terça-feira, 12 de agosto de 2014

Frango assado com manteiga de amendoim

Nestes últimos dois dias, o Verão aqui por Londres diz que foi ali dar uma voltinha num instante, tirar umas férias, que também merece, e que é capaz de voltar entretanto! E assim se instalou a chuva, um vento fortíssimo e uma trovoada para acompanhar tudo isto! E aqui por casa, e em mim, instalou-se novamente a vontade de ligar o forno e fazer uma comidinha mais reconfortante e bem apetitosa. Porque o tempo também dita (e muito!) os nossos apetites e as refeições que saem diariamente das nossas cozinhas, deixo-vos hoje uma receitinha super simples e saborosa de frango no forno com manteiga de amendoim :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
1 frango médio
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim (podem usar a da vossa preferência. Eu usei uma manteiga da amendoim com pedaços que deixou a camada exterior do frango com uma ótima textura, com alguns pedacinhos bem crocantes)
Sumo de 1 lima (se for pouco sumarenta, podem usar 1 lima e ½ ou duas)
1 colher de chá de mistura de 5 especiarias
Noodles chineses (opcional)

- Colocar o frango num tabuleiro e adicionar-lhe o molho de soja, a manteiga de amendoim, o mel, a mistura de 5 especiarias e o sumo de lima. Com as mãos, barrar bem toda a carne com esta mistura e levar ao forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 1h15m, tendo o cuidado de virar o frango pelo menos duas vezes a meio da cozedura. Ao final deste tempo, aumentar a potência do forno para 200ºC e cozinhar por mais 15 a 20 minutos, até a carne apresentar uma camada exterior bem dourada e caramelizada. Desligar e deixar repousar cerca de 10 minutos antes de servir.

- Cortar o frango aos pedaços e servi-lo com uns simples noodles chineses.



Mas se por aí continuam em "modo verão" e assim querem continuar, não se esqueçam que já publicámos o fabuloso desfile de receitas do 4º Desafio "Há vida para além da massa de atum". Uma panóplia de gelados deliciosos, bem caseiros, de fazer crescer água na boca a qualquer um :)  Vejam as receitas todas aqui

2 comentários:

  1. Olá,

    Esse frango ficou com uma cor lindíssima e com um aspecto divinal.
    Nunca usei manteiga de amendoim num assado...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/08/coxas-de-frango-assadas-com-sumo-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clarinha :) Se nunca experimentaste, tens de tentar ;) Eu não sou nada fã de manteiga de amendoim, mas assim num frango no forno ou como tempero para um salteado de frango na wok, por exemplo, fica uma verdedira delícia e bem diferente ;) E dá muito sabor à comida em pouco tempo e de forma bem fácil :)
      Beijinhos *

      Eliminar