quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #32" - Massinha chinesa de frango, cogumelos e vegetais


Com a receitinha que vos trago hoje para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" bato oficialmente o meu querido Jamie Oliver! Refeições em 30 minutos?! Em 15 minutos?! Nahhhh...o que eu gosto mesmo são refeições em 10 minutos!!! :D hehehe
Há dias em que, por falta de tempo ou de vontade (ou de ambos até) a praticidade culinária tem de superar tudo o resto...porque, no final de contas, por menos vontade que tenhamos de cozinhar, ou por menos tempo que tenhamos para o fazer, o facto é que temos sempre de comer! E não há razão para que não comamos, ainda assim, uma refeiçãozinha bem saborosa, quentinha e reconfortante! Esqueçam as comidas de microondas (demoram quase tanto tempo a aquecer, ou mais, do que este prato a estar na mesa) e as sandochas rápidas, e deliciem-se com uma massinha aconchegante, que reconforta plenamente o estômago, e que fica pronta em menos de nada. Como diz o Jamie Oliver, às vezes é preciso criar alguns "atalhos" na cozinha e usar algumas "aldrabices" culinárias :P   E, se o resultado for bom, melhor ainda :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 embalagem de noodles chineses instantâneos (de sabor a vosso gosto, apesar de os de frango, cogumelos ou vegetais serem os mais indicados para este prato)
2 bifes de frango ou perú cortados em tirinhas
Pimenta q.b.
Cominhos moídos q.b.
Molho de soja
1 dente de alho pequeno bem picado
2 mãos cheias de vegetais chineses para saltear (frescos ou congelados)
1 lata pequena de cogumelos laminados (ou cogumelos frescos)
Sementes de sésamo, cebolinho fresco picado e spring onions cortadas finamente para polvilhar


- Temperar a carne de frango com uma pequena pitada de pimenta e de cominhos moídos e um fio de molho de soja. Reservar.

- Verificar as instruções da embalagem de noodles e levar ao lume um tacho com a quantidade de água indicada na embalagem (se tiverem uma chaleira de água elétrica melhor ainda, vão poupar ainda mais tempo). Quando ferver, juntar os noodles (mas não acrescentem aquela saqueta de pozinho de tempero que vem no interior) e deixar cozinhar durante cerca de 3 a 4 minutos. Retirar, escorrer os noodles e reservar um copo da sua água de cozedura. Reservar.

- Entretanto, ao mesmo tempo, levar também ao lume uma wok regada com um fio de azeite. Quando estiver quente, adicionar a carne de frango e deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos, até que não esteja mais crua no interior e que, por fora, adquira uma cor mais douradinha. Retirar para um prato e reservar.

- A esta mesma wok, juntar agora os vegetais, o dente de alho e os cogumelos (se necessário, acrescentar mais um pequeno fio de azeite). Temperar tudo com uma pitada de pimenta e com a saqueta de pozinho que vinha com a embalagem dos noodles, regando também com um fio bem generoso de molho de soja. Envolver bem e saltear durante cerca de 3 minutos, para que os vegetais cozinhem mas não percam a sua textura.

- Ao final deste tempo, adicionar novamente a carne à wok, saltear mais um pouco e, por fim, acrescentar os noodles, envolvendo tudo delicadamente e, se necessário, juntar algumas colheres de sopa da água da sua cozedura. Desligar e servir de imediato, polvilhando tudo com sementes de sésamo, cebolinho fresco picado e spring onions. 

 


Não se esqueçam de passar lá pela cozinha da minha querida Ovelha Negra que ela hoje deixa-nos mais uma das suas fantásticas sugestões!! :)

E não se esqueçam também que temos a decorrer o nosso Desafio Projeto Natal - queremos encher os nossos facebooks com as vossas sugestões natalícias, culinárias e não só! E podem enviar-nos quantas quiserem :)  Por isso de que é que estão à espera?! O Natal está mesmo aí já ao virar da esquina e nós queremos ter tempo para experimentar tudo ;)  Saibam tudo sobre este projeto aqui.


6 comentários:

  1. Hmmm já almoçava ;) Já não faço noodles destes há muito tempo, agora inspirei-me!

    ResponderEliminar
  2. Gostei da sugestão. Ficou com óptimo aspecto.

    Esta a haver um passatempo no meu blogue, convido-te a ires lá expreitar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/passatempo-natal-da-clarinha-receita.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha :)
      E já lá vou espreitar esse passatempo ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito bom aspeto! Tenho usado às vezes a técnica de "stir fry" no wok e gosto muito! As coisas ficam deliciosas :)
    Que engraçados, os sabores de noodles! Normalmente uso sem sabor! Assim com sabor só conheço aqueles pacotes-pequeninos-e-excessivamente-caros da nestlé :P Provei um de gambas, que uma vez recebi um cabaz da nestlé (foi MESMO giro explorar os produtos! Só que tinha coisas um bocadinho estúpidas de lá figurar, tipo leite para bebés e iogurtes não refrigerados (adivinha) para bebés. Ainda se mandassem uma coisa de jeito, tipo cerelac ou papinha (de fruta, que mandar daquelas de cabrito e arroz já era esticar a corda) eu não me fazia rogada, agora assim não tem grande piada.). Sabor a vegetais, estraaanho :P
    (Agora os noodles deram-me a ideia de te perguntar sobre os sabores de philadelphia que existem aí. Entretanto decidi que isso era idiota e mais valia pesquisar no google. Uma pesquisa e um post de facebook depois, estou de volta ;) )
    É raro eu demorar tão pouco tempo a cozinhar, até porqueee faço uns 10 servings ou mais de cada vez para sobrar :P
    (Estou agora a lembrar-me que o pão-de-ló húmido que tenho feito vai ser perfeito para o desafio :D Pode-se participar mais do que uma vez, certo? Desta vez estou entusiasmada :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não era sem tempo!!!!!! :D Sim, mais do que uma vez, quantas vezes quiseres :)
      Manda esse pão de ló e quantas mais coisas boas e natalícias que tenhas para aí :P hehe
      O importante é partilharmos entre todos as sugestões de natal das nossas casas e, quem sabe, termos umas ideias para umas novas aventuras culinárias e não só ;)

      Eliminar