segunda-feira, 11 de abril de 2016

Frango com Camarão, Manga e Leite de Côco / Mando & Coconut Chicken with Prawns



Os dias estão mais longos, mais soalheiros, mais quentinhos, mais alegres...e assim estão os nossos pratos também! :) E este que vos trago hoje é uma pequena maravilha, acreditem!! :) As cores são fantásticas e os sabores simples, frescos e deliciosos! Uma refeição para qualquer dia da semana mas, de preferência, para terminar em beleza dias felizes! :)



Ingredientes (para 2 pessoas):
1 peito de frango grande cortado em pequenos pedaços ou tiras finas
1 mão bem cheia de camarão crú, descascado e descongelado
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 pequena pitada de colorau e outra de salsa seca
1 dente de alho pequeno muito bem picado
1 manga madura (mas não em demasia)
120 ml leite de côco light
4 spring onions cortadas finamente
Cebolinho fresco picado para decorar
Para acompanhar:
Raminhos de brócolos
1 cenoura grande cortada em palitos
Cajus a gosto
1 colher de sopa rasa de molho inglês
1 dente de alho pequeno bem picadinho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Arroz (jasmine, basmati ou selvagem resultam muito bem)



- Descascar a manga e cortar metade da sua polpa em pequenos pedaços. Colocar numa picadora ou robot de cozinha, com cerca de 1 a 2 colheres de sopa de água, e triturar muito bem, até que forme uma pasta (não se preocupem em deixar essa pasta muito macia e uniforme - é bom deixarem alguns pedacinhos de manga). Cortar a outra metade da manga em tiras finas e reservar tudo.

- Entretanto, levar ao lume uma frigideira ampla, anti-aderente, apenas salpicada com algumas gotas de azeite e o dente de alho picado. Temperar a carne com uma pitada de sal e pimenta e verter na frigideira quando esta estiver bem quente. Polvilhar a carne com uma pitada de colorau e salsa seca, juntar metade das spring onions, e deixar cozinhar durante alguns minutos, mexendo de vez em quando, até que o frango comece a estar cozinhado e com uma cor douradinha no exterior.




- Nessa altura, adicionar os camarões, envolver e deixar cozinhar durante mais uns 2 minutos, até que ganhem cor. Por fim, adicionar a manga triturada, bem como o leite de côco, e deixar que ferva durante 2 a 3 minutos. Baixar o lume e deixar cozinhar e apurar por mais outros 2 a 3 minutos, antes de desligar e polvilhar com as restantes spring onions e o cebolinho fresco picado.

- Para o acompanhamento, levar ao lume uma wok ou outra frigideira anti-aderente e bem ampla, regada com um fio bem generoso de azeite. Quando estiver bem quente, juntar os brócolos, os palitos de cenoura e o alho picadinho, temperar com uma pequena pitada de sal e pimenta e regar com o molho inglês. Saltear durante uns 5 minutos, mexendo frequentemente, até que os legumes estejam cozinhados mas ainda bem crocantes. Polvilhar os vegetais com cajus e servir, acompanhando o arroz e a mistura de frango e camarão com molho de manga e côco. 


6 comentários:

  1. Que óptimo aspecto!! Adorei a sugestão!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana!! Posso-te garantir que é uma delícia ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Raramente uso manga para cozinhar! Tenho de fazer esta receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também não uso frequentemente mas, uma vez por outra, lá sai uma receitinha com manga, nem que seja uma salada ;) Mas esta é definitivamente para repetir, ficou uma delícia e foi um sucesso aqui por casa :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Uma combinação de sabores que me agrada, o aspecto esta divino
    Já se comia
    Boa semana

    ResponderEliminar