quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Risotto do mar com hambúrgueres de salmão // Salmon Burgers & Seafood Risotto


Este é provavelmente um dos risottos mais rápidos (e "albrabados") de sempre!! :D hehe
Mas, quem se importa com isso, quando é tão rápido de fazer e o resultado final é tão, mas tão saboroso?! Eu não!! Eu gosto é de coisas assim! Cheias de "atalhos" que tornam uma refeição feita em menos de nada em algo deveras especial! :)
Os hambúrgueres de salmão são tão bem simples e práticos de preparar e, a meu ver, completam na perfeição esta refeição! Se estiverem à espera de alguns convidados para um jantarinho aí em vossa casa em breve, atrevam-se a servir esta sugestão! Os hambúrgueres podem ser preparados com antecedência e só vão para o grelhador mesmo antes de servir...e o risotto pode também ser preparado antes e acabado de fazer mesmo antes de ir para a mesa! Vai dar-vos tempo para desfrutar desse convívio entre família e amigos sem terem de passar horas na cozinha para agradarem a esses paladares exigentes e, ainda por cima, fazerem um brilharete!! ;)



Ingredientes para 2 pessoas:
1 posta de salmão fresco, grande, sem pele nem espinhas
Salsa e cebolinho fresco q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de alho em pó
1 ovo
1 colher de sopa de pão ralado
2 mãos bem cheias de arroz de risotto
1 mão cheia de miolo de camarão
1 colher de café de colorau
1 tomate grande, bem maduro, cortado em pequenos pedaços
700 ml de caldo de legumes quente
4 colheres de sopa de creme de marisco (em pó)
1 dente de alho pequeno muito bem picado
1 cebola pequena bem picada
Azeite q.b.
Queijo ralado a gosto



- Cortar o salmão em pedaços e colocá-lo num robot de cozinha ou trituradora, juntamente com uma pitada de sal e pimenta, um pouco de alho em pó, cebolinho e salsa fresca a gosto, o ovo e o pão ralado e triturar tudo bem, até formar uma pasta. Dividir esta mistura em duas partes iguais e formar dois hambúrgueres. Se possível, levar ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

- Para o risotto, levar ao lume um tacho com um pequeno fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho picados. Juntar o tomate e deixar que cozinhe muito bem, até que se comece a desfazer e a formar uma pasta.



- Nessa altura, adicionar o miolo de camarão e o colorau, envolvendo bem, e deixar cozinhar durante cerca de um minuto.

- Acrescentar depois o arroz, envolver bem e, mexendo frequentemente, deixar que frite durante um ou dois minutos.

- Ao caldo de legumes bem quente, adicionar as colheres de creme de marisco, misturando bem. Verter duas conchas de sopa bem cheias na panela do arroz e deixar cozinhar até que o líquido evapore quase na totalidade. Temperar com uma pitada de pimenta (eu não utilizo sal porque o caldo de legumes já tem mas se gostarem, juntem nesta altura mais uma pitada de sal) e acrescentar mais uma concha de caldo com creme de marisco. Repetir sempre este procedimento até que o arroz esteja bem cozido.

- Entretanto, enquanto se prepara o risotto, levar ao mesmo tempo ao lume um grelhador e cozinhar os hambúrgueres de salmão, que apenas precisam de cerca de 4 minutos de cada lado.

- Mesmo antes de servir, juntar um pouco de queijo ralado a gosto à panela e envolver delicadamente no risotto. Servir de imediato, polvilhado com um pouco de salsa picada, e acompanhado com os hambúrgueres de salmão. Se gostarem, regar tudo com um pouco de sumo de limão. 

4 comentários: