terça-feira, 30 de setembro de 2014

Frango em molho de laranja com esmagado de batatas e brócolos


Tanto eu falei do bom tempinho que por aqui (inexplicavelmente!) se tem feito sentir, que lá tinha de vir uma chuvinha para me lembrar que, definitivamente, já é outono e que vivo em Londres ;)  Mas eu não desespero! Vou para a cozinha e preparo refeiçõezinhas assim, bem quentinhas, saborosas e super reconfortantes :)  Simples mas uma verdadeira delícia, acreditem! :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 laranjas
1 colher de chá de mostarda (de preferência mostarda antiga, em grão)
1 colher de sopa de mel
4 coxas de frango
Sal, pimenta e colorau q.b.
4 batatas brancas médias
2 batatas-doces médias
5-6 raminhos de brócolos
Azeite q.b.


- Colocar numa taça o sumo de uma das laranjas e adicionar-lhe a mostarda e o mel, mexendo bem. Dispor o frango num tabuleiro de forno, regá-lo com um pequeno fio de azeite e temperá-lo com uma pitada de sal, pimenta e colorau, regando-o depois com o molho de laranja. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45 a 50 minutos, ou até o frango estar bem cozinhado no interior e com uma camada exterior bem dourada e crocante (ter atenção para virar o frango algumas vezes ao longo da cozedura).

- Entretanto, levar ao lume brando uma pequena caçarola com o sumo da restante laranja e, lentamente, deixar que forme uma calda um pouco espessa. Quando estiver com a consistência desejada, desligar e reservar.
 
- Levar também a cozer as batatas e os brócolos, numa outra panela, com água temperada com sal. Quando os legumes estiverem bem cozidos, ao ponto de se desfazerem quando pressionados com o garfo, desligar e escorrer bem. Voltar a colocá-los ainda quentes dentro da panela, regá-los com um pequeno fio de azeite e esmagá-los grosseiramente com a ajuda de um garfo ou de um esmagador, para que fiquem ligeiramente em puré mas ainda com bastante textura.

- Servir o frango no forno com o esmagado de legumes, tudo bem regado com o sumo de laranja em calda.

6 comentários:

  1. Gostei bastante da mistura de sabores, deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa, fica um pratinho bem saboroso e reconfortante :)

      Eliminar
  2. Ficou uma refeição bem aconchegante, uma maravilha!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. HAH! Aqui está calor! (não vou falar muito que parece que não vai durar :P). Tens sorte que estou uns dias atrasada no comentário, senão não me paravas o falatório sobre os seguintes dias de temperaturas agradáveis e quentes ;)
    Pronto, demasiado quentes.
    Outono, volta :P
    20 graus e céu limpo! É pedir muito, por amor de Deus?! (Uns 13 graus nos dias em que vou correr, por volta das 14h deste sábado, durante umas duas horinhas, se alguém me estiver a ouvir, também dava jeito...)
    (Manda lá esse tempo à encomenta, que eu sei que és tu que controlas isto! Ou isso ou o S Pedro pôs escutas nos comentários do blogger e está a castigar-me por 1- O ter trocado com o S João (não tenho culpa, é aquela música, eu bem digo!) e 2 - Ter falado mal dele por causa do tempo (e está enganado, eu falei do S João ;)))
    A refeição parece deliciosa, que combinação de sabores bem escolhida ;)
    (O tempo.)
    (Não te esqueças do tempo.)
    (;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres podemos trocar imediatamente! É que por aqui, ainda ontem estava um dia bonito, daqueles com solinho mas uma temperatura outonal, bem bem à minha medidade e a meu gosto...e hoje...txarannn...um verdadeiro dia de inverno! Mas não é um dia de inverno qualquer...é um dia de inverno londrino, com direito a muita chuva e a muito frio :( Mas pronto, parece que também ainda não veio para ficar :P

      Eliminar