sábado, 20 de setembro de 2014

Cheesecake brownie duplo chocolate


Há uns tempos, a Sílvia fez um Cheesecake Brownie com arandos, um bolinho lindo e delicioso que partilhou connosco no seu fantástico blog Bocadinhos de Açúcar. Eu, como sou uma "copiona" sempre à procura de boas ideias, receitas e dicas culinárias, e como fiquei a babar para as fotografias, levei de imediato a receita comigo e não demorou muito até que a colocasse em prática. Aliás, não podia ser de outra forma quando falamos de uma combinação entre um cheesecake e um brownie...certo?! ;)  Dispensei os arandos e, com uma adaptaçãozita aqui e outra ali, saí-me com este Cheesecake Brownie de chocolate preto e branco, simplesmente fantástico! :)  E é com ele, para vos atiçar bem a gula e tentar adocicar um pouco mais os vossos dias, que vos deixo este fim de semana! E experimentem, porque vale mesmoooo a pena :D





Ingredientes para o brownie: 
150 gramas de chocolate negro partido em pedaços + 50 gramas cortado grosseiramente
4 colheres de sopa de manteiga amolecida
125 gramas de açúcar
3 ovos batidos
½ colher de café de extrato de baunilha
75 gramas de farinha com fermento
1 colher de sopa de chocolate em pó
Para a cobertura de cheesecake: 
1 gema de ovo
100 gramas de queijo-creme
2 colheres de sopa de açúcar
1 mão bem cheia de chocolate branco partido em pequenos pedacinhos


- Derreter as 150 gramas de chocolate preto com a manteiga, em banho-maria ou no micro-ondas. Quando estiver derretido, formando uma mistura lisa e homogénea, retirar do lume (ou do micro-ondas) e incorporar o açúcar, misturando muito bem.

- Adicionar de seguida a farinha, a baunilha, os ovos batidos e as restantes 50 gramas de chocolate partido em pedaços.

- Deitar a massa numa forma forrada com papel vegetal e reservar.

- Numa outra taça, misturar todos os ingredientes da cobertura e envolver bem. Ir deitando pequenas porções deste preparado sobre a massa crua do brownie e, com a ajuda de uma colher, ir fazendo movimentos circulares delicados, para que a cobertura se misture com o preparado do brownie, formando uma espécie de marmoreado.

- Levar o bolo ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 25 minutos ou até estar cozinhado, mas não em demasia, para que o interior fique fofo e ligeiramente húmido. Podem servir de imediato quentinho (para aqueles mesmo gulosos que não conseguem esperar), deixar arrefecer ou então fazer como eu: esperar que arrefeça um pouco e, com o bolo ainda morno, cortá-lo em quadrados e servi-lo com uma bola de gelado de baunilha. 


12 comentários:

  1. Credo nossa senhora estou com a glicémia em altas e a salivar e tu estás longe. Que coisa boa! Vânia, confessa, andas a render-te aos doces. A mi me encanta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que confesso Tekas, estou completamente rendida :D ahahah Tu sabes bem que eu sempre fui rendida, só não sou propriamente a pessoa mais gulosa que existe e, por isso mesmo, nunca me dediquei tanto a eles como aos pratos salgados porque tinha alguma dificuldade em "escoar" a minha produção :P ahahah Mas adoroooo fazer doces. E agora estou a começar a arranjar formas de escoar essa produção (todas as situações, eventos, idas a casas de amigos, etc, etc etc são bons pretextos :P hehe) e por isso vou para a cozinha dedicar-me ao baking muitas mais vezes ;)
      E não precisas de ficar assim tão a salivar minha querida... vai para a cozinha que esta delícia preparar-se num instantinho e vais adorar ;)

      Eliminar
  2. Que aspeto guloso! :D

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que tentação mais deliciosa!!!

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ai Vânia, isso é que é pecar!!! Em grande :)
    Que aspecto delicioso!

    Bjinhos

    ResponderEliminar