quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Sugestões Natalícias #4" - Bolo Intenso de Chocolate


Mais uma sugestão bem docinha para este Natal! Esta é daquelas que, para mim, são ideais para se colocarem na mesa (bem acompanhada de um chazinho, um café ou um chocolate quente :P !!) durante a tarde da véspera de Natal, enquanto se cozinham as iguarias da ceia natalícia, ou para não faltar em cima da mesa no dia 25, naqueles convívios familiares em que as conversas se estendem por toda a tarde (acompanhadas, quiçá, daqueles filmes fantásticos que sempre passam na televisão nesse dia :P hehe)
E porque é que é ideal, perguntam vocês?! Porque é intenso...e porque é de chocolate! ;) hehehe  
Cada dentada em cada quadradinho deste bolo é uma "trinca" numa verdadeira almofada de sabor a chocolate ;)  É tão fofo, tão saboroso e tão simples de preparar! :)


Ingredientes: 
100 gramas de chocolate de culinária (ou preto)
1 colher de sopa de café instantâneo forte (já dissolvido em água quente)
150 gramas de açúcar
150 gramas de manteiga
5 ovos (com as claras separadas das gemas)
2 colheres de sopa rasas de cacau em pó
- Colocar o chocolate partido em pedaços, o café, o açúcar, a manteiga e o cacau numa taça e levar a derreter, no micro-ondas ou em banho-maria, até formar uma mistura lisa e cremosa. Retirar e deixar arrefecer um pouco, antes de lhe adicionar as gemas de ovo, uma a uma, batendo bem entre cada adição.

- À parte, bater as claras em castelo e envolvê-las delicadamente no preparado anterior.

- Verter esta mistura numa forma redonda ou quadrada com cerca de 20 cm de diâmetro e sem buraco ao centro, forrada com papel vegetal ou untada com manteiga e polvilhada com farinha. 

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 a 45 minutos (quanto mais tempo deixarem o bolo no forno, mais denso ele fica no interior. Se o retirarem quando ele ainda estiver com o interior um bocado mole ao lhe tocarem, vai ficar com um interior bem húmido). Retirem o bolo do forno e deixem-no arrefecer um pouco na forma, antes de o desenformarem e deixarem arrefecer completamente. O bolo vai crescer para o dobro dentro do forno mas, quando retirado, vai baixar imenso. Não se preocupem, é mesmo assim. Vai ficar intenso e “condensar” todo o sabor do chocolate em fatias bem baixinhas e deliciosas. 

- Sirvam o bolo simples, polvilhado com açúcar em pó ou ainda acompanhado de uma bola de gelado. Eu optei por polvilhá-lo com pó dourado e salpicá-lo com umas estrelinhas de açúcar... afinal, é Natal ;) 

 


14 comentários:

  1. Respostas
    1. E eu Luísa, são um verdadeiro pecado guloso ;) hehe Obrigada! :D

      Eliminar
  2. Oh God.. que decadências são estas Vânia Maria? Matas-me assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mato-te de gula?! :D hehehe Vai lá fazer um bolinho decadente para matares essas ânsias :P hehe

      Eliminar
  3. Que delícia!
    Só de ver as fotos até fiquei com água na boca :)

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Os filmes no dia de Natal já são uma constante como os documentários de conspirações no dia 11 de setembro...
    (já agora, passaste a beber chá com leite? :P)
    (se tiveres dúvidas, lembrei-me porque pensei "ah, chocolate quente e café não são necessariamente coisas diferentes e separadas. Misturado até deve ser bom. Agora isso misturado com chá já é capaz de não ser grande coisa. Mas olha, há gente para tudo. Há quem ( acho que ambas sabemos quem ;) ) beba chá com leite (povo idiota :P Que seriam eles sem nós para lhes dar o chá. (eu acho que te devias gabar aí à população de teres introduzido o chá à Inglaterra. Considerando, obviamente, que um indivíduo de um país representa todos os possíveis antepassados E Compatriotas. E antepassados dos compatriotas. Mas acho que isso ficou bastante claro ;) ))(fechar a quantidade certa de aspas é muito importante para mim, não julgues)"*
    *Pensamentos e considerações adicionados posteriormente ;)
    Por que é que toda a gente age como se o Natal fosse no dia 25? É obviamente no dia 24, até porque o dia conta até uma pessoa se deitar (e abrir os presentes é o ato que declara que começou o Natal. Sendo que deitar os papéis de embrulho fora é o ato que declara que acabou o Natal. O meu Natal é curtinho :( :P ) (e, como se isso não fosse suficiente, para oficializar a coisa, os calendários de chocolate do Natal só têm casinhas até ao dia 24 ;))
    Esse bolo parece mesmo bom :D Convenceste-me com a almofada ;)
    ( Esse "afinal, é Natal" desafia a minha definição de Natal anteriormente citada :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro que tudo, vou começar por esclarecer essa tua dúvida existencial para que consigas finalmente dormir descansada (eu sei que não será assim porque vais arranjar outra de imediato P hehehe) : não, não bebo chá com leite. Gosto muito pouco de leite e, no chá, nahhhhh...meu rico chazinho delicioso simples e sem açúcar :P
      E devo concordar contigo no que toca ao Natal ser no dia 24 e terminar quando se deitam os embrulhos fora e todos se vão deitar :P hehehe Dia 25 é normalmente, para mim, dia de descanso e de sofazar a comer e a ver filmes todo o dia :P A minha duração do Natal só aumenta porque, para mim, é Natal todos os dias antes do 24, desde que começo a fazer compras, a preparar prendas caseiras e que as ruas e lojas começam a estar todas decoradas :P hehehe

      Eliminar