terça-feira, 28 de abril de 2015

Stir-fry de almôndegas com pimentos e camarão // Meatballs, Shrimps and Peppers Stir-fry


Mais uma refeição de almôndegas, bem ao gosto cá de casa, como vocês já sabem tão bem :P
Simples, prática e cheia de sabor, quem é capaz de resistir a uma tacinha destas? :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
500 gramas de carne picada (de bovino ou porco)
Sal, pimenta, alho em pó e cominhos moídos q.b.
4 colheres de sopa de hoisin sauce
1 colher de sopa de mirin
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 pequeno pedaço de gengibre fresco ralado (podem substituir por 1 colher de café de gengibre em pó)
1 pequena pitada a gosto de chilli flakes (podem substituir por uma pequena malagueta finamente picada ou por algumas gotas de molho picante, como tabasco)
3 colheres de sopa de molho de soja
1 pimento grande, cortado em pedaços (ou usem uma mistura de pimentos de diferentes qualidades)
1 cebola grande cortada grosseiramente em pedaços
1 cenoura grande cortada finamente em rodelas
1 chávena cheia de miolo de camarão congelado
Azeite q.b.


- Colocar a carne de porco numa taça e temperá-la com uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e cominhos moídos. Com as mãos, misturar tudo muito bem e formar 16 almôndegas. Se possível, levá-las ao frigorífico durante algum tempo. Reservar.

- Numa outra taça juntar o hoisin sauce, o mirin, o açúcar, o vinagre, o gengibre, os chilli flakes e duas colheres de sopa do molho de soja. Acrescentar duas colheres de sopa de água e misturar tudo muito bem. Adicionar à taça os pimentos, cebola e cenoura, envolvendo bem os vegetais nesta marinada. Reservar.

- Levar ao lume uma wok ou uma frigideira ampla, bem regada com um fio generoso de azeite (ou óleo de sésamo) e uma colher de sopa de molho de soja. Quando estiver bem quente, adicionar as almôndegas e salteá-las, virando-as cuidadosa e frequentemente, até que estejam bem cozinhadas e douradinhas. Retirar para um prato e reservar.

- Levar novamente a wok ao lume e adicionar agora os vegetais, previamente escorridos da marinada, salteando-os durante cerca de 3 a 4 minutos. Ao final desse tempo, verter a marinada na wok e deixar ao lume até que reduza um pouco e espesse (se a marinada começar a espessar demasiado, acrescentem algumas colheres de sopa de água quente ou caldo de vegetais). 

- Quando os legumes estiverem cozinhados, mas sem que tenham perdido a sua textura crocante, e o molho tenha reduzido e adquirido uma boa consistência, acrescentar o miolo de camarão, envolvendo bem e deixando cozinhar por apenas 30 segundos.
- Adicionar novamente as almôndegas à wok, envolvendo tudo bem e delicadamente, deixando ao lume apenas o tempo suficiente para que voltem a aquecer. Desligar e servir o stir-fry de imediato, acompanhado de arroz.


10 comentários: