domingo, 15 de março de 2015

Na Minha Cozinha Nunca Falta... Peixe e Marisco congelados e uma receita de Sopa Indiana




Hoje é dia de grandes novidades! :D 
Eu e a Ana desvendamos finalmente o “mistério” do projeto que junta as cozinhas dos blogues Coisas e Coisinhas e Recanto com Tempero

"Na Minha Cozinha Nunca Falta" é o nosso novo projeto conjunto, que acontecerá pelos nossos blogues no dia 15 de cada mês! E em que consiste, perguntam vocês?! 

Bem, todos os meses, eu e a Ana vamos trazer-vos muitas ideias, dicas e sugestões daquilo que nunca falta pelas nossas cozinhas e que achamos que nunca deve também faltar pelas vossas! Como tal, todos os meses, vamos dar-vos a conhecer um “must-have” que achamos indispensável: pode ser um produto/ingrediente mas também um utensílio/gadget de cozinha! 

O objetivo principal é partilharmos convosco algumas dicas, as nossas experiências com diversos produtos e/ou utensílios e várias sugestões que, de alguma forma, facilitem também a vossa vida nas vossas cozinhas! E, claro, como não podia deixar de ser, a cada “must-have” virá sempre associada uma deliciosa receita, tanto salgada como doce!

E já sabem como funciona: eu e a Ana estamos sempre desejosas de ouvir todo o vosso feedback! E, claro, se tiverem ideias, ou mesmo se gostarem que “exploremos” a utilidade de um qualquer ingrediente e/ou utensílio, enviem-nos todas as vossas perguntas e sugestões! :)


E, para este arranque, eu fiquei responsável por vos trazer um prato principal e, lá pelo blog da Ana, podem completar o menu com uma maravilhosa sobremesa! Não se esqueçam que nada fica completo senão visitarem o Recanto com Tempero ;)

Portanto, hoje, aqui pela minha cozinha, posso garantir-vos que nunca falta...Peixe e Marisco congelados!!


Como todos nós sabemos, uma alimentação saudável, variada e equilibrada nunca está completa senão incluirmos nela estes ingredientes. Mas convenhamos... nem todas as pessoas têm a sorte e/ou o privilégio de ter sempre peixinho fresco por casa! Muitos porque não vivem no Litoral e, mesmo para quem vive, nem sempre é fácil incluir estes produtos na nossa lista de compras! Os nossos orçamentos são muitas vezes reduzidos e, sejamos sinceros: se tivermos 10euros para gastar esta semana em carne ou peixe para alimentar a nossa família, não vamos certamente gastar metade (ou mais) deste orçamento a comprar um delicioso peixe fresco que, certamente, irá fazer totalmente as nossas delícias mas, muito provavelmente, mal chegará para alimentar todas as bocas lá de casa numa refeição! É aqui então que entra o meu "must-have" deste mês! 
Se comprar e consumir peixe e marisco congelado é a mesma coisa que fresco?! Não, claro que não! Mas ajuda-nos a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada sem dar cabo da nossa carteira! E sei que, por experiências de família e amigos, muitas pessoas acabam por comprar estes produtos (porque são mais baratos ou porque encontram uma qualquer promoção) mas depois vão-se acumulando no congelador, ficando cada vez mais para trás nas prateleiras, adiada a sua confeção por, pura e simplesmente, nem sempre saberem o que fazer com eles! Se as postas de peixe vão a cozer, ficam sem graça...se vão ao forno, ficam reduzidas a menos de metade...se são grelhadas, provavelmente desfazem-se em mil pedaços! Sim, eu sei bem o que isso é! Por isso é que não podia deixar de fazer este post sem vos trazer uma receitinha maravilhosa, que vai alimentar - e deliciar- todas as bocas aí de casa, feita com peixe e marisco congelado, uns quantos enlatados e uma boa pitada de especiarias! Uma verdadeira delícia :)


*For English version, please use the Translate button on the right side*
Sopa indiana de peixe e marisco

Ingredientes para 4 pessoas: 
2 filetes grandes de peixe branco, congelado, cortados em pequenos pedaços
1 chávena de miolo de mexilhão congelado
1 chávena de miolo de camarão congelado
2 mãos bem cheias de ervilhas congeladas
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá + 1 colher de sopa rasa de açafrão das índias
1 colher de sopa rasa de caril
1 colher de café de lemongrass em pó
1 colher de chá rasa de cominhos moídos
1 colher de café de paprika
1 pedaço de pimento, cortado em pequenos cubinhos
1 colher de chá rasa de pasta de gengibre ou gengibre fresco ralado
1 dente de alho bem picado
300 ml de polpa de tomate
400 gramas de tomate pelado, em pedaços
1 colher de sopa de farinha
200 ml de leite de coco light
400 ml de caldo de peixe ou vegetais




- Temperar os cubos de peixe com uma pitada de sal e pimenta e uma colher de chá de açafrão. Reservar.


- Colocar as restantes especiarias numa panela e levar ao lume, durante um minuto no máximo, e abanando constantemente o tacho, para que tostem ligeiramente e libertem o seu aroma. Retirar para uma taça e reservar.


- Regar essa mesma panela com um pequeno fio de azeite e alourar ligeiramente o pimento e o alho, juntamente com o gengibre, durante cerca de 1 a 2 minutos. Juntar depois a polpa de tomate e o tomate pelado, bem como as especiarias previamente reservadas. Envolver e deixar cozinhar por 3 minutos.



- Dissolver bem a farinha no leite de coco e vertê-lo, assim como o caldo de peixe ou legumes, na panela. Temperar tudo com uma pequena pitada de sal e pimenta. Em lume médio/alto, deixar que este preparado levante fervura e ferva durante aproximadamente 15 a 20 minutos, até que tenha reduzido e espessado um pouco e esteja bem apurado.


- Ao final desse tempo, adicionar as ervilhas, o peixe e o miolo de mexilhão e camarão, deixando cozinhar por apenas mais 1 minuto. 


- Desligar o lume e deixar a sopa repousar cerca de 5 a 10 minutos antes de servir.



18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Vânia :)
    Arrancamos em grande, sim senhora! Essa sopinha indiana é qualquer coisa fenomenal... e achei as dicas do peixe e marisco congelados muito úteis mesmo ;)
    Beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana :)
      Arranque em grande e, daqui para a frente, será sempre melhor ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Sopa indiana nunca fiz nem nunca provei mas adorei a cor e o aspecto da tua.
    Cá em casa também tem de haver sempre no congelador peixe, filetes e marisco congelado. Costumo ter também as misturas de legumes e carne picada, bife de frango ou peru sempre no congelador.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/noddles-de-atum-e-agriao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhosa, com uma cor bem intensa e cheia de sabor. Tens de provar Clarinha :) Para além disso, é tão prática e rápida de preparar que vale mesmo a pena ;) E é uma ótima sugestão para esses ingredientes todos que tens pelo congelador :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. essa sopa ficou magnifica cada colher deve ser uma onda de sabores, adorei.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) É muito saborosa sim, bem intensa! Mas, o melhor de tudo, é que é mesmo bem simples de preparar :)

      Eliminar
  5. Uma vez mais, os meus sinceros parabéns e que tudo corra pelo melhor. Mas com duas meninas super talentosas, vai correr com certeza. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez mais, muito obrigada querida Anabela :)
      Ter-te sempre por cá ajuda a que tudo corra melhor ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Adoro peixe e também compro algum congelado, mas aposto bastante no fresco. O que faço, por vezes, é comprar o que gosto e que esteja a bom preço (aproveitando uma promoção ou a ida a uma loja mais específica em terra de bom peixe, por exemplo), trago o peixe para casa, arranjo-o, como uma porção no próprio dia e congelo o restante, aproveitando absolutamente tudo. Lombos e filetes para pratos mais sofisticados, cabeça e rabo para arrozes, massadas ou sopas, espinhas para caldos.
    Votos de bom trabalho para vocês, gostei da ideia :)
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susana :D
      Nasci, cresci e sempre vivi numa terra à beira-mar plantada e tenho um pai que, como costumo dizer, tem na pesca a quarta filha :P Por isso compreendo bem o quão bom é ter acesso a peixe fresco e fazer isso tudo que dizes! Prefiro muito mais comprar peixinho fresco e aproveitar cada pedaço dele! Mas a verdade é que nem todos temos, infelizmente, poder de compra para o fazer frequentemente... ou então existem ainda aqueles que, como eu, tiveram de ir viver para um país onde a escolha de peixe é reduzida e os preços altíssimos! Daí esta sugestão pelo peixe e/ou marisco congelados, com os quais também podemos fazer ótimas refeições :)
      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Se o teu pai andou na pesca, sabes do que falo, da maravilha do sabor a mar fresquinho. Respeito muito os profissionais que se dedicam ao mar, é um trabalho muito duro e cada vez mais mal remunerado. E é uma pena nós próprios, aqui em Portugal, pagarmos o nosso peixe mais caro do que o que vem de fora... Muitos vezes também não compro o que quero, mas sempre se conseguem umas promoções boas, pois há uma variedade que acredito que aí só a preço de ouro! Beijinhos! Susana

      Eliminar
  7. (odeio que a tua lista de ingredientes tenha ai lemon grass, como quem não quer a coisa...)
    Esta sopa tem mesmo bom aspecto, fiquei curiosa com o sabor. Vá, congela numa caixinha para quando eu ai for :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual congelar qual quê!! Faço-te uma panela inteira quando cá vieres :P
      E quanto ao lemongrass, se ele não se o mais provável não fosse ele se deteriorar pelo caminho, mandava-te um carregamento :P

      Eliminar
  8. Escolheste o dia 15 de Março como primeiro por ser o meu aniversário, certo?
    Bem me parecia ;)
    Eu por acaso tenho sempre peixe congelado na arca, nomeadamente «escamudo do alasca», um peixe que pelos vistos é muito apreciado pelos franceses, já que inunda a zona de congelados do e. leclerc, mas de que eu nunca tinha ouvido falar sequer. Espero que não seja como o peixe gato, com aquelas histórias horripilantes de como esse peixe está cheio de antibióticos, doenças e lixo (muito lixo).
    Continuando, como sempre esse peixe cozido com batatas, ovo e bróculos acompanhados por um belíssimo «molho estrugidooo», como se diz cá para cima, às terças-feiras, e estou ofendida por dizeres que fica sem graça... :P Também não é a minha maneira preferida, mas isso é só porque a minha maneira preferida é com alho francês :D (tão bom.)
    Essa sopa assim cremosinha deve ser tão aconchegante! Com esta chuva já comia :)
    (edit: Já não está a chover. Mas ainda está tudo molhado.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Avelã!! Como adivinhaste?! :D hehehe (já agora, parabéns muitooo atrasados mais uma vez!! :P )

      Eliminar