quarta-feira, 10 de junho de 2015

Lombinho de porco em marinada asiática



Adoro lombinho de porco e compro imensas vezes (quase todas as semanas confesso :P hehe!!). Apesar de ser completamente delicioso e divinal simplesmente assado no forno, gosto imenso de experimentar novos pratos com esta carne tão apreciada por estas bocas cá de casa :)  É tenra, suculenta e saborosa e, por isso mesmo, acho que poucas coisas podem correr mal quando a decidimos confecionar (exceto, claro, quando a deixamos secar em demasia..o que às vezes também acontece...hehe).
Uma receita simples e rápida mas, ainda assim, diferente e cheia de sabor. E ainda por cima daqueles sabores tão orientais dos quais tanto gostamos cá por casa ;)



Ingredientes: 
1 lombinho de porco com cerca de 500 gramas, cortado ao meio no sentido da largura (para que forme dois lombinhos, suficientes para 2 pessoas)
1 colher de sopa bem cheia de molho de soja
1 colher de sopa de mel
Sumo de 1 lima e raspa de ½
1 colher de café de pasta de gengibre ou gengibre fresco muito bem picado
1 dente de alho bem picado
Uma pitada de pimenta q.b.
1 colher de café de lemongrass moído
1 colher de café de cominhos em pó
1 colher de café de óleo de sésamo tostado
1 colher de café de molho de ostra


- Misturar bem todos os ingredientes da marinada numa taça e colocar nela os pedaços de lombinho de porco, deixando marinar durante, pelo menos, 30minutos a 1 hora.

- Levar ao lume uma frigideira ampla (com alguma altura), antiaderente. Quando estiver bem quente, escorrer os lombinhos da marinada (mas reservá-la) e colocá-los na frigideira, com o lume alto, deixando que cozinhem durante cerca de 3 minutos de cada lado, para que fiquem bem selados e caramelizados. 

- Ao final desse tempo, baixar o lume. Adicionar à marinada reservada cerca de ½ copo de água bem quente (ou caldo de carne) e verter na frigideira. Baixar o lume e deixar a carne cozinhar lentamente na marinada, durante cerca de 15 minutos, virando-a frequentemente. Se o molho começar a espessar demasiado rápido, adicionar mais algumas colheres de água quente ao longo da cozedura.

- Quando a carne estiver bem cozinhada (não a deixem cozinhar em demasia  para que fique tenra e suculenta), retirá-la para uma tábua e deixar repousar cerca de 1 a 2 minutos. Levar a marinada novamente ao lume durante mais alguns segundos, regando-a generosamente com mais um pouco de sumo de lima bem fresco.

- Servir os lombinhos fatiados, regados com a marinada, e acompanhados de arroz e de legumes salteados.

7 comentários: