sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cestinhas de salmão, queijo e espinafres



E assim se passou mais um Natal! Espero que o vosso tenha sido maravilhoso e muito especial, tal e qual como foi o meu! Infelizmente, o que é bom acaba sempre e, como tal, amanhã é dia de fazer novamente as malas mas, desta vez, para iniciarmos a nossa viagem de regresso a "casa" (entenda-se...Londres). Porém os dias que passámos em Portugal junto da família e dos amigos foram por demais fantásticos e levamos o coração cheio :D <3

Terminado o Natal, acaba também, obviamente, aqui pelo blog, a "saga" das sugestões natalícias (para o ano há mais, prometo!! :D hehe). Contudo, estamos a poucos dias de celebrar uma das outras noites mais aguardadas do ano: a noite da Passagem de Ano!!! E, claro está, o dia de Ano Novo! E, assim sendo, depois de sugestões bem natalícas, vou trazer-vos agora, durante os próximos dias, algumas sugestões bem festivas para transformarem a vossa passagem de ano numa noite/dia ainda mais marcante e especial :)

E começo, como não podia deixar de ser, com aquilo que, sinceramente, mais adoro em jantares um pouco mais elaborados: as entradas!!! Acreditem: já fiz jantares para grandes grupos de amigos e de família compostos somente por coisas e coisinhas que normalmente denominamos de entradas! Adoro refeições assim. Uma mesa vasta, cheia de diferentes petiscos, em que tudo (ou quase tudo) possa ser preparado com alguma antecedência e que proporcione às pessoas várias horas de prazer gastronómico e degustativo, aliadas a uma boa conversa e muita animação :)
Esta receitinha que vos deixo hoje é uma das minhas entradas favoritas e, a meu ver, é algo que faz sempre sucesso e fica bem em qualquer mesa :)





Ingredientes para 6 ramequins: 
1 posta de salmão cozinhado e desfiado (podem substituir por salmão fumado lascado)
2 colheres de sopa bem cheias de queijo-creme
2 colheres de sopa de queijo ralado a gosto (mais uns pedacinhos deste queijo para polvilhar cada uma das tacinhas mesmo antes de ir ao forno)
Pimenta e alho em pó q.b.
1 ovo batido
3 folhas retangulares de massa filo
Azeite ou manteiga derretida q.b. 
 
- Numa taça, misturar o salmão com o queijo-creme, o queijo e os espinafres e temperar tudo com uma pitada de pimenta e de alho em pó. Juntar o ovo batido e envolver bem. Reservar.

- Dispor as folhas de massa filo, umas sobre as outras, pincelando cada uma delas com um pouco de azeite ou manteiga derretida. Cortar a massa em seis quadrados de idêntico tamanho.


- Com cada um destes quadrados de massa, forrar seis ramequins, para que formem uma espécie de cestinhas. Rechear cada um deles com o preparado anterior de queijo e salmão, colocando no topo de cada um mais um pedacinho de queijo.

- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15-20 minutos, até que o queijo esteja derretido e a massa filo bem douradinha e estaladiça. Retirar, deixar repousar cerca de 3 a 4 minutos e servir simples, acompanhados de uma bela salada ou de uns vegetais ligeiramente salteados. 


 



8 comentários:

  1. Que bom aspecto ficaram essas cestas.

    Boas Festas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/quinze-dias-com-natal.html

    ResponderEliminar
  2. Gostei da sugestão, uma óptima receita para se aproveitar sobras de outras refeições!

    ResponderEliminar
  3. Que lindas!
    Adoro massa filo e esta sugestão usa ingredientes que tanto aprecio. :)

    Bjinho e Boas Festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :D
      Beijinhos e espero que 2015 seja um ano fantástico :)

      Eliminar
  4. AAAH então é daí que vem o nome! Acabou de me ocorrer uma piada brilhante, vou tentar aguentar-me até ao fim do comentário para a dizer :P
    Existem coisas tradicionais de ano novo?
    Reformulo, existem coisas tradicionais de ano novo exceto uvas, roupa interior azul e finais de programas degradantes na televisão?
    Se sim, diz-me por favor que uma delas é fazer uma casinha de gengibre.
    (NÃO QUERO SABER, vou fazer à mesma :P )
    Não é nada comum da minha parte fazer entradas, porque não é muito a minha especialidade (sobremesas, sobremesas, sobremesas!), mas já fiz folhados de alheira e uns folhados com marisco e toda a gente adorou. Snif, é altura de aceitar a dura realidade portuguesa. Chouriço > Chocolate :'( Já não sei a onde é que pertenço!
    Ficaram muito giras e deliciosas!
    Boas Entradas!
    (HIHIHIHI :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Avelã, uma casinha de gengibre é super tradicional!!! :D (sei que te vou deixar feliz, por isso fá-la e mostra à gente :P hehe)

      Eliminar