terça-feira, 7 de abril de 2015

Lemon & Almond Cake


Viver fora do país tem, como tudo, as suas vantagens e desvantagens! Um dos piores contras, para mim, é o facto de "perder" imensas datas especiais...não poder estar junto da família e dos amigos mais chegados nos seus aniversários, por exemplo, e não poder celebrar e festejar com eles outros momentos importantes! Hoje é um desses dias! Porque hoje é o aniversário da minha Mami!!! :D  E, infelizmente, pela primeira vez em 28 anos da minha existência, não vou estar ao lado dela para celebrarmos...e para lhe fazer um jantar especial e um delicioso bolinho ;)
Mas, mesmo longe, Mami, aqui está um bolo maravilhoso para festejarmos como deve ser! Porque, apesar da distância física, aqueles que amamos estão sempre, mas sempre, bem juntinhos a nós :D <3
Este bolo é um dos meus bolos favoritos de todo o sempre!!!! :D  Está, muito provavelmente, no meu Top 3 de bolos favoritos :P hehe  É super simples mas combina o sabor bem intenso de dois ingredientes que tanto adoro: o limão e a amêndoa! Se também gostam, acreditem, vão já para a cozinha experimentar. Vale tão, mas tãoooooo a pena!! :D





Ingredientes: 
225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225 gramas de açúcar
4 ovos batidos
½ colher de chá de extrato de amêndoa
Raspa de 1 limão e ½
75 gramas de farinha
150 gramas de amêndoas picadas
1 colher e ½ de chá de fermento em pó
Curd de limão q.b.
Amêndoas para decorar
1 colher de sopa de mel


- Numa taça, bater bem a manteiga com o açúcar até que esteja último esteja muito bem incorporado. Adicionar gradualmente os ovos batidos, nunca parando de bater. Se, por acaso, a mistura começar a quebrar um pouco, basta que lhe juntem cerca de uma colher de chá de farinha.

- Envolver nesta mistura o extrato de amêndoa e a raspa de limão.

- À parte, misturar e peneirar os ingredientes secos e juntá-los depois ao preparado anterior, utilizando uma colher metálica para misturar tudo, formando um preparado sem grumos, bem liso e uniforme.

- Verter esta mistura numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 35 a 45 minutos, ou até o bolo estar bem cozinhado (o palito, quando inserido no centro do bolo, deve sair limpo mas não deixem que coza em demasia para que o bolo fique fofinho e ainda com uma certa humidade no interior).

- Retirar o bolo do forno (mas não o desligar!!), deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixar depois o bolo arrefecer totalmente.

- Entretanto, dispor as restantes amêndoas (para decorar) num tabuleiro forrado com papel vegetal e levá-las ao forno durante cerca de 8 minutos, até que comecem a tostar muito ligeiramente. Ao final desse tempo, regá-las generosamente com a colher de sopa de mel e voltar a colocá-las no forno por mais 5 a 10 minutos, até que estejam ligeiramente caramelizadas. Retirar, deixar arrefecer e picá-las grosseiramente.

- Pincelar o topo de bolo com um pouco do vosso lemon curd favorito (se for muito espesso para pincelar, basta que lhe adicionem umas gotas de água a ferver e misturem bem, até que adquira a consistência indicada para que consigam barrar) e terminem salpicando-o generosamente com as amêndoas.


12 comentários:

  1. Que delícia Vânia!
    Deve ser tão bom, as fotos abrem o apetite :)
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Filipa :) É mesmo acredita, eu pessoalmente adoro, para mim este bolinho é dos meus favoritos, uma perdição ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Filipa :) Sou suspeita mas acho que ficou mesmo uma maravilha ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. As fotos ficaram incriveis ! uma pessoa tem de ser lembrar que esta a olhar para um ecrã x)

    Quero muito experimentar, eu adoro amendoa e tenho a cozinha cheia de limões ! Quando o fizer, digo alguma coisa :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D ahahah Obrigada Joana!
      Se tem a cozinha cheia de limões e se, tal como eu, adoras amêndoas, então tens mesmooooo de experimentar ;) Eu AMO este bolo, verdadinha :D hehe Experimenta e diz-me de tua justiça ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Pois, é chato, mas se as decisões são um balanço então o resto há de compensar :) Até podes fazer dedicatórias queridas no blog e tudo! :D E ficas com o bolino delicioso só para ti :P
    A combinação de amêndoa e limão realmente deve combinar bem... O bolo está lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Avelã :)
      E obrigada também por me fazeres ver o lado positivo "da coisa" :D hehehe

      Eliminar