quinta-feira, 30 de abril de 2015

"Há vida para além da massa de atum #51" - Asinhas de Frango com Balsâmico, Mel e Limão // Balsamic, Honey and Lemon Chicken Wings


As asinhas de frango são, sem dúvida alguma, a parte mais barata do frango...e, o melhor de tudo, é que são deliciosas! Cá por casa adoramos uma boa refeição de asinhas de frango, bem tostadinhas e crocantes...daquelas refeições de lamber completamente os dedos :D  
E porque são tão boas, tão simples e práticas de preparar, e tão económicas, não podiam ficar melhor em mais lugar nenhum do que numa quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" !! :)
Não se esqueçam de passar lá pela Cozinha da Ovelha Negra, a minha parceira de crime neste projeto, para ver o que ela preparou para nós ;)




Ingredientes: 
16 asas de frango
1 colher de sopa bem cheia de ketchup
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa generosa de azeite
Sumo de 1 limão + raspa de metade
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá rasa de alho em pó
1 colher de chá de orégãos secos
2 colheres de sopa de mel


- Colocar as asinhas de frango numa taça e temperar com uma pitada de sal e pimenta, o colorau, o alho em pó e os orégãos. Juntar depois os restantes ingredientes, envolvendo bem e delicadamente, certificando-se de que toda  a carne está bem envolta nesta marinada. Se possível, deixar marinar durante pelo menos 30 minutos.

- Dispor as asinhas de frango numa grelha de forno, com um tabuleiro por baixo, e levar a assar, em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Ao final deste tempo, virar as asinhas e aumentar a potência do forno para 200ºC, cozinhando por mais 15 a 20 minutos. 

- Por fim, mudar o forno para a opção grill e aumentar para 220ºC, deixando assar por mais 10 minutos, até que as asinhas estejam bem douradinhas. Desligar o forno, abri-lo mas deixar a carne repousar dentro dele por mais 5 a 7 minutos, antes de retirar as asas e servir de imediato. 


10 comentários:

  1. Respostas
    1. O teu filho tem muito bom gosto Luísa :P hehe Cá por casa também adoramos, é uma delícia :)

      Eliminar
  2. faço tanto ao fim de semana, adoro asinhas comer muitas mesmo, e essas estão super apetitosas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Mais que adequadas a uma quinta-feira das nossas. A combinação balsâmico-mel-limão é uma chamamento poderoso - e vou roubá-la para assar um tofu (juro que fica maravilhoso :D )
    Beijinhos!
    Tekas | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rouba rouba!! Não duvido que ficará maravilhoso!! ;)
      Aliás, quem pode resistir a uma combinação balsâmico-mel-limão?! ;) Eu não, garanto-te :D hehe

      Eliminar
  4. Estão mesmo com um aspecto que abre o apetite

    ResponderEliminar
  5. Mas não têm carne nenhuma :'( Digo eu, eterna defensora do peito. Só como asa quando vem um pedaço de peito colado :P
    Mas essas asinhas têm bom aspeto, tenho de fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm sim Avelã! Tens de começar a comprar asinhas um pouco mais "mutantes" :P Ou então comes mais e está o problema resolvido :P hehe

      Eliminar