sábado, 20 de dezembro de 2014

"Sugestões Natalícias #7" - Pimentos assados em conserva


Mais uma sugestão para juntarem aos cabazes de produtos caseiros que estão a pensar oferecer este Natal. Esta conserva é bem simples de fazer e tenho a certeza de que vai ser um verdadeiro sucesso em qualquer casa para que vá ;)  Aliás, aconselho-vos vivamente a guardarem um frasquinho para vocês porque, se gostam de conservas de pimentos, vão querer experimentar e repetir esta :)  Fica ótima em pizzas, como base de refogados, em molhos salsa de inspiração espanhola ou mexicana, ou simplesmente colocada em cima da mesa a acompanhar uma bela tábua de queijos! 

Para oferecerem neste Natal um cabaz de inspiração italiana, a esta conserva juntem ainda:
- Uma mistura de especiarias para esparguete: basta juntarem, num frasquinho ou saquinho bem fechado, cerca de 50 gramas de sal com 15 gramas de salsa seca, 15 gramas de óregãos secos, 15 gramas de alho seco e 15 gramas de piri-piri moído;
- Um bom azeite caseiro aromatizado (podem ver uma sugestão de receita aqui);
- Um bom queijo;
- Um cortador de pizza; 
- Um frasco de molho de tomate caseiro (receita aqui e aqui);
- Um frasco ou saquinho com uma Mistura para Base de Pizza : basta juntarem 450 gramas de farinha, 15 gramas de fermento em pó e 1 colher de chá de sal. Depois não se esqueçam de acrescentar as instruções ao frasco para que a pessoa que receba esta mistura possa terminar a sua base de pizza - A esta mistura que oferecem, basta que se adicionem 200ml de água e 2 colheres de sopa de azeite, misturando tudo muito bem até que formem uma bola. Dividir depois a massa de duas partes iguais e esticá-las numa bancada enfarinhada.



Pimentos assados em conserva

Ingredientes para 1 frasco (com cerca de 250 ml de capacidade): 
5 pimentos pequeninos (ou 1 pimento grande cortado em pedaços grosseiros)
Cerca de 220 ml de óleo ou qualquer azeite que não seja extra virgem
4 a 5 gotas de vinagre balsâmico
1 ramo de tomilho fresco
1 malagueta cortada em rodelas (opcional, caso gostem de um toque mais picante na conserva)
1 dente de alho grande, sem casca

- Lavar bem os pimentos, sem lhes retirar o pé, e secá-los bem. Dispô-los num tabuleiro de forno, regados com um pequeno fio de azeite. Pré-aquecer o forno a 200ºC, em modo grill, e quando estiver quente, colocar nele o tabuleiro, pondo-o o mais próximo possível da grelha superior do forno. Deixar que os pimentos assem o tempo que for necessário para que fiquem com uma camada exterior bem queimadinha, mas não em demasia, e tendo o cuidado de os virar uma vez ao longo do seu tempo de assadura (no meu forno demora, em média, cerca de 20 a 25 minutos). Quando estiverem prontos, retirar do forno e reservar.

- Entretanto, levar ao lume um tacho com o óleo, o vinagre balsâmico, o tomilho, o dente de alho e a malagueta. Em lume baixo, deixar que o óleo comece a ferver e ferva durante cerca de 4 a 5 minutos, para que se infundam os sabores. Desligar e deixar arrefecer um pouco.

- Colocar então os pimentos dentro de um frasco de vidro esterilizado (caso já tenham esterilizado o frasco há algum tempo, e este já não esteja quente, coloquem-no um pouco dentro do micro-ondas para que aqueça- é importante que não vertam nada quente para dentro de um frasco frio, porque tal vai proporcionar um ambiente mais favorável à criação de bactérias e outros bichinhos tais que contribuem para que a conserva se estrague muito mais rapidamente). Depois, com cuidado, e com a ajuda de uma colher, colocar também dentro do frasco (se quiserem e gostarem) o raminho de tomilho, o dente de alho e os pedaços de malagueta. Por fim, verter o óleo no frasco até que este esteja cheio e todos os pimentos completamente cobertos com líquido. Fechar bem o frasco e virá-lo, de “pernas para o ar”, durante 20 a 30 minutos. 

 


6 comentários:

  1. Que delícia, adoro pimentos, mas nunca fiz conserva deles.
    É uma excelente sugestão
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de pimentos tanto como eu, especialmente assados, então tens de experimentar esta sugestão Isabel, fica ótima :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Olá Vânia, também eu já tinha saudades de te visitar, de ver o que andas a fazer! Cá encontrei esta sugestão para uma conserva que parece ser tão gostosa quanto útil. Gostei muito!
    Deixo-te a promessa que em breve voltarei a participar nos teus desafios, já que ultimamente não tenho tido mesmo possibilidade :(
    Aproveito para te desejar um Feliz Natal e que o 2015 te traga aquilo que desejas!
    Um beijo grande
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua visita querida Vanda :)
      Cá continuarei à tua espera e desejosa que voltes a participar nos nossos desafios, porque adoro ter-te por cá :)
      Um Feliz Natal para ti também e um excelente Ano Novo!!! :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  3. Gosto muito de pimentos, é uma sugestão engraçada :D
    Adoro pimentos amarelos, queeero :D E laranjas também servem! Há brancos, não há? Também podem vir :)
    Lá estás tu com o tomilho :P
    Acho piada a essas facas de plástico às cores, não tenho nenhuma! Cortam bem? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei pimentos vermelhos, verdes, amarelos e laranjas para cozinhar no Natal...em Portugal...por isso tenho a certeza de que também os consegues ter :P hehe
      E quanto à faca, não é de plástico, é de uma espécie de cerâmica e a melhor faca que já tive em toda a minha vida (e a que deixou também a minha carteira mais leve :P )

      Eliminar