domingo, 7 de dezembro de 2014

Orange Madeira Cupcakes



Não tarda nada, o Natal está aí chegar e, com ele, vêm também as férias escolares. Os mais pequenos ficam em casa e, em pleno inverno, nem sempre é propriamente fácil mantê-los ocupados, e felizes, sem que isso implique estarem em frente a uma televisão, um computador ou a uma qualquer consola. Criar oportunidades e atividades para levar a cabo com os mais pequenos não é também uma tarefa muito fácil mas, em época natalícia, as sugestões circulam por toda a parte, por isso ideias não irão faltar certamente. E eu hoje deixo por aqui mais uma sugestão que, como não podia deixar de ser, envolve cozinha ;)  Acho que os docinhos mais divertidos para preparar com as crianças são as bolachinhas, os muffins e os cupcakes. Tudo o que é pequenino, que os permita colocar verdadeiramente as mãos na massa e que seja produzido em quantidades consideráveis para eles terem muito com que se entreter quando chega a parte da decoração :D  
O "Madeira Cake" é um dos bolos mais famosos e consumidos aqui por Inglaterra. É "o bolo do chá". Aquele bolinho para ter sempre em casa, sempre à mão, ideal para saborear com uma chávena de chá ou de café quente. Eu decidi adaptar umas quantas receitas, e personalizá-las também, e saíram assim estes Orange Madeira Cupcakes, simples e saborosos, ótimos para o chá das cinco...com a pequenada ;)



Ingredientes:
150 gramas de manteiga à temperatura ambiente
150 gramas de açúcar
4 ovos médios, ligeiramente batidos
200 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Sumo de 1 laranja e ½

- Bater a manteiga com o açúcar, até que este último se dissolva totalmente e formem uma pasta bem leve e cremosa.


- À parte, colocar os ovos numa taça e batê-los ligeiramente. Aos poucos e poucos, ir adicionando estes ovos à mistura de manteiga e açúcar, batendo sempre muito bem entre cada adição.



- Numa outra taça, misturar a farinha com o fermento. Gradualmente, ir envolvendo na mistura anterior, até formar um preparado liso e homogéneo. Juntar depois o sumo de laranja e incorporar.

- Verter este preparado numa forma grande ou em forminhas de cupcakes e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25-30 minutos, ou até os cupcakes estarem bem douradinhos e cozidos no interior. 



- Sirvam-nos tal e qual como estão, polvilhados com açúcar em pó ou decorem-nos a gosto (eu usei umas canetas de icing sugar colorido nuns e um glitter dourado noutros).

8 comentários:

  1. Mas que gulosos!
    São realmente uma excelente sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa :D Pelo que vou seguindo sempre pelo blog e Facebook, sei que aí por casa tens uns "pequenos ajudantes" à altura destas aventuras culinárias ;)

      Eliminar
  2. Gostei do nome, bastante peculiar!
    Devem ser deliciosos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Querida Vânia: esta receita levou-me de volta à infância, pois era dos nossos bolos preferidos e o que a minha mãe mais vezes fazia. Em forma de cupcakes resultou muito bem e com a tua decoração ainda ficaram melhores.
    (Pensei, pelo nome, que levassem vinho da Madeira,mas já vi que não).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom querida Márcia, fico muito feliz quando consigo suscitar recordações dessas, tão boas :)
      Confesso que nunca tinha ouvido falar em Madeira Cake até ter vindo viver para Londres. Por cá, é um dos bolinhos de eleição, vende-se por todo o lado, e é dos mais famosos "bolinhos do chá" ;) Quando comecei a ver estes bolos pela primeira vez, também pensei que levassem vinho da Madeira e, por isso, foi logo pesquisar um pouco mais sobre eles...mas efetivamente não levam. Chama-se Madeira Cake porque, há vários séculos, era um dos bolos mais produzidos e consumidos pela Grã-Bretanha e servia-se normalmente acompanhado por um vinhinho da Madeira, daí o nome ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Tu andas com ideias relativamente a crianças! ;) Fiquei na dúvida se alguma criança te ajudou ou se foi para a tua criança interior... :P
    Uma das coisas mais hilariantes de sempre são os bolos de vegetais a que as pessoas chamam encarecidamente "bolos de sopa". A sério, brilhante :P
    Esses cupcakes parecem mesmo bons :D Bem melhores do que cupcakes de sopa :D (Será que já alguém fez cupcakes com sopa misturada com gelatina com cobertura?) (Espero que não almoçes cedo, se não sou capaz de te estar a tirar vontade :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :P ahahahah Não Avelã, não ando mesmo com ideias relativamente a crianças ;) estes cupcakes foram definitivamente para a minha criança interior, mas tenho pena de não ter tido aqui a minha irmã ou a minha sobrinha para me ajudarem, que tenho a certeza de que iam adorar ;) Mas muito em breve posso fazer estes e muitos outros com elas :D
      Quanto a bolos de sopa...nuncaaaa ouvi falar mas fiquei curiosa confesso :P hehehe

      Eliminar