidade deles e a sua rapidez de preparação, aliadas às imensas combinações possíveis, fazem deles uns bolinhos maravilhosos que também são dos que saem mais vezes do forno cá de casa ;)
      As crianças adoram estas coisas e é uma ótima forma se manterem felizes e entretidas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Também acho que muitas vezes os miúdos gostam de cozinhar, principalmente bolos :) Às vezes é até um bocado chato. Como irmã mais velha, tenho um longo historial de limpar coisas nojentas por o meu irmão decidir fazer bolos com farinha, banana, ovo e iogurte, mexer mal e tentar pô-los no microondas. Malditos jogos de computador de cozinhar para crianças, fazem tudo parecer tão fácil ;)
    Esses queques parecem muito bons... Só acho melhor não abusares, quererem lavar a loiça já é um bocado sonhar demais :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah Eu também sou a irmã mais velha mas ao meu irmão nunca lhe deu para essas coisas sinceramente...aliás, o mais próximo que ele se chega da culinária é ao dizer-me para ir cozinhar qualquer coisinha ;) hehehehehe E quanto à loiça...a esperança é a última a morrer e as crianças são imprevisíveis :D hehe

      Eliminar