quarta-feira, 1 de abril de 2015

Folar de Enchidos // Salty Cornbread - "Dia Um...na Cozinha"


E cá estamos nós para o arranque de mais um mês! Aqui por Londres, infelizmente, a Primavera anda bem tímida :(  Espero que o ditado português "Abril, águas mil" não se venha a aplicar muitos em terras de sua majestade :P hehe
Mas foquemo-nos no que mais importa! O início de um novo mês significa mais um desafio do projeto "Dia Um...na Cozinha"! E, como não podia deixar de ser, com a Páscoa mesmo aí ao virar da esquina, as nossas organizadoras convidaram-nos a pôr as mãos na massa para produzirmos Folares, doces ou salgados! Confesso que a minha primeira ideia era fazer um folar doce, uma vez que nunca fiz nenhum e seria um desafio verdadeiramente engraçado... mas a falta de tempo tem sido estonteante e estive mesmo para não participar desta edição. Mas, à última da hora, lá me lembrei deste "folar", completamente fora do tradicional, que acho que é o retrato perfeito da minha vida agora: uma mistura de Portugal, bem presente nos enchidos, com um toque das minhas inspirações culinárias londrinas ;) 
A massa prepara-se literalmente em 10 minutos e, ao contrário dos nossos folares e bolas portuguesas bem tradicionais, esta versão que escolhi não precisa de levedar! É juntar tudo, verter numa forma e esperar que o calor do forno faça o resto por nós! Uma sugestão super saborosa, ideal para comer quente, morna ou fria! É perfeito para uma refeição mais leve, a acompanhar um pratinho de sopa por exemplo, para uma mesa de festa ou para um petisco de piquenique :)





Ingredientes: 
150 gramas de farinha
150 gramas de polenta em pó (a polenta em pó é um preparado para polenta, idêntico ao puré instantâneo)
1 colher de chá bem cheia de mostarda Dijon
5 spring onions finamente picadas (podem substituir por cebola)
1 pequeno pedaço de pimento bem picado
2 colheres de chá de fermento em pó
1 mão cheia de queijo ralado
284 ml de buttermilk (se não tiverem, ou não encontrarem à venda, basta que juntem 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco a 284 ml de leite e deixem atuar por 5 minutos)
100 ml de leite
2 ovos
2 mãos bem cheias de enchidos a gosto, cortados em pequenos pedacinhos (usei chouriço picante, salame, chourição e mortadela)
Azeite q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de orégãos secos
1 pequena pitada de colorau (cerca de 1 colher de café rasa)


- Numa taça, misturar a farinha, a polenta e o fermento. Temperar com uma pitada de sal e pimenta e envolver bem.

- À parte, numa outra taça ou jarro, misturar o buttermilk com o leite, os ovos, a mostarda e um fio generoso de azeite. Com um garfo, bater bem este preparado para que os ovos se dissolvam nele. Adicionar o alho, os orégãos e o colorau.

- Aos poucos, ir adicionando esta mistura líquida na taça dos ingredientes secos, misturando sempre muito bem e rapidamente, até obter um preparado liso e cremoso, sem grumos. Por fim, envolver os enchidos, as spring onions e o pimento nesta massa, bem como o queijo ralado.

- Verter numa forma forrada com papel vegetal (usei uma forma de bolo inglês) e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de uma hora, ou até o folar estar bem douradinho e o seu interior cozinhado (façam o teste do palito para terem a certeza de que o interior está cozido). Retirar e servir quente, morno ou frio. 


16 comentários:

  1. O teu folar ficou com uma cor lindíssima e com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dia-um-na-cozinha-folar-de-farinha-de.html

    ResponderEliminar
  2. Um folar totalmente desconhecido para mim, mas está com um aspeto de comer e chorar por mais
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lena :) É mesmo muito pouco tradicional mas é uma delícia :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. A minha costuma fazer um de enchidos.
    Esse ficou bem amarelinho e com toda a certeza que uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou super apetitoso o teu folar!! Boa Páscoa!
    Titá Negrão

    ResponderEliminar
  5. Gosto de folares doces, mas prefiro os salgados, bolas de carnes, etc. Este tem um aspeto suculento mesmo! Beijinhos e votos de boa páscoa. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :) Também prefiro muito mais os salgados ;)
      Beijinhos e uma ótima Páscoa *

      Eliminar
  6. Mais um folar! Tenho mesmo de experimentar. Não sei se faça salgado (com enchidos soa muito bem!) ou doce (hmmm nutella! NÃO digas que não é bom, omite essa parte por favor :P)
    Esses está com um aspeto que sinceramente... E sem precisar de levedar está mesmo a pedir para ser feito! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa situação de indecisão...o melhor mesmo é fazeres um de cada Avelã :D hehehe

      Eliminar