segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Bolo de chocolate sem farinha (glúten-free)


E o Natal está mesmo mesmo aí à porta!! :D  Tãoooo bom!! :D hehe
Por isso, hoje deixo-vos com uma receitinha bem docinha, super simples e saborosa, livre de farinha mas carregada de sabor! :)  Espero que, aí por casa, os preparativos para uma das noites mais aguardadas do ano estejam a andar a bom ritmo...por aqui, continuamos a aproveitar todos os segundos de cada dia para matar as saudades de casa, da família e dos amigos...queremos que chegue o Natal mas queremos também que estes dias durem para sempre ;)  Enquanto pudermos vamos aproveitar ao máximo...e , para aproveitar ainda melhor, por aqui têm saído muitas coisinhas boas como esta... porque todos os dias são de celebração :)



Ingredientes: 
60 gramas de manteiga, partida em pedaços
100 gramas de chocolate preto
70 gramas de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
40 gramas de amêndoas picadas
1 colher de sopa de cacau em pó peneirado
2 gemas de ovo
3 claras de ovo

- Numa taça, juntar o chocolate, a manteiga e o açúcar e levar a derreter em banho-maria ou no micro-ondas, até que formem uma mistura bem lisa e homogénea. Juntar a baunilha, as amêndoas e o cacau em pó, misturando bem.

- De seguida, adicionar as gemas de ovo, uma a uma, envolvendo muito bem entre cada adição.

- À parte, bater as claras em castelo. Com uma colher metálica, adicionar uma colher de sopa das claras em castelo à mistura de chocolate, envolvendo delicadamente. Adicionar as restantes claras, em três adições, envolvendo sempre tudo bem mas o mais delicadamente possível, para que retenham o ar.

- Verter o preparado numa forma untada e forrada com papel vegetal e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, até que o bolo tenha empolado um pouco mas ainda não esteja completamente firme. Desligar o forno, retirar o bolo e deixá-lo arrefecer um pouco na forma, antes de o desenformar e deixar arrefecer na totalidade.

- Servir simples, polvilhado com açúcar em pó ou ainda acompanhado de um pouco de natas batidas e um doce de frutos silvestres.


 



3 comentários:

  1. Olá!
    Posso por favor perguntar porque é que furaste o bolo com uma forma de flor?
    Agradecida ;)
    (não, a sério, isto está a matar-me. É tipo "olha, este bolo tem cara de bolacha, vou cortá-lo em forma de flor"? Não aconselho, da última vez que chamei cara de bolacha a alguém essa pessoa não achou grande piada.
    (gente sem sentido de humor)
    (que fique claro que NÃO era uma ofensa, era na brincadeira. Raio de gente, estes dias nem se pode chamar cara de bolacha a ninguém sem que levem a peito.)
    (também não correu bem com cara de marisco.)
    (OHMEUDEUS, ia-me esquecendo de fechar o número certo de parêntesis!)
    )
    Empolado é o pior adjetivo de sempre :P
    Acompanhaste com o teu doce de frutos silvestres? :)
    A flor na 1ª foto está virada do avesso ou... ESPERA AÍ... Como é que conseguiste não pôr açúcar em pó na flor?! COMO? Ainda por cima com contornos tão irregulares?! BRUXARIA!
    Glúten-free? Deixaste tantas coisas por estas terras e levaste contigo os acentos para as terras da rainha? Olha que se a alfândega te vê com isso... São mais simpáticos com as mulas!
    O bolo parece muito bom, a textura nessa flor maquiavélica e enfeitiçada parece mesmo boa :D
    Desculpa lá o comentário sem grande sentido.
    *Sigh*, fazer comentários a estas horas dá nisto.
    RESPONDE.
    (vou começar a cingir-me ao "tem bom aspeto".)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou cansadíssima depois deste texto :P ahahahahahahahah Mas vou tentar resumir :P
      Não, não acompanhei com o meu doce de frutos silvestres mas tinha ficado muito bom (para a próxima vou fazê-lo, obrigada :P )... Tens toda a razão em relação dos acentos, são defeito de fabrico de jornalista portuguesa que ainda não se adaptou totalmente a uma língua que deixou os acentos algures perdidos no tempo :P .... Quanto à flor, não sei porque cortei o bolo assim sinceramente, tinha o cortador ali por perto e...aconteceu :D hehehe E consegui não a polvilhar com açúcar porque a cobri carinhosamente com um guardanapo :P

      Eliminar